Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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Processo de Acompanhamento de Serviços de Hidrômetro

Gestão de Micromedição é o processo que objetiva acompanhar e controlar os serviços de micromedição, seja para instalação ou substituição de hidrômetros. Esse modelo de gestão possibilita, à empresa de saneamento, contratar uma empresa para execução massiva dos serviços de instalação de hidrômetro.

Informações Gerais

Para implantar a gestão da micromedição é necessário a contratação de uma empresa terceirizada, juntamente com a parametrização dos dados, possibilitando produzir o ambiente necessário para o processo. Uma vez o GSAN tendo recebido toda parametrização necessária, a etapa seguinte será a seleção dos imóveis, objetivando a geração de ordem de serviço de visita prévia para instalação ou substituição de hidrômetro.

Para atender a demanda da Gestão da Micromedição, foram feitas modificaçoes no GSAN, que serão detalhadas ao longo deste documento.

Parâmetros associados à Gestão de Micromedição

Para iniciar o processo de Gestão de Micromedição, é preciso realizar algumas configurações:

REF FUNCIONALIDADE PARÂMETRO FUNÇÃO
P1 Inserir/Manter Empresa Empresa de Gestão de Micromedição? Permite indicar se a empresa a ser cadastrada/ ou atualizada é uma empresa que realiza instalação ou substituição de hidrômetro, quando esses serviços são executados por empresas contratadas.
P2 Inserir/Manter Gerência Regional Empresa Gestão Micromedição Permite indicar a empresa para realização dos serviços de instalação ou substituição de hidrômetros dos imóveis associados à gerência regional.
P3 Inserir/Manter Tipo de Serviço Indicador de visita de instalação de hidrômetro Permite indicar se o tipo de serviço esta associado à uma visita prévia para instalação de hidrômetro, sendo o serviço de instalação executado por uma empresa contratada. Quando indicado a opção 'Sim' o sistema passa a processar o tipo de serviço na funcionalidade de Gestão de Micromedição, e quando marcado a opção 'Não, o sistema opera normalmente.
P4 Inserir/Manter Tipo de Serviço Indicador de visita de substituição de hidrômetro Permite indicar se o tipo de serviço esta associado à uma visita prévia para substituição de hidrômetro, sendo o serviço de substituição executado por uma empresa contratada.
P5 Inserir/Manter Tipo de Serviço Retorno da visita de medição Permite indicar que no encerramento da OS de visita, o tipo de serviço gerará possivelmente um retorno, para a execução do serviço de instalação ou substituição de hidrômetro por uma empresa contratada. Quando indicado a opção Sim, o sistema passa a solicitar no encerramento da OS, o motivo de retorno da visita de medição (menu: Atendimento - Ordem de Serviço - Inserir/Manter Motivo de retorno da visita de medição). E quando indicado Não, o sistema não considera esta informação.
P6 Inserir/Manter Atividade Indicador de Serviços Complementares e Medição Permite informar os serviços complementares que foram necessários para a   execução da atividade de instalação ou substituição de hidrômetro de uma empresa terceirizada. É importante dizer que estas informações somente serão descrita no encerramento da OS.
P7 Inserir/Manter Atividade Campo Unidade de Medida   Permite Informar a unidade de medida que será utilizada na atividade.
P8Inserir/Manter Motivo de Retorno da Visita de Medição Link para Remoção de Hidrômetro Indicar se será exibido o link ou não, para a efetivação da remoção do hidrômetro, no momento do encerramento da Ordem de serviço.
P9 Inserir/Manter Motivo de Retorno da Visita de Medição Link para Instalação de Hidrômetro Indicar se será exibido o link ou não, para a efetivação da instalação do hidrômetro, no momento do encerramento da ordem de serviço.
P10Inserir/Manter Motivo da Não Aceitação de Enc. Ordem de Serviço. Informar valor do hidrômetro   Permite indicar o valor do hidrômetro no motivo da não aceitação no encerramento OS, ou seja,  é quando ocorre a situação em que a  substituição do hidrômetro não foi executada e a empresa contratada não devolveu o hidrômetro. Isto quer dizer que o valor será   descontado no boletim, sendo a mesma penalizada com o desconto do valor do hidrômetro informado.
P11 Inserir/Manter Motivo da Não Aceitação de Enc. Ordem de Serviço. Indicador Gestão de Micromedição Indicar se o motivo da não aceitação de uma OS encerrada é de instalação ou substituição de hidrômetro realizada por uma empresa contratada.
P12 Inserir/Manter Motivo de Retorno da Visita de Medição Indicador Informar Valor do Crédito Campo obrigatório - Permite indicar, no motivo da não aceitação da OS, o valor do crédito. Exemplificando isso, é quando uma OS é encerrada por ‘Decurso de prazo’ e mesmo assim foi executada pela empresa contratada, assim esta opção permite que o crédito do serviço executado venha a ser creditado no boletim.
P13 Inserir/Manter Item de Contrato Administração Local Indicar se o item de contrato é considerado uma administração local. Sendo a Administração local um custo do item de contrato, que deverá estar definido no contrato da empresa contratada. E o valor a ser pago deste item é informado a cada boletim gerado, no mesmo percentual que o boletim for calculado em relação ao valor global do contrato. É importante informar que, este campo somente será habilitado quando o cadastro de atividade possuir mais de uma atividade.
P14 Inserir/Manter Item de Contrato Gestão Micromedição Permite informar se o item de contrato a ser cadastrado/ ou atualizado é de uma empresa contratada que realiza instalação ou substituição de hidrômetro.
P15 Informar Itens de Contrato de Serviço de Empresas Percentual mínimo de execução Permite informar o percentual mínimo para execução dos serviços de instalação e substituição de hidrômetro.
P16 Informar Itens de Contrato de Serviço de Empresas Percentual de serviços rejeitados Permite Informar o percentual de serviços rejeitados no contrato, no processo de gestão de micromedição.
P17 Informar Itens de Contrato de Serviço de Empresas Adicionar “Atividade” (lupa + borracha) Informar a atividade executada no item de contrato.
P18 Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos Indicador de visita a imóvel de ramal não localizado Permite indicar a geração ou não de OS de visita prévia para imóvel com o ramal não localizado.
P19 Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos Indicador de gerar pagamento Permite indicar se o encerramento do atendimento gera valor a pagar ou não.
P20 Manter parâmetro do Sistema QUANTIDADE DIAS EXECUCAO OS MEDICAO Permite informar a quantidade de dias para a execução da O.S. de instalação/substituição de Hidrômetro.


Processo de Gestão de Micromedição

Para que os usuários utilizem a funcionalidade de Gestão de Micromedição é necessário configurar o GSAN para que este opere de acordo com o processo da empresa. Abaixo, temos o fluxo de todo o processo de Gestão de Micromedição.

  • Clique na imagem para ampliar.


Detalhamento do Processo

PAPEL DO USUÁRIO ATIVIDADE
Atendimento ao Público Gerar OS Seletivas - Realizar o filtro para obter uma coleção de imóveis que serão visitados para as possíveis instalações ou substituições de hidrômetro. Para isto é preciso selecionar uma das opções do tipo da ordem de serviço: Visita Prévia – Instalação de Hidrômetro ou Visita Prévia – Substituição de Hidrômetro, na tela ‘Emissão de OS Seletiva’ (menu: Atendimento ao Público – Ordem de Serviço – Emissão de Ordens Seletivas).
Batch Relatório - A geração das ordens de serviço tanto pode ser realizada de forma on line, quanto em Batch, isto vai depender da quantidade gerada. Quando gerada em Batch, o usuário poderá emitir o resumo desta, por meio da tela ‘Exibir Status de Relatório’ (menu: Batch – Exibir Status de Relatório).
Operacional da Empresa de Saneamento Realizar as Visitas – O agente da empresa de saneamento realiza a visita aos imóveis, para obter informações que indicará ou não, o serviço de instalação ou substituição de hidrômetro.
Atendimento ao Público Retornar (Encerrar) as Ordens de Visita - Com a atividade do operacional concluída é preciso encerrar as ordens por meio da funcionalidade ‘Manter Ordem de Serviço' (menu: Atendimento – Ordem de Serviço – Manter Ordem de Serviço). É importante informar que para o sucesso desta operação o ‘Motivo de Retorno da Visita’, deve está previamente cadastrado no GSAN, por meio da funcionalidade Inserir/Manter Motivo de Retorno de Visita de Medição (Ver tabela 'Parâmetro Associado à Gestão de Micromedição - P8, P9 e P12).
Atendimento ao Público Encerrar OS por Decurso de Prazo - O sistema de forma eventual realiza verificações (BATCH ENCERRAR OS DECURSO PRAZO- 376) para encerrar as OS’s de visita prévia que tiveram seus prazos vencidos por meio do parâmetro ‘QUANTIDADE DIAS EXECUCAO OS MEDICAO’, indicado na tela Manter Novos Parâmetros do Sistema (menu: Segurança – Parâmetro do Sistema – Manter Parâmetro do Sistema).
Atendimento ao Público Gerar Os de Medição? - O parâmetro ‘Retorno da Visita de Medição’ no cadastro Tipo de Serviço’ indicará ou não a geração de uma OS de Instalação ou Substituição de Hidrômetro Serviço (ver tabela 'Parâmetros associados à Gestão de Micromedição'- P5).
  Atendimento ao Público Está com a data válida? - Esta pergunta permite que o sistema verifique se data da ordem de serviço está válida para gerar a OS que pode ser tanto para Instalação quanto para Substituição de Hidrômetro. Está informação é configurada no cadastro do Tipo de Serviço (menu: Atendimento - Ordem de Serviço - Inserir/Manter Tipo de Serviço).
Atendimento ao Público Gerar OS de Medição de Instalação ou Substituição de Hidrômetro - Por meio da funcionalidade ‘Gerar Ordem de Serviço de Medição’ - (menu: Atendimento ao Público – Ordem de Serviço - Gerar Ordem de Serviço de Medição), o usuário poderá emitir as ordens de serviços geradas para Instalação ou Substituição, isso somente para aquelas cujo tipo é de ‘Visita de Medição’.
Empresa do Contrato Executar Instalação/ substituição de Hidrômetro - A empresa contratada deve executar o processo operacional de instalar ou substituir os hidrômetros das OSs geradas, na atividade anterior.
Atendimento ao Público Encerrar OS de Serviço de Medição- Após o serviço executado de instalação ou substituição, o usuário deverá encerrar a mesma, por meio da tela Manter Ordem de Serviço (menu: Atendimento – Ordem de Serviço – Manter Ordem de Serviço). Ao ser encerrada a OS por ‘Serviço Executado’ é exibida a tela de instalação ou de remoção. Isto de acordo com os parâmetros: Link para Remoção de Hidrômetro e Link para Instalação de Hidrômetro, (ver tabela 'Parâmetros associados à Gestão de Micromedição' - P8 e P9).
Atendimento ao Público Encerrar OS por Decurso de Prazo (Batch) - O sistema de forma eventual realizará verificações (BATCH ENCERRAR OS DECURSO PRAZO- 376) para encerrar as OS’s de instalação ou substituição de hidrômetro, que passaram do prazo determinado. (ver tabela 'Parâmetros associados à Gestão de Micromedição' - ver P20).
 Atendimento ao Público Gerar OS de Fiscalização? - Se sim, o usuário será encaminhado para a atividade seguinte. Caso não precise realizar nenhum tipo de fiscalização, o processo de gestão de micromedição dará continuidade normalmente.
  Atendimento ao Público Gerar OS de Fiscalização - Ao acionar o botão ‘Gerar OS de Fiscalização’ é exibida a tela para executar o processo (menu: Atendimento – Ordem de Serviço – Manter Ordem de Serviço).
Atendimento ao Público  Encerrar as OSs de Fiscalização - Após a execução da fiscalização é necessário encerrar a OS, por meio da tela Manter Ordem de Serviço (menu: Atendimento – Ordem de Serviço – Manter Ordem de Serviço).
Atendimento ao Público   Aceitar o Encerramento da OS ?- Caso não seja aceito, o encerramento da OS de Instalação ou substituição, executada por uma empresa contratada, o usuário da empresa de abastecimento terá a opção de não aceitar. E caso as atividades de Instalação ou substituição de hidrômetro tiverem sido executadas corretamente, o processo de gestão de micromedição poderá ser encerrado ou simulado por meio da tela ‘Gerar/Emitir Boletim de Medição - Gestão de Micromedição’ (menu: Micromedição - Gerar/Emitir Boletim de Medição).
Atendimento ao Público  Informar o Motivo do Não Aceite - Por meio da tela ‘Informar não Aceitação de encerramento de OS’ o usuário poderá informar a OS não aceita, para que a mesma seja informada para o boletim (menu: Cobrança – Informar não Aceitação de encerramento de OS).
Atendimento ao Público  Gerar Boletim - Nesta atividade o usuário poderá simular, gerar e emitir o boletim em forma de relatório. Neste conterá os serviços executados de instalação e substituição de hidrômetro, exibindo as quantidades e valores dos serviços, que foram realizados em uma referência (ano/mês), como também as atividades complementares associadas a esses serviços e as penalidades imputadas a empresa contratada, quando da não execução dos serviços contratados (menu: Micromedição - Acompanhamento de Serviços de Hidrômetro - Gerar/Emitir Boletim de Medição da Gestão de Micromedição).


Acompanhamento Gestão de Micromedicão

Por fim, todo esse processo poderá ser acompanhado por meio do Relatório Acompanhamento Gestão de Micromedicão.
Para maiores informações acesse o link:


Referências

Termos Principais

Micromedição

Atendimento ao Público



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