Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:gerar_ordem_de_servico_de_medicao_-_gestao_micromedicao

Gerar Ordem de Serviço de Medição - Gestão de Micromedição

O objetivo desta funcionalidade é permitir que o usuário gere uma ordem de serviço de medição de instalação ou substituição de hidrômetro, de forma individual. A ordem de serviço pode ser gerada quando a Ordem de Serviço de Visita Prévia estiver válida e com um Motivo de Retorno da Visita de Medição que permita a geração.

A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, através do caminho: GSAN > Micromedição > Desempenho de Contrato de Micromedição > Gerar Ordem de Serviço de Medição - Gestão de Micromedição. Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Atenção: para a CAERN, o campo Tipo da Ordem é visualizado, caso seja selecionado o tipo da ordem entre Instalação de Hidrômetro e Substituição de Hidrômetro. Nesse caso, o sistema GSAN carrega todos os Tipos de Serviço associados ao tipo da ordem de serviço selecionada, para que você filtre a geração das ordens de serviço por determinado tipo de serviço.

Caso o tipo de serviço esteja marcado como Sim no campo obrigatório Indicador Realizar Serviço de Sondagem visualizado AQUI, indicando que a ordem de serviço associada ao tipo compreende a realização do serviço de sondagem, as ordens de serviço apresentam os dados da sondagem em seu layout, conforme modelos abaixo.


Tela de Sucesso

Quando acionado o botão , o sistema encaminha a operação para Batch, informando a mensagem abaixo:

Caso deseje acompanhar o processo dessa operação, acesse a funcionalidade Filtrar Processo. Para emissão da ordem de serviço, é necessário acessar a tela Manter Ordem de Serviço.


MODELO DO RELATÓRIO: Ordem de Serviço de Instalação de Hidrômetro

Para emissão da ordem gerada em Batch acesse a tela Manter Ordem de Serviço, lembrando que uma ordem de instalação de hidrômetro trazido de um serviço de medição é dividida em duas partes:

  1. Via Empresa → O documento é destinado à empresa que executa o serviço, e contém dados da atividade realizada.
  2. Via Usuário (cliente) → Este documento é destinado ao cliente e detalha todo débito das contas em atraso (caso possua) e um esclareciomento do serviço realizado, como se pode ver na parte superior do documento:

Além disso, quando for solicitada a impressão do relatório, é apresentado um menu popup com a quantidade de ordens de serviço que serão impressas. Confirme a impressão do relatório, clicando em OK, ou volte para a tela e selecione um novo filtro, clicando em CANCELAR:


MODELO DO RELATÓRIO: Ordem de Serviço de Substituição de Hidrômetro

Para emissão da ordem gerada em Batch é necessário acessar a tela Manter Ordem de Serviço, lembrando que uma ordem de instalação de hidrômetro trazido de um serviço de medição é dividida em duas partes:

  1. Via Empresa → Este documento é destinado à empresa que executa o serviço e contém dados e informações do serviço realizado.
  2. Via Usuário (cliente) → Este documento é destinado ao cliente e detalha todo débito das contas em atraso (caso possua) e o esclareciomento do serviço realizado, como se pode ver na parte superior do documento:


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Tipo da Ordem Campo obrigatório. Selecione o tipo de ordem na qual será gerada a ordem de serviço. O usuário pode selecionar a opção: Instalação de Hidrômetro ou Substituição de Hidrômetro.
Regra associada: O sistema seleciona as ordens de serviço de visita prévia de instalação de hidrômetro encerradas, com motivo que permita geração de ordem de serviço ainda válida, e que tenham um tipo de serviço selecionado.
Matrícula do Imóvel Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para selecionar a matrícula desejada. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Regra associada: Caso tenha informado a matrícula do imóvel ou unidade de negócio ou algum dos campos do intervalo inicial e final, o sistema bloqueia o campo Gerência Regional, Unidade de Negócio e Localidade.
Gerência RegionalSelecione a gerência regional na qual a inscrição do imóvel estará associada.
Unidade de NegócioSelecione a unidade de negócio na qual a inscrição do imóvel estará associada.
Localidade Inicial e FinalInforme o código da localidade inicial e final, e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Localidade cadastrada.
Após a informação do código de uma localidade, ou da seleção de uma localidade na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome da localidade no campo correspondente.
Ao atualizar este campo na inscrição inicial, o seu valor será replicado na inscrição final.
Ao clicar no botão , o sistema, além de limpar o campo da Localidade irá limpar, também, os campos da inscrição que estão abaixo da Localidade.
Caso esteja na inscrição inicial, os campos da inscrição final, também, serão limpos.
Setor Comercial Inicial e finalO setor comercial só deverá ser informado, após a localidade já ter sido informada.
Informe o código do setor comercial, e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Setor Comercial cadastrado para a localidade informada.
Após a informação do código de um setor comercial, ou da seleção de um setor comercial na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do setor comercial no campo correspondente.
Ao atualizar este campo na inscrição inicial, o seu valor será replicado na inscrição final.
Ao clicar no botão , o sistema, além de limpar o campo do Setor Comercial, irá limpar, também, os campos da inscrição que estão abaixo do Setor Comercial.
Caso esteja na inscrição inicial, os campos da inscrição final, também, serão limpos.
Quadra Inicial e FinalInforme o código da quadra.
Ao atualizar este campo na inscrição inicial, o seu valor será replicado na inscrição final.
Rota Inicial e FinalInforme o código da rota de localização do imóvel.
Ao atualizar este campo na inscrição inicial, o seu valor será replicado na inscrição final.
Município Selecione um ou mais Municípios disponíveis no sistema. Ao optar por essa seleção os campos Gerência Regional; Unidade de Negócio;Setor Comercial Inicial/Final e Localidade Inicial/Final são desabilitados para interação.
Quantidade Máxima de Ordens de ServiçoInforme a quantidade máxima das ordens a serem emitidas nesta operação.
EmpresaCampo obrigatório. Informe a empresa que executará a operação de acordo com o tipo de ordem.
Regra associada: O sistema verifica se a empresa informada é igual à empresa associada às gerências das localidades do intervalo informado, caso existam. Caso exista empresa associada à gerência e seja diferente da empresa informada, o sistema exibe a uma mensagem de crítica.
ContratoCampo obrigatório. Selecione o contrato acordado para execução da operação.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema gera as ordens comandadas por meio do conteúdo dos campos da tela.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.


Referências

Termos Principais

Ordem de Serviço

Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.

Export page to Open Document format

ajuda/gerar_ordem_de_servico_de_medicao_-_gestao_micromedicao.txt · Última modificação: 02/06/2021 18:56 por tadeu.sarmento