Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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Manter Motivo de Não Aceitação Encerramento de OS

O objetivo desta funcionalidade é atualizar ou remover um motivo de não aceitação de encerramento de ordem de serviço. Ela pode ser acessada via Menu do sistema por dois caminhos:

Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, o sistema exibe a lista de motivos cadastrados, possibilitando atualizá-los ou removê-los. Para remover um item, marque o checkbox correspondente que deseja excluir. Para remover todos os itens, clique no link do campo Todos, e, em seguida, clique no botão .

Para atualizar, clique no link do campo Descrição do motivo cadastrado da tela acima e será exibida a tela para atualização:

Faça as modificações que julgar necessárias e clique no botão .

O sistema executa algumas validações:

  • Verificar a existência de dados:
    • Caso não exista a tabela na base de dados do sistema, é exibida a mensagem: Tabela « nome da tabela » inexistente e cancela a operação.
  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do motivo, o sistema exibe a mensagem: Informe « nome do campo que não foi preenchido ou selecionado ».
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário tente atualizar um motivo de não aceitação de encerramento de ordem de serviço que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse motivos de não aceitação de encerramento de O.S. foi atualizado por outro usuário. Realize uma nova atualização.
  • Motivo de não aceitação de encerramento de O.S. possui vínculos no sistema:
    • Caso o usuário tenha selecionado um motivo de não aceitação de encerramento de ordem de serviço que possua outros vínculos no sistema, o sistema exibe a mensagem: Não é possível excluir o(s) motivo(s) de não aceitação de encerramento de O.S. selecionado(s) devido a vínculos com outras informações.
  • Verificar sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem «descrição da função» efetuada com sucesso.

Tela de Sucesso

Tela de Sucesso de Atualização:

Tela de Sucesso de Remoção do Item:


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
CódigoEste campo é exibido pelo sistema e não permite alteração.
DescriçãoCampo obrigatório - Informe a descrição do motivo, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Multiplicador do Valor do Serviço a Ser Descontado Por Corte ou SupressãoCampo obrigatório - Informe o multiplicador do valor do serviço a ser descontado por corte ou supressão indevida, com no máximo 2 (dois) caracteres.
Multiplicador do Valor do Serviço a Ser Descontado Por Serviço Não Efetivamente ExecutadoCampo obrigatório - Informe o multiplicador do valor do serviço a ser descontado por serviços não efetivamente executados, com no máximo 2 (dois) caracteres.
Percentual da Multa a Ser Aplicada Por Serviço Não Efetivamente ExecutadoPercentual da multa a ser aplicada por serviços não efetivamente executados, com no máximo 5 (cinco) caracteres.
Indicador de UsoCampo obrigatório - Marque a opção Ativo para indicar que o item está disponível no sistema, caso contrário, selecione a opção Inativo.
Indicador de motivo de não aceitação de fiscalizaçãoCampo obrigatório - Indicar se o motivo da não aceitação do encerramento é de uma Ordem de Serviço de fiscalização
Indicador Gestão de MicromediçãoCampo obrigatório - Indicar se o motivo da não aceitação de uma ordem encerrada é de instalação ou substituição de hidrômetro realizada por uma empresa contratada. Para mais detalhes sobre Processo de Gestão de Micromedição acesse o link associado ao nome.
Informar Valor do HidrômetroCampo obrigatório - Permite indicar o valor do hidrômetro no motivo da não aceitação no encerramento Ordem de Serviço. Exemplificando isso é quando ocorre a situação em que a substituição do hidrômetro não foi executada, e a empresa contratada não devolveu o hidrômetro. Isto quer dizer que o valor do hidrômetro será descontado no boletim, sendo a empresa penalizada com o desconto do valor do hidrômetro informado. Para mais detalhes sobre Processo de Gestão de Micromedição acesse o link associado ao nome.
Indicador Informar Valor do CréditoCampo obrigatório - Permite indicar, no motivo da não aceitação da Ordem de Serviço, o valor do crédito. Exemplificando isso, é quando a empresa contratada possui algum crédito (serviço realizado) que não foi informado no boletim anterior, que poderá ser informado no boletim seguinte. Para mais detalhes sobre Processo de Gestão de Micromedição acesse o link associado ao nome.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite remover o item marcado no checkbox.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização do motivo de não aceitação de encerramento de Ordem de Serviço cadastrada.


Referências

Termos Principais

Cobrança


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