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Informar Itens de Contrato de Serviço

O objetivo desta funcionalidade é informar os itens de um contrato de prestação de serviço. Ela pode ser acessada via Menu de Sistema, através do caminho: GSAN > Micromedição > Acompanhamento de Serviços de Hidrômetro > Informar Itens de Contrato de Serviço. Ou: GSAN > Faturamento > Item de Contrato > Informar Itens de Contrato de Servico.

Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas mais abaixo são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, selecione, obrigatoriamente, a empresa. Só depois de informada a empresa é que o sistema exibe os números de contrato disponíveis. Escolha o número ao qual o item será incluído e informe os demais campos, de acordo com as instruções de preenchimento AQUI. Feito isso, clique em .

Atenção: O boletim de cobrança para a nova sistemática não terá cálculo de taxa de sucesso na quitação dos débitos do cliente. Para isso, o valor da taxa de sucesso será opcional.

Atenção: no campo Valor Desconto Penalidade para o item de contrato, informe com até oito dígitos e duas casas decimais, o valor que penaliza as ordens encerradas por decurso de prazo ou outras penalidades de fiscalização (que manterá um multiplicador para cada tipo de ocorrência). Dessa forma, o sistema calcula as penalidades de decurso de prazo e de fiscalização, usando o valor informado aqui, no item de contrato.

  1. No caso de decurso de prazo, o sistema utiliza, no lugar do valor do item de contrato, o valor informado de penalidade do contrato.
  2. No caso de penalidade de fiscalização, o sistema utiliza, no lugar do valor pago pela ordem de serviço, o valor informado de penalidade do contrato, multiplicando pelo índice do motivo de não aceitação, caso exista.


No campo Tipo de Serviço, clique em para selecionar o tipo de serviço associado ao contrato, conforme exemplo AQUI. Caso queira selecionar uma Atividade, repita o procedimento e acesse a popup descrita AQUI. Depois, utilize o botão para adicionar o tipo de serviço e a atividade selecionadas. Caso queira remover algum item, clique em .

Para incluir um aditivo, informe as datas de inicio do aditivo e do fim do aditivo, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar as datas desejadas. O sistema fará a validação das datas. Em seguida, clique no botão .

Durante o preenchimento dos campos, o sistema efetua algumas validações. São elas:

  1. Validações do sistema:
    1. Verificar existência da empresa:
      1. Caso a empresa não exista no cadastro do sistema, o sistema exibe a mensagem: Empresa inexistente.
    2. Validar data:
      1. Caso a data informada esteja inválida, o sistema exibe a mensagem: Data Inválida.
      2. Caso a data informada fim de contrato esteja menor ou igual que a data início do contrato, o sistema exibe a mensagem: Data final deve ser maior que data inicial.
    3. Informar pelo menos um item do contrato:
      1. Caso o usuário não tenha informado itens para o contrato, o sistema exibe a mensagem: Informe pelo menos um item do contrato.
    4. Verificar sucesso da transação:
      1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem «descrição da função» efetuada com sucesso.
    5. Validar a Taxa de Sucesso:
      1. Caso o valor da taxa de sucesso ou igual a zeros ou nulo, o sistema exibe a mensagem: Valor taxa de sucesso inválido.
    6. Validar Tipo de Serviço:
      1. Caso o tipo de serviço informado não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: Tipo de Serviço inexistente.
    7. Validar Tipo de Serviço Existente:
      1. Caso o tipo de serviço já tenha sido informado para o item de contrato, o sistema exibe a mensagem: O Tipo de Serviço selecionado já foi informado para este Item de Contrato.


Tela de Sucesso


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
EmpresaCampo obrigatório - Selecione a empresa entre as opções disponibilizadas pelo sistema.
Número do ContratoCampo obrigatório - Ao selecionar a empresa, o número do contrato cadastrado será exibido e não permite alteração.
Caso a empresa não tenha contrato cadastrado, será permitido informar o número do contrato.
Data de Inicio do ContratoCampo obrigatório - Informe a data de inicio do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Caso já exista contrato cadastrado, o sistema exibe este campo e não permite alteração.
Data de Fim do ContratoInforme a data de fim do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Valor Global do ContratoInforme o valor do contrato, com o tamanho máximo de 12 (doze) dígitos, sendo duas casas decimais.
Percentual Taxa de SucessoInforme o percentual referente a taxa de sucesso, com 5 (cinco) dígitos, com duas casas decimais.
ObservaçãoCaso deseje colocar alguma observação sobre o contrato, este campo disponibiliza até 400 (quatrocentos) caracteres.
Percentual Mínimo ExecuçãoInformar o percentual mínimo para execução dos serviços de instalação e substituição de hidrômetro. Para mais detalhes sobre Processo de Gestão de Micromedição acesse o link associado ao nome.
Percentual Serviços RejeitadosInformar o percentual de serviços rejeitados no contrato, no processo de gestão de micromedição. Para mais detalhes sobre Processo de Gestão de Micromedição acesse o link associado ao nome.
Contrato com Administração Local Indicar a existência ou não de um contrato com administração local.
Item de ContratoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Valor do ItemCampo obrigatório - Informe o valor do item, com o tamanho máximo de 12 (doze) dígitos, sendo duas casas decimais.
Tipo de ServiçoInforme o código do tipo de serviço, ou clique no botão para selecionar o tipo desejado, conforme tela de pesquisa abaixo. O tipo de serviço será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Atividade Informar a atividade executada no itens de contrato ou clique no botão para selecionar a atividade desejada. A atividade será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Percentual de Serviços Não Executados / Não Aceitos para Aplicação de MultaInforme o percentual referente a taxa de sucesso, com 4 (quatro) dígitos, com duas casas decimais.
Percentual da Multa a Ser Aplicada Quando o Percentual Acima For AtingidoInforme o percentual referente a taxa de sucesso, com 4 (quatro) dígitos, com duas casas decimais.
Quantidade Orçada para o Item de ContratoInforme a quantidade orçada para o item, com o tamanho máximo de 8 (oito) dígitos, sendo duas casas decimais.
Valor Orçado para o Item de ContratoInforme o valor orçado para o item de contrato, com o tamanho máximo de 10 (dez) dígitos, sendo duas casas decimais.
Valor Desconto Penalidade para o item de contratoInforme com até oito dígitos e duas casas decimais, o valor que penaliza as ordens encerradas por decurso de prazo ou outras penalidades de fiscalização. Dessa forma, o sistema calcula as penalidades de decurso de prazo e de fiscalização, usando o valor informado aqui, no item de contrato.
Itens do ContratoNesta tabela serão exibidos os itens do contrato.
Para remover um item cadastrado, clique no botão na coluna Remover.
AditivosNesta tabela serão exibidos os aditivos para o contrato.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar um novo item de contrato.
Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar um novo aditivo ao contrato.
Ao clicar neste botão, o sistema remover um item cadastrado.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução de pesquisa de Tipo de Serviço, com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção do item do contrato nas bases de dados do sistema.

Referências

Termos Principais

Faturamento



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