A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
É o medidor de água utilizado medir grandes volumes de água, geralmente utilizados para fins operacionais, tais como: medição do volumes captado nos mananciais, produzido (saída de estação de tratamento ou poço), distribuído, ou grandes comércio e indústria.
É a fonte de abastecimento d´água, superficial ou subterrâneo, utilizada para abastecimento humano, industrial, animal ou irrigação. Esta fonte pode ser um rio, lago, nascente, poço, lençol freático ou lençol profundo.
Manancial constituído pelos rios, riachos, lagos, represas, etc. que, como o próprio nome indica, ocorrem na superfície terrestre.
Manancial que provém dos interstícios do subsolo, podendo aflorar à superfície, sob a forma de fontes ou nascentes, ou ser elevada artificialmente através de motores/bombas no caso de poços, furos, etc.
É a representação plana, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície terrestre, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinado aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos.
Mapa cuja finalidade principal é a de fornecer informações a respeito da quantidade de água subterrânea disponível numa região.
Mapa que contém informações relativas aos aqüíferos existentes numa determinada zona de estudo, tais como, a localização, extensão, áreas de recarga e descarga, formações confinantes e bases impermeáveis.
São mapas, cartas ou plantas apresentados em qualquer escala com o objetivo de apresentar um tema específico, necessário às pesquisas sócio-econômicas, de recursos naturais e estudos ambientais, por exemplo. A representação temática, diferentemente da geral, exprime conhecimentos particulares para uso geral.
Resíduos inorgânico, inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, etc.
Matéria orgânica do solo, ou simplesmente MOS, são todos os elementos vivos e não vivos do solo que contém compostos de carbono.
É o número que identifica o imóvel, sendo portanto imutável.
É a apuração do volume produzido pela fonte própria de abastecimento através de medidor de água.
Consiste na instalação de hidrômetro no ramal de alimentação de cada unidade habitacional (economia).
É o aparelho destinado a medir e a registrar, cumulativamente, o volume de água que flui através dele.
É o aparelho destinado a medir e a registrar, cumulativamente, o volume de esgoto coletado.
São elementos químicos (metais e alguns semi-metais) que possuem densidade superior a 5 g/cm3. Podem ser encontrados na água como resultado de atividades humanas (mineração, metalurgia, esgotos, lixos, uso de combustíveis) ou através de processos naturais. São considerados como poluentes por geralmente serem tóxicos aos organismos vivos.
Conjunto de atividades e procedimentos que visam a determinação do volume de água que flui através dos hidrômetros utilizados para a medição do consumo dos imóveis.
É o medidor de água utilizado para medir pequenos volumes de água, geralmente utilizados em residências, pequenos comércio e industriais e órgãos públicos
São organismos microscópicos que dependem de diversos fatores do meio ambiente em que vivem para sua sobrevivência, tais como a presença ou ausência de oxigênio, existência de nutrientes, umidade, temperatura, pH, luminosidade, turbidez, salinidade, entre outros. Estão incluídos neste grupo as bactérias, os vírus e as algas.
São organismos microscópicos que podem provocar doenças em nos seres humanos, animais e plantas. Estes microorganismos atingem a água através de excretas humanas ou animais infectados, causando problemas principalmente no aparelho intestinal humano.
Relativo à região compreendida entre um ponto considerado e a nascente de um curso de água.
Município em que a Companhia de Saneamento e Abastecimento atua, seja na sede municipal ou localidades, com qualquer dos serviços (abastecimento de água ou esgotamento sanitário), possuindo ou não um instrumento de formalização da delegação (contrato ou convênio).
Município em que a Companhia de Abastecimento atua com serviços de abastecimento de água, seja na sede municipal ou localidades, possuindo ou não um instrumento de formalização da delegação (contrato ou convênio).
Municípios em que a Companhia de Saneamento atua com serviços de esgotamento sanitário, seja na sede municipal ou localidades, possuindo ou não um instrumento de formalização da delegação (contrato ou convênio).
Para retornar, clique no link RETORNAR
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN