Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:inserir_tipo_de_servico_-_manam

Inserir Tipo de Serviço - MANAM

O objetivo desta funcionalidade é inserir um tipo de serviço para a MANAM. Para acessar a funcionalidade relacionada a outras empresas clique AQUI. A opção da MANAM pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Serviço > Tipo de serviço > Inserir tipo de Serviço.

Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.


Acima, informe os campos obrigatórios, sinalizados por um asterisco para a inserção do tipo de serviço. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. Em seguida clique no botão .

No que se refere ao GSANAS, na opção acima, é possível informar se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário pode trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema GSAN que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço. Essas opções estão descritas na funcionalidade: Informar Calibragem.

No campo Tempo Médio de Execução, informe, em minutos, o tempo médio de execução do serviço em campo. No campo Perfil do Tipo de Serviço, selecione o perfil do tipo de serviço, que corresponderá ao perfil da equipe indicada. A lista dos perfis disponíveis e suas respectivas equipes é acessada AQUI, após o clique no ícone .

No campo Kit de Material selecione o kit correspondente ao tipo de serviço. Depois, clique em para visualizar os materiais contidos no kit. Caso queira remover um item, clique em . Ao clicar no link do campo Descrição do Kit Material o sistema acessa a popup com a descrição dos materiais (inseridos na funcionalidade Inserir Kit Material):



Acima, temos a descrição dos materiais do kit, com destaque para o campo Quantidade, que aceita números decimais no seu cadastro na Inserir Kit Material.

Após o preenchimento dos campos, o sistema efetua algumas validações:

  • Verificar existência da descrição
    • Caso a descrição informada já exista como um tipo de serviço na situação de ativa, o sistema exibe a mensagem: Tipo de Serviço com esta descrição já existe.
  • Verificar existência da descrição abreviada:
    • Caso a descrição abreviada informada já exista como um tipo de serviço na situação de ativa, o sistema exibe a mensagem: Tipo de Serviço com esta descrição abreviada já existe.
  • Validar Tipo de Débito:
    • Caso o código do tipo de débito informado não exista, o sistema exibe a mensagem: Tipo de Débito inexistente.
  • Validar Perfil do Serviço:
    • Caso o código do tipo do perfil do serviço informado não exista na tabela, o sistema exibe a mensagem: Tipo do Perfil inexistente.
  • Validar Tipo de Serviço de Referência:
    • Caso o código do tipo de serviço de referência informado não exista, o sistema exibe a mensagem: Tipo do tipo de serviço de referência inexistente.
  • Validar Ordem de Execução:
    • Caso o usuário informe valores repetidos, o sistema exibe a mensagem: Valor informado na Ordem de Execução já existe na tabela.
    • Caso o usuário informe um valor não sequencialmente maior que o maior último valor informado, o sistema exibe a mensagem: Valor informado na Ordem de Execução está fora de sequência.
  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do tipo de solicitação com especificação e tipos de serviço, o sistema exibe a mensagem: Informe « Campo não informado ou selecionado».
  • Verificar sucesso da operação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Tipo de Serviço inserido com sucesso.
  • Validar Atividade:
    • Caso o código da atividade não exista, o sistema exibe a mensagem: Atividade inexistente.
  • Validar Material:
    • Caso o código do material informado não exista, o sistema exibe a mensagem: Material inexistente.
  • Validar indicador de existência x Situação da Os de referência:
    • Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com Sim, a situação da OS de referência antes deverá estar com a situação igual à pendente ou encerrada; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: Indicador de existência OS de referência incompatível com a situação da OS de referência antes.
    • Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com Sim, a situação da OS de referência posterior deverá estar com a situação igual à encerrada ou pendente; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: Indicador de existência OS de referência incompatível com a situação da OS de referência após.
    • Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com Não, a situação da OS de referência anterior não deverá ser preenchida; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: Situação da OS de referência antes não permitido para o indicador de existência informado.
    • Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com Não, a situação da OS de referência posterior não deverá ser preenchida; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: Situação da OS de referência após não permitido para o indicador de existência informado.
  • Verificar existência do tipo de serviço:
    • Caso o código do tipo de serviço não exista, o sistema exibe a mensagem: Tipo de Serviço inexistente.
  • Não Permitir Tipo de Serviço de Referência:
    • Caso seja selecionado SIM para o indicador de vistoria, o sistema não deve permitir a inclusão de um tipo de serviço de referência.
  • Parametrizar valores para a constante da funcionalidade:
    • São atribuídas as constantes que representarão as aplicações na pesquisa de cada valor:
      • 11 - FUNCIONALIDADE ENCERRAR OS;
      • 22 - FUNCIONALIDADE EMITIR SEGUNDA VIA DE CONTA.
  • Validar Motivo Encerramento:
    • Caso o código do motivo de encerramento informado já exista para o serviço tipo, o sistema exibe a mensagem: Motivo de Encerramento já existente para o tipo de serviço informado.

Tela de Sucesso


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Descrição do Tipo de ServiçoCampo obrigatório - Informe a descrição do tipo de serviço que deseja cadastrar. Campo alfanumérico, com no máximo 50 (cinquenta) caracteres.
Descrição do Tipo de Serviço AbreviadoInforme a descrição abreviada do tipo de serviço que deseja cadastrar. Campo alfanumérico, com no máximo 20 (vinte) caracteres.
SubgrupoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Indicador Atualização ComercialCampo obrigatório - Selecione uma das opções:
Automática; ou
Não Atualiza; ou
Posterior.
Indicador de PavimentoCampo obrigatório - Selecione uma das opções: Obrigatório, Não informar ou Opcional.
Indicador Serviço TerceirizadoCampo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Código do Tipo de ServiçoCampo obrigatório - Selecione uma das opções:
Operacional ou
Comercial.
Valor do ServiçoCampo obrigatório - Informe o valor do serviço.
Tempo Médio de Execução (em minutos)Campo obrigatório - Informe o tempo médio (em minutos) de execução.
Tipo de DébitoInforme o código do tipo de débito, ou clique no botão para selecionar o tipo desejado. A descrição do tipo será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado campo em exibição.
Este campo será desabilitado quando o campo Tipo de Crédito for informado.
Tipo de CréditoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Este campo será desabilitado quando o campo Tipo de Débito for informado.
Prioridade de ServiçoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Perfil do Tipo de ServiçoCampo obrigatório - Informe o código do perfil do tipo de serviço, ou clique no botão para selecionar o perfil do tipo desejado. A descrição do perfil do tipo será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado campo em exibição.
É possível adicionar um ou mais perfis de tipo de serviço, clicando no botão .
Tipo de Serviço de ReferênciaInforme o código do tipo de serviço referência, ou clique no botão para selecionar o tipo de serviço referência desejado. A descrição do tipo será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado campo em exibição.
Indicativo de VistoriaCampo obrigatório. Selecione entre Sim ou Não.
Indicativo de Fiscalização de InfraçãoCampo obrigatório. Selecione entre Sim ou Não.
Indicador Tipo RemuneraçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções: Valor ou Percentual.
Valor RemuneraçãoInforme, com até oito casas, sendo duas decimais.
Percentual de RemuneraçãoInforme, com até quatro casas, sendo duas decimais.
Prazo de Execução de ServiçoInforme o prazo, em dias.
Layout da O.S.Campo obrigatório. Selecione o layout da ordem de serviço da lista disponibilizada pelo sistema.
Informar DeslocamentoCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Obrigatório, Não informar ou Opcional. Caso selecione que seja obrigatório informar, o sistema permite informar a quilometragem inicial e final no encerramento da ordem de serviço, para controle do uso dos veículos.
Informar Horários ExecuçãoCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Obrigatório, Não informar ou Opcional.
Informar Causa OcorrênciaCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Obrigatório, Não informar ou Opcional.
Informar Rede/Ramal de ÁguaCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Obrigatório, Não informar ou Opcional.
Informar Rede/Ramal de EsgotoCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Obrigatório, Não informar ou Opcional.
Informar MaterialCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Obrigatório, Não informar ou Opcional.
Informar ValaCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Obrigatório, Não informar ou Opcional.
Indicador Ordem SeletivaCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Sim ou Não.
ndicador Serviço CríticoCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Indicador de UsoCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Ativo ou Inativo.
Geração de O.S para Imóvel com Situação Especial de CobrançaCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Geração de O.S para Imóvel com Situação de CobrançaCampo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Situação de cobrançaCampo habilitado caso o campo acima tenha sido marcado Sim. Selecione a situação de cobrança, utilizando a tecla CTRL para selecionar mais de uma.
Anexar FotoCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Obrigatório, Não Informar ou Opcional para definir se o tipo de serviço exigirá ou não fotos anexas para seu encerramento.
Quantidade mínima de fotosInforme a quantidade mínima de fotos para o tipo de serviço.
Quantidade máxima de fotosInforme a quantidade máxima de fotos para o tipo de serviço.
Atividade ÚnicaCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Atividades do Tipo de ServiçoCampo obrigatório. Selecione as atividades através do botão conforme exemplo AQUI, para preencher o quadro abaixo, com possibilidade de remover ou visualizar detalhes das atividades.
Materiais do Tipo de ServiçoSelecione os materiais através do botão conforme exemplo AQUI , para preencher o quadro abaixo, com possibilidade de remover ou visualizar detalhes dos materiais.
Kit de MaterialSelecione o kit da lista disponibilizada pelo sistema e clique em para preencher o quadro abaixo, com possibilidade de remover ou visualizar detalhes dos materiais.
Serviços AssociadosSelecione os serviços através do botão para preencher o quadro abaixo, com possibilidade de remover ou visualizar detalhes dos serviços.
TrâmiteSelecione os trâmites através do botão para preencher o quadro abaixo, com possibilidade de remover ou visualizar detalhes dos trâmites.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para consultar um dado na base de dados.
Utilize este botão para apagar o conteúdo do campo em exibição.
Utilize este botão para adicionar um item à base de dados.
Utilize este botão para remover um item da base de dados.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção na base de dados de um tipo de serviço.
Utilize este botão para desfazer o último procedimento realizado e que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.

Referências

Termos Principais

Ordem de Serviço




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

Export page to Open Document format

ajuda/inserir_tipo_de_servico_-_manam.txt · Última modificação: 14/06/2018 12:30 por tadeu.sarmento