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Manter Equipe

Esta funcionalidade, que pertence ao módulo Atendimento ao Público, tem a finalidade de alterar, manter ou remover uma equipe cadastrada. A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, através do caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Manter Equipe.

Feito isso, o sistema exibe a tela de filtro a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, informe no mínimo uma das opções de preenchimento de campo e clique no botão . Para limpar o conteúdo de toda tela de filtro, clique no botão . Clicado no botão de filtro, o sistema visualiza a tela abaixo:

As funcionalidades de Inserir Equipe e Manter Equipe foram alteradas para permitir informar o agrupamento de bairros da unidade organizacional selecionada; neste caso, a unidade repavimentadora, como novo atributo necessário para programação das ordens de serviço de repavimentação por unidade e bairro do município. Este atributo só poderá ser informado quando a unidade organizacional em questão for uma unidade do tipo repavimentadora.

Agora, para remover uma equipe, clique no checkbox da equipe desejada e, em seguida no botão . Para remover todas as equipes, clique no link Todos e, em seguida no botão .

Para atualizar uma equipe, clique no link correspondente no campo Código (referente ao número da equipe desejada), e o sistema exibirá a tela abaixo:

Use a tela acima para alterar ou complementar as informações na base de dados. Em seguida, clique no botão (para detalhes sobre o preenchimento dos campos, clique AQUI). O sistema efetua algumas validações.

Ao clicar no link do campo Nome do Componente, o sistema exibe uma tela de pop-up, que permite alterar os dados do componente da equipe cadastrada. Ao clicar em , o sistema exibe as telas a seguir, para adição de componentes ou equipes:

Tela para Adicionar Componentes da Equipe

Tela para Adicionar Equipamentos da Equipe

GSANAS

Para o acompanhamento de ordens de serviço comerciais e operacionais, denominado GSANAS, alguns pontos são importantes.

  1. É através da opção Manter Tipo de Serviço, que o usuário informa ao sistema quais os tipos de serviço que farão parte da programação automática e o tempo de execução para cada serviço. Este campo será importante para que a carga de trabalho diário por equipe não seja ultrapassada.
  2. É na funcionalidade Atualizar Equipe acima que o usuário pode atualizar o IMEI do aparelho e o número do celular. Preenchidos estes campos, as ordens de serviço programadas serão transmitidas de forma online.
  3. Uma vez configurada a equipe, o sistema fará diariamente a geração dos arquivos de roteiro contendo as ordens de serviço automáticas, levando em consideração as configurações para priorização das ordens de serviço. Para que isso ocorra, é cadastrado o processo 263 – PROGRAMAÇÃO AUTO. ROTEIRO, através da opção do GSAN Inserir Processo.
  4. As ordens de serviços não finalizadas no dia anterior, são priorizadas para a programação do dia seguinte para a mesma equipe.
  5. No dia seguinte, a ordem de serviço não executada por falta do equipamento necessário é programada para uma equipe do mesmo local que tenha o equipamento. Caso nenhuma equipe do mesmo local da ordem de serviço tenha o equipamento, a programação deve ser feita manualmente.
  6. São aplicadas regras de priorização parametrizadas no GSAN, para a geração das ordens de serviço para as equipes.
  7. Nas opções Inserir/Manter Tipo do Serviço, o usuário informa se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário poderá trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema GSAN que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço.


Validações do Sistema

Durante o preenchimento dos campos, o sistema executa algumas validações:

  • Verificar existência da unidade organizacional:
    • Caso o código da unidade organizacional não exista, o sistema exibe a mensagem: Unidade Organizacional inexistente.
  • Verificar existência do tipo de perfil serviço:
    • Caso o código do tipo de perfil serviço não exista, o sistema exibe a mensagem: Tipo do Perfil Serviço inexistente.
  • Verificar equipe componente já existente:
    • Caso o identificador do funcionário informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: Este Componente da Equipe já foi informado.
  • Verificar a existência do funcionário:
    • Caso o código do funcionário, não exista, o sistema exibe a mensagem: Código do Funcionário inexistente.
  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à alteração da equipe, o sistema exibe a mensagem: Informe <xxxx>.
  • Verificar quantidade de componentes da equipe em Tipo Perfil Serviço:
    • Caso o usuário informe a quantidade de componentes da equipe diferente da quantidade de componentes da equipe em tipo perfil serviço, o sistema exibe a mensagem: Quantidade de componentes da equipe diferente do permitido em Tipo Perfil Serviço.
  • Verificar quantidade de indicador de responsável:
    • Caso o usuário informe mais de um responsável, o sistema exibe a mensagem: Equipe só pode possuir um responsável.
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário esteja tentando atualizar uma equipe que já tenha sido atualizada durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Essa equipe foi atualizada por outro usuário. Realize uma nova atualização.
  • Verificar sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem <xxxx> efetuada com sucesso.
  • Verificar existência do DDD:
    • Caso o código do DDD não exista, o sistema exibe a mensagem: DDD informado não está cadastrado no sistema.
  • Verificar existência do IMEI:
    • Caso o usuário já tenha informado um IMEI, o sistema exibe a mensagem: IMEI já cadastrado.
  • Verificar equipamentos da equipe já existente:
    • Caso o equipamento informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: Este Equipamento da Equipe já foi informado.
  • Verificar existência de dados:
    • Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela <xxxx> sem dados para seleção e cancela a operação.
  • Verificar existência de usuário:
    • Caso o código do usuário não exista, o sistema exibe a mensagem: Usuário inexistente.
  • Verificar Obrigatoriedade do Tipo Perfil de Serviço:
    • Caso o indicador de programação automática tenha sido informado como SIM e não tenha sido informado o tipo perfil de serviço, o sistema exibe a mensagem: Tipo Perfil de Serviço é Obrigatório.
  • Habilitar/Desabilitar Agrupamento Bairro Repavimentadora:
    • Caso a unidade organizacional informada seja do tipo unidade repavimentadora, o sistema habilita o campo Agrupamento Bairro Repavimentadora. Caso contrário, o campo é desabilitado.

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Código da EquipeEste campo é exibido e não é permitida alteração.
Nome da EquipeCampo obrigatório - Informe o nome da equipe no máximo 20 (vinte) caracteres.
Placa do VeículoInforme a placa do veículo, alfanumérico com no máximo 8 (oito) caracteres.
Carga do Trabalho Dia(hora) Campo obrigatório - Informe a carga de trabalho dia, em horas, com 2 (dois) caracteres, sendo o conteúdo limitado a 24 (vinte e quatro).
Código DDD do Município Informe o código do DDD do município.
Número do TelefoneCampo obrigatório - Informe o número do telefone com até 8 (oito) caracteres.
Número do IMEI do AparelhoCampo obrigatório - Informe o número do IMEI do aparelho com até 15 (quinze) dígitos.
Unidade OrganizacionalCampo obrigatório - Informe o código da unidade organizacional, ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Unidade Organizacional, ao lado do campo. O nome da unidade será exibido ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão que se encontra sob o campo.
Agrupamento Bairro RepavimentadoraEste campo só será disponibilizado quando houver agrupamento de bairro para unidade repavimentadora.
Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Natureza da EquipeCampo obrigatório - Informe uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Tipo Perfil ServiçoInforme o tipo perfil Serviço, ou selecione clicando no botão  ao lado do campo. O nome do perfil será exibido ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão que se encontra sob o campo.
Usuário Responsável pela Execução do ServiçoInforme o usuário responsável pela execução do serviço, ou selecione clicando no botão  ao lado do campo. O nome do usuário será exibido ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão que se encontra ao lado do campo.
Indicador de Programação AutomáticaSelecione a opção Sim ou Não.
Caso a opção escolhida seja Sim, o campo Usuário Responsável pela Execução do Serviço é de preenchimento obrigatório.
Indicador de Manter Programação com OS Dia AnteriorInforme a opção Sim para o sistema considerar a programação da Ordem de Serviço do dia anterior, caso contrário, informe Não.
O sistema exibe a opção Não como padrão, podendo ser modificada.
Componentes da EquipeCampo obrigatório - Para adicionar um componente da equipe, clique no botão para acessar a tela Adicionar Componentes da Equipe.
Não existe limitação para adição de componentes de equipe.
Responsável: Selecione obrigatoriamente a opção Sim ou Não.
Funcionário: Informe o código (matrícula), ou clique no botão ao lado do campo. O nome do funcionário será exibido. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão que se encontra ao lado do campo.
Nome do Componente: Informe o nome do componente da equipe.
Para concluir o procedimento, clique no botão .
Para fechar a tela de popup, clique no botão .
Para excluir um componente da equipe, clique no botão no campo Remover.
Inclusão de Equipamentos EspeciaisPara incluir equipamentos especiais para a equipe, clique no botão para acessar a tela Adicionar Equipamentos da Equipe.
Responsável: Selecione, obrigatoriamente, a opção Sim ou Não.
Quantidade: Informe, obrigatoriamente, a quantidade de equipamento para a equipe.
Para concluir o procedimento, clique no botão .
Para fechar a tela de popup, clique no botão .
Para excluir um equipamento cadastrado para a equipe, clique no botão no campo Remover.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.
Ao clicar neste botão, o sistema executa o comando de filtro com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema remove o registro selecionado.
Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema abre a tela para adicionar registros.
Ao clicar neste botão, o sistema permite excluir o registro.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizados referente a última atualização.
Ao clicar neste botão, o sistema atualiza o registro na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela o processo e retorna a tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo de inserção dos dados na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema fecha o popup.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.

Referências

Termos Principais

Ordem de Serviço

Unidade de Negócio




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