Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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ajuda:manter_equipe

Essa é uma revisão anterior do documento!


Manter Equipe

Esta funcionalidade, que pertence ao módulo Atendimento ao Público, tem a finalidade de alterar, manter ou remover uma equipe cadastrada. A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, através do caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Manter Equipe.

Feito isso, o sistema exibe a tela de filtro a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, informe no mínimo uma das opções de preenchimento de campo e clique no botão . Para limpar o conteúdo de toda tela de filtro, clique no botão . Clicado no botão de filtro, o sistema visualiza a tela abaixo:


As funcionalidades de Inserir Equipe e Manter Equipe foram alteradas para permitir informar o agrupamento de bairros da unidade organizacional selecionada; neste caso, a unidade repavimentadora, como novo atributo necessário para programação das ordens de serviço de repavimentação por unidade e bairro do município. Este atributo só poderá ser informado quando a unidade organizacional em questão for uma unidade do tipo repavimentadora.

Agora, para remover uma equipe, clique no checkbox da equipe desejada e, em seguida no botão . Para remover todas as equipes, clique no link Todos e, em seguida no botão .

Para atualizar uma equipe, clique no link correspondente no campo Código (referente ao número da equipe desejada), e o sistema exibirá a tela abaixo:


Atenção: a tela de atualização das equipes da SAAE-Sorocaba traz campos diferentes e pode ser visualizada AQUI.

Use a tela acima para alterar ou complementar as informações na base de dados. Em seguida, clique no botão (para detalhes sobre o preenchimento dos campos, clique AQUI). O sistema efetua algumas validações.

Ao clicar no link do campo Nome do Componente, o sistema exibe uma tela de pop-up, que permite alterar os dados do componente da equipe cadastrada. Ao clicar em , o sistema exibe as telas a seguir, para adição de componentes ou equipes:


Tela para Adicionar Componentes da Equipe


Tela para Adicionar Equipamentos da Equipe


GSANAS

Para o acompanhamento de ordens de serviço comerciais e operacionais, denominado GSANAS, alguns pontos são importantes.

  1. É através da opção Manter Tipo de Serviço, que o usuário informa ao sistema quais os tipos de serviço que farão parte da programação automática e o tempo de execução para cada serviço. Este campo será importante para que a carga de trabalho diário por equipe não seja ultrapassada.
  2. É na funcionalidade Atualizar Equipe acima que o usuário pode atualizar o IMEI do aparelho e o número do celular. Preenchidos estes campos, as ordens de serviço programadas serão transmitidas de forma online.
  3. É na funcionalidade Atualizar Equipe acima que o usuário também cadastra o Id do aparelho Android com 16 dígitos alfa-numéricos. Essa informação está disponível na tela do celular ligado no aplicativo GSANAS, conforme modelo AQUI.
  4. Uma vez configurada a equipe, o sistema fará diariamente a geração dos arquivos de roteiro contendo as ordens de serviço automáticas, levando em consideração as configurações para priorização das ordens de serviço. Para que isso ocorra, é cadastrado o processo 263 – PROGRAMAÇÃO AUTO. ROTEIRO, através da opção do GSAN Inserir Processo.
  5. As ordens de serviços não finalizadas no dia anterior, são priorizadas para a programação do dia seguinte para a mesma equipe.
  6. No dia seguinte, a ordem de serviço não executada por falta do equipamento necessário é programada para uma equipe do mesmo local que tenha o equipamento. Caso nenhuma equipe do mesmo local da ordem de serviço tenha o equipamento, a programação deve ser feita manualmente.
  7. São aplicadas regras de priorização parametrizadas no GSAN, para a geração das ordens de serviço para as equipes.
  8. Nas opções Inserir/Manter Tipo do Serviço, o usuário informa se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário poderá trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema GSAN que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço.
  9. É na funcionalidade Atualizar Equipe da CASAL (abaixo) que é possível atribuir hidrômetros para as equipes GSANAS em campo, que estejam executando ordens de serviço de instalação e substituição de hidrômetro.


Atualizar Equipe CASAL

Acima, é possível atribuir hidrômetros à equipe, removendo ou adicionando hidrômetros no quadro Dados dos Hidrômetros. Ainda que o roteiro já esteja sendo executado em campo, é possível incluir novos hidrômetros para a equipe. Após a atualização da equipe, os hidrômetros também são atualizados no roteiro do aparelho mobile que está rodando o GSANAS, sendo exibidos no campo Número do Hidrômetro Novo, conforme exemplo AQUI.


Atualizar Equipe SAAE-Sorocaba

Para detalhes sobre o preenchimento dos campos, clique AQUI.

Validações do Sistema

Durante o preenchimento dos campos, o sistema executa algumas validações:

  1. Verificar existência da unidade organizacional:
    1. Caso o código da unidade organizacional não exista, o sistema exibe a mensagem: Unidade Organizacional inexistente.
  2. Verificar existência do tipo de perfil serviço:
    1. Caso o código do tipo de perfil serviço não exista, o sistema exibe a mensagem: Tipo do Perfil Serviço inexistente.
  3. Verificar equipe componente já existente:
    1. Caso o identificador do funcionário informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: Este Componente da Equipe já foi informado.
  4. Verificar a existência do funcionário:
    1. Caso o código do funcionário, não exista, o sistema exibe a mensagem: Código do Funcionário inexistente.
  5. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à alteração da equipe, o sistema exibe a mensagem: Informe <xxxx>.
  6. Verificar quantidade de componentes da equipe em Tipo Perfil Serviço:
    1. Caso o usuário informe a quantidade de componentes da equipe diferente da quantidade de componentes da equipe em tipo perfil serviço, o sistema exibe a mensagem: Quantidade de componentes da equipe diferente do permitido em Tipo Perfil Serviço.
  7. Verificar quantidade de indicador de responsável:
    1. Caso o usuário informe mais de um responsável, o sistema exibe a mensagem: Equipe só pode possuir um responsável.
  8. Atualização realizada por outro usuário:
    1. Caso o usuário esteja tentando atualizar uma equipe que já tenha sido atualizada durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Essa equipe foi atualizada por outro usuário. Realize uma nova atualização.
  9. Verificar sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem <xxxx> efetuada com sucesso.
  10. Verificar existência do DDD:
    1. Caso o código do DDD não exista, o sistema exibe a mensagem: DDD informado não está cadastrado no sistema.
  11. Verificar existência do IMEI:
    1. Caso o usuário já tenha informado um IMEI, o sistema exibe a mensagem: IMEI já cadastrado.
  12. Verificar equipamentos da equipe já existente:
    1. Caso o equipamento informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: Este Equipamento da Equipe já foi informado.
  13. Verificar existência de dados:
    1. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela <xxxx> sem dados para seleção e cancela a operação.
  14. Verificar existência de usuário:
    1. Caso o código do usuário não exista, o sistema exibe a mensagem: Usuário inexistente.
  15. Verificar Obrigatoriedade do Tipo Perfil de Serviço:
    1. Caso o indicador de programação automática tenha sido informado como SIM e não tenha sido informado o tipo perfil de serviço, o sistema exibe a mensagem: Tipo Perfil de Serviço é Obrigatório.
  16. Habilitar/Desabilitar Agrupamento Bairro Repavimentadora:
    1. Caso a unidade organizacional informada seja do tipo unidade repavimentadora, o sistema habilita o campo Agrupamento Bairro Repavimentadora. Caso contrário, o campo é desabilitado.


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Código da EquipeEste campo é exibido e não é permitida alteração.
Nome da EquipeCampo obrigatório. Informe o nome da equipe no máximo 20 (vinte) caracteres.
Placa do VeículoInforme a placa do veículo, alfanumérico com no máximo 8 (oito) caracteres.
Carga do Trabalho Dia (hora) Campo obrigatório. Informe a carga de trabalho dia, em horas, com 2 (dois) caracteres, sendo o conteúdo limitado a 24 (vinte e quatro).
Código DDD do Município Informe o código do DDD do município.
Regra associada: Caso o código do DDD não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica.
Número do TelefoneCampo obrigatório. Informe o número do telefone com até 8 (oito) caracteres.
Número do IMEI do AparelhoCampo obrigatório. Informe o número do IMEI do aparelho com até 15 (quinze) dígitos.
Regra associada: Caso o IMEI já esteja cadastrado, o sistema exibe uma mensagem informando.
Android ID do AparelhoInforme o ID do aparelho Android com 16 dígitos alfa-numéricos.
Unidade OrganizacionalCampo obrigatório - Informe o código da unidade organizacional, ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Unidade Organizacional, ao lado do campo. O nome da unidade será exibido ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão que se encontra sob o campo.
Regra associada: caso a unidade organizacional informada seja do tipo unidade repavimentadora, e não tenha sido informado o Agrupamento Bairro Repavimentadora, o sistema informa a obrigatoriedade do preenchimento.
Caso a unidade organizacional informada seja do tipo unidade repavimentadora, o sistema habilita o campo Agrupamento Bairro Repavimentadora. Caso contrário, desabilita o campo.
Agrupamento Bairro Repavimentadora

Regra associada: este campo só será disponibilizado quando houver agrupamento de bairro para unidade repavimentadora. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Neste caso, a unidade repavimentadora, é um atributo necessário para programação das ordens de serviço de repavimentação por unidade e bairro do município. Este atributo só poderá ser informado quando a unidade organizacional informada for uma unidade do tipo repavimentadora.

Natureza da EquipeCampo obrigatório - Informe uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Tipo Perfil Serviço

Informe o tipo perfil Serviço, ou selecione clicando no botão  ao lado do campo. O nome do perfil será exibido ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão que se encontra sob o campo.
Regra associada: caso o indicador de programação automática tenha sido informado como SIM, o campo se torna de preenchimento obrigatório.
Caso você informe a quantidade de componentes da equipe diferente da quantidade de componentes da equipe em parametrizado para o tipo perfil serviço, o sistema exibe mensagem de crítica.

Usuário Responsável pela Execução do Serviço

Informe o usuário responsável pela execução do serviço, ou selecione clicando no botão ao lado do campo. O nome do usuário será exibido ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão que se encontra ao lado do campo.
Regra associada: caso o indicador de programação automática tenha sido informado como SIM, o campo se torna de preenchimento obrigatório.

Indicador de UsoSelecione a opção Ativo ou Inativo.
Indicador de Programação AutomáticaSelecione a opção Sim ou Não.
Regra associada: caso a opção escolhida seja Sim, os campos Usuário Responsável pela Execução do Serviço, Tipo Perfil Serviço, serão obrigatórios.
Indicador de Manter Programação com OS do Dia Anterior

Campo visualizado conforme parametrização.
Regra associada: informe a opção Sim para o sistema considerar a programação da Ordem de Serviço do dia anterior; caso contrário, informe Não. O sistema exibe a opção Não como padrão, podendo ser modificada. Marcando Sim, é possível que as ordens de serviço não finalizadas no dia anterior sejam priorizadas para a programação do dia seguinte para a mesma equipe.

Área de Reparo Atendida (M²)Campo visualizado para a SAAE-Sorocaba. Informe em metros quadrados o total da área atendida pelo reparo.
Regiões AtendidasQuadro visualizado para a SAAE-Sorocaba.
Informe o Município, Bairro, e selecione a Área do Bairro. Em seguida, clique em .
Depois de inseridos, os dados são visualizados no mesmo quadro, com a opção de exclusão, clicando em no campo Remover
ComponentesQuadro visualizado para a SAAE-Sorocaba.
Selecione entre Sim ou Não a adição do responsável pela equipe. Em caso afirmativo, selecione o Funcionário e o Nome do Componente.
Em seguida, clique em . Depois de inseridos, os dados são visualizados no mesmo quadro, com a opção de exclusão, clicando em no campo Remover
Equipamentos EspeciaisQuadro visualizado para a SAAE-Sorocaba.
Selecione o Equipamento Especial da lista disponibilizada pelo sistema e informe a Quantidade.
Em seguida, clique em . Depois de inseridos, os dados são visualizados no mesmo quadro, com a opção de exclusão, clicando em no campo Remover
Dados do Reparo de CalçadaQuadro visualizado para a SAAE-Sorocaba.
Selecione o Pavimento Calçada da lista disponibilizada pelo sistema e informe, em metros quadrados, a área mínima e máxima da calçada.
Em seguida, clique em . Depois de inseridos, os dados são visualizados no mesmo quadro, com a opção de exclusão, clicando em no campo Remover
Dados do Reparo de RuaQuadro visualizado para a SAAE-Sorocaba.
Selecione o Pavimento Rua da lista disponibilizada pelo sistema e informe, em metros quadrados, a área mínima e máxima da rua.
Em seguida, clique em . Depois de inseridos, os dados são visualizados no mesmo quadro, com a opção de exclusão, clicando em no campo Remover
Componentes da Equipe

Campo obrigatório. Para adicionar um componente da equipe, clique no botão e surgirá a tela Adicionar Componentes da Equipe. Não existe limitação para adição de componentes de equipe. Responsável: selecione obrigatoriamente a opção Sim ou Não. Funcionário: informe o código (mátricula), ou clique no botão ao lado do campo. O nome do funcionário será exibido.  Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão , que se encontra ao lado do campo. Nome do Componente: Informe o nome do componente da equipe.
Para concluir o procedimento, clique no botão . Para fechar a tela de popup, clique no botão . Para excluir um componente da equipe, clique no botão no campo Remover.

Inclusão de Equipamentos Especiais

Para incluir equipamentos especiais para a equipe, clique no botão e surgirá a tela Adicionar Equipamentos da Equipe. Responsável: selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Quantidade: informe, obrigatoriamente, a quantidade de equipamento para a equipe. Para concluir o procedimento, clique no botão . Para fechar a tela de popup, clique no botão .
Para excluir um equipamento cadastrado para a equipe, clique no botão no campo Remover.

Tipo de Equipe

Campo visualizado conforme parametrização. Permite indicar se a equipe inserida é terceirizada ou própria. Sendo esta informação de grande importância para controlar as equipes em operação. Este campo é exibido apenas para empresa Manaus Ambiental.

Dados dos HidrômetrosQuadro visualizado para a CASAL.
Informe o número do hidrômetro com até 12 números ou seu número fixo e faixa, ou clique em para pesquisar hidrômetro. Depois, clique em .
Regra associada: só é possível informar ou o número ou a faixa do hidrômetro. Caso o hidrômetro não exista, é exibida a crítica: Dados inexistentes para os parâmetros informados.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.
Ao clicar neste botão, o sistema executa o comando de filtro com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema remove o registro selecionado.
Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema abre a tela para adicionar registros.
Ao clicar neste botão, o sistema permite excluir o registro.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizados referente a última atualização.
Ao clicar neste botão, o sistema atualiza o registro na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela o processo e retorna a tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo de inserção dos dados na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema fecha o popup.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.


Referências

Termos Principais

Vídeos

Manter Equipe




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/var/www/dokuwiki/data/pages/ajuda/manter_equipe.txt · Última modificação: 01/10/2020 11:16 por diego.ferreira