Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_ligacao_de_agua_com_sem_instalacao_de_hidrometro_sem_ra

Efetuar Ligação de Água com/sem Instalação de Hidrômetro sem RA

Esta funcionalidade tem como objetivo registrar as informações relativas à ligação de água com ou sem instalação de hidrômetros e sem Registro de Atendimento (RA), com base na matrícula do imóvel.

A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, através do caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Água > Efetuar Ligação de Agua com/sem Instalação de Hidrômetro sem RA.

Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial: Alterar Dados da Cobrança de Serviços.

Caso o imóvel esteja associado ao cliente como CLIENTE INFORME SEU NOME A COMPESA, e o usuário for efetuar a ligação de água, ou ligação de esgoto sem RA, o sistema apresenta a mensagem de crítica: Não é permitido efetuar a ligação de água/esgoto de imóvel associado ao cliente CLIENTE INFORME SEU NOME A COMPESA.

Dito isso, informe os campos necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI) e clique no botão . O sistema efetua algumas validações:

  • Verificar existência da matrícula do imóvel:
    • Caso não exista a matrícula do imóvel informada, o sistema exibe a mensagem: Matrícula do Imóvel inexistente.
  • Validar Situação de Água do Imóvel:
    • Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de POTENCIAL, FACTÍVEL, EM FISCALIZAÇÃO OU EM ANÁLISE, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Água do Imóvel <> está inválida para efetuar a ligação, a situação da água deve ser Potencial, Factível ou Em Fiscalização.
  • Verificar existência de dados:
    • Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela <> inexistente e cancela a operação.
    • Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela <> sem dados para seleção e cancela a operação.
  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da efetivação da ligação de água, o sistema exibe a mensagem: Informe <xxxxxx>.
  • Verifica sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Ligação de Água com instalação de hidrômetro do imóvel <xxxx> efetuada com sucesso.
  • Verificar situação do imóvel:
    • Caso a situação do imóvel não seja ativa, o sistema exibe a mensagem: Imóvel <xxxxxx> não está ativo.
  • Verificar situação rede de água da quadra:
    • Caso a empresa não utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na quadra do imóvel, o sistema exibe a mensagem: Não existe rede de água na quadra do imóvel <xxxxxxx>.
    • Caso a empresa utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na face de quadra do imóvel, o sistema exibe a mensagem: Não existe rede de água na face de quadra do imóvel <xxxxx>.
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário tente atualizar um imóvel que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  • Verificar Situação do Hidrômetro:
    • Caso o número do hidrômetro informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro Inexistente.
    • Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro com situação <xxxxxx> não pode ser instalado.
  • Verificar tarifa de consumo associada:
    • Caso exista tarifa de consumo associada ao perfil da ligação selecionado:
      • Caso a tarifa de consumo do imóvel seja diferente da tarifa de consumo associada ao perfil, o sistema exibe a mensagem: Tarifa de consumo do imóvel é diferente da tarifa permitida para o perfil selecionado.
  • Verificar existência da ligação de água:
    • Caso já exista ligação de água para o imóvel, o sistema atualiza a ligação de água existente.
  • Verificar Situação do Tombamento:
    • Caso o tombamento informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: Tombamento do Hidrômetro Inexistente.
    • Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro com situação <> não pode ser instalado.

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Matrícula do ImóvelCampo obrigatório. Informe a matrícula do imóvel ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Imóvel, ao lado do campo. O sistema exibe a identificação do imóvel em seguida. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Cliente Usuário O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração.
CPF ou CNPJO CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração.
Situação da Ligação de ÁguaA Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração.
Regra associada: Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de POTENCIAL, FACTÍVEL ou EM FISCALIZAÇÃO, a ligação de água não é efetuada.
Situação da Ligação de EsgotoA Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração.
Data da LigaçãoCampo obrigatório - Informe a data da ligação no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão ao lado do campo, link Pesquisar Data - Calendário.
Diâmetro da LigaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Material da LigaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Perfil da LigaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Local de Instalação do RamalSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Existe Lacre?Informe Sim caso o hidrômetro exista lacre, caso contrário marque a opção Não.
Número do Lacre da LigaçãoEste campo só será disponibilizado caso o hidrômetro exista lacre.
Matrícula do FuncionárioInforme a matrícula do funcionário com até oito dígitos ou clique em para pesquisar AQUI.
Tipo HidrômetroMarque em Micromedidor ou Macromedidor, de acordo com o tipo que será instalado. Campo visualizado dependendo da parametrização
Número do Hidrômetro / TombamentoCaso seja Micromedidor, Informe o número do hidrômetro ou selecione clicando no botão ao lado do campo.
Caso seja Macromedidor, informe o número do tombamento, ou selecione clicando no botão .
Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão ao lado do campo em exibição.
O hidrômetro para ser instalado é necessário que esteja na situação de Disponível, caso contrário, o sistema emite uma mensagem.
Data de InstalaçãoInforme a data de instalação no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão ao lado do campo, link Pesquisar Data - Calendário.
Local de InstalaçãoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
ProteçãoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Leitura InstalaçãoInforme a leitura que consta no hidrômetro no momento da instalação. Campo deve ser numérico.
Número do Selo de HidrômetroInforme o número do selo. Campo alfanumérico.
CavaleteSelecione uma das opções COM indica que o hidrômetro será instalado em cavalete, caso contrário, informe SEM.
TelemedidoCampo obrigatório, visualizado conforme parametrização -  Informe a opção Sim para indicar que o imóvel possui medição telemedido, caso contrário, informe a opção Não. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel.


Funcionalidade dos Botões


BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo.
Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os procedimentos de efetuar ligação limpando o conteúdo da tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna a tela principal.
Ao clicar neste botão, comanda o processo para efetivação da ligação de água com/sem instalação de hidrômetro nas bases de dados.

Referências

Termos Principais

Hidrômetro

Macromedidor

Micromedidor

Ordem de Serviço


Export page to Open Document format

Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/efetuar_ligacao_de_agua_com_sem_instalacao_de_hidrometro_sem_ra.txt · Última modificação: 12/11/2018 20:25 por tadeu.sarmento