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Consultar Imóvel
Esta opção do sistema apresenta para o usuário um verdadeiro dossiê do imóvel. Praticamente, todas as informações relacionadas com o imóvel estão agrupadas nesta funcionalidade do sistema. É de extrema utilidade para a equipe de atendimento ao público.
Você pode acessar esta opção do sistema a partir do “Menu”: GSAN > Atendimento ao Público > Consultar Imóvel.
O sistema solicitará que você informe o imóvel que deseja pesquisar. Informe a matrícula de um imóvel e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível Pesquisar Imóvel.
Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema consultará as informações no banco de dados e as apresentará em diversas abas.
Em todas as abas são apresentadas as seguintes informações:
- Matrícula do Imóvel;
- Inscrição composta do imóvel:
- Localidade;
- Setor Comercial;
- Quadra;
- Lote;
- Descrição da Situação da Ligação de Água;
- Descrição da Situação da Ligação de Esgoto.
Cada aba conterá as informações relacionadas a um determinado assunto específico:
Clique no “hyperlink” de uma aba, para ver o detalhamento das informações disponíveis na aba.
Na tela do “Consultar Imóvel”, abas “Débitos do imóvel” e “Histórico do faturamento”, coluna referente à “Situação”, será apresentada a informação “PCR”, caso a conta esteja em situação de revisão e o motivo seja “Conta em Contrato de Parcelamento”.
Ajustes Opção "Consultar Imóvel"
Por solicitação da Compesa, na “Consulta do Imóvel”, na aba de “Débitos do imóvel”, foi disponibilizado o botão para consulta ao calendário de abastecimento e manutenção.
- Caso não exista um imóvel informado na funcionalidade, não será disponibilizado o botão de consulta de calendário.
- Caso o imóvel informado não tenha área operacional ou calendário cadastrado para a área operacional no mês corrente, o sistema exibirá a mensagem informando que não existe calendário cadastrado.
Por solicitação da Compesa, foi feito ajuste na opção “Consultar Imóvel” na aba “Débitos do imóvel” para que seja apresentado a última atualização cadastral para os campos “Nome do Cliente” e “CPF/CNPJ”. Serão apresentados o motivo e a data da última atualização.
Por solicitação da Compesa, a funcionalidade de “Consultar Imóvel” foi alterada para exibir a informação que o imóvel está inscrito para sorteio até que o sorteio tenha sido efetuado e, caso não inscrito e esteja apto, tenha todos os requisitos para inscrição, o sistema exibe a informação para estimular a inscrição no sorteio, em todas as abas da funcionalidade. - Essa informação é exibida no topo da tela, ao lado da constante: “Dados do Imóvel”, exemplos abaixo:
A tela será apresentada em diversas abas, e será posicionada, inicialmente, na aba “Débitos do Imóvel”.
Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho“.
Criado um processo que encaminha o imóvel excluído para o ambiente virtual. A exclusão só será efetivamente concluída após a aprovação da exclusão e fechamento do faturamento.
No ”Manter Imóvel“, ao excluirmos um imóvel, esta exclusão não será concluída imediatamente. O imóvel ficará no ambiente virtual aguardando uma autorização para exclusão. No momento da exclusão, o sistema informará: “Este imóvel está em processo de faturamento. A exclusão do imóvel somente será efetivada no encerramento do faturamento. Confirma exclusão no encerramento do faturamento?”. Se a opção for “Sim”, o sistema irá encaminhar a exclusão para o ambiente virtual para aprovação. Caso contrário, a exclusão não será efetuada, voltando à tela anterior.
Na tela de aprovação será possível efetuar a confirmação de uma exclusão do imóvel que só será efetivada no momento em que ocorrer o fechamento do faturamento.
No fechamento do faturamento, haverá um processo que efetivará a exclusão do imóvel.
Enquanto a exclusão não estiver efetivada, caso o usuário consulte o imóvel, será informado: “Imóvel será excluído após o fechamento do faturamento”.
Por solicitação da CAEMA, o sistema impede a impressão de segunda via de contas e impressões de documentos de débitos dos imóveis pertencentes ao programa Viva água.
Para os casos dos imóveis que fizeram parte do projeto Viva Água e não possuem contas vencidas, que foram faturadas como Viva Água, o indicador do imóvel será desmarcado.
Criado no cadastro de imóvel um indicador de alteração de vínculo de clientes e contas, o qual será ativado para cada imóvel que tenha sido atualizado por esta funcionalidade, possibilitando futuras ações de cobrança para esses imóveis.
Alterada a funcionalidade ”Consultar Contas do Imóvel“ (chamada pela funcionalidade “Consultar Imóvel”, nas abas de ”Histórico do faturamento“ e ”Débitos do Imóvel“), para que sejam exibidos os atuais clientes vinculados a uma conta, bem como os clientes anteriores resultantes dessas alterações, quando for o caso.
Alterada a funcionalidade Consultar Conta, que é acionado pela funcionalidade “Consultar Imóvel” nas abas ”Histórico de Faturamento“ e ”Débitos do Imóvel“, para que, ao clicar no link existente sob a referência de uma conta, na tela popup contendo os dados da conta, sejam exibidos os atuais clientes vinculados à conta e os clientes anteriores alterados através da execução desta funcionalidade ”Alterar Vínculo de Clientes com Imóvel e Contas“, caso existam.
Alterada a funcionalidade “Consultar Imóvel”, nas abas referentes aos ”Dados adicionais“, ”Débitos do Imóvel“, e ”Documento Cobrança“, conforme a seguir:
- Aba de ”Documento Cobrança“, além dos atuais documentos de cobrança exibidos (foram incluídas as colunas referentes ao indicador de extrato do imóvel ou do cliente, e ao responsável pela emissão do documento), foi acrescida uma nova tabela com a finalidade de exibir o histórico de emissão de segunda via de contas;
- Aba de ”Dados adicionais“, foi incluída uma tabela contendo o histórico de todas as vinculações de clientes com o imóvel, classificados de acordo com os períodos de início e fim dos vínculos, do mais atual para o mais antigo. Também constarão as informações dos clientes referentes às Situações de Cobrança e Negativações, exibindo o código do cliente e um link sobre cada um, o qual, quando ativado, apresentará uma tela “popup” com os dados detalhados do cliente;
Foi criada uma nova opção visando imprimir o extrato de débito do cliente. O usuário terá a opção de selecionar as faturas e as guias do cliente para o qual deseja emitir o extrato. O layout do extrato será o mesmo, mas caso sejam selecionados débitos de um só cliente, o extrato sairá com o nome desse cliente. Caso contrário, o extrato ficará com o nome do cliente atual do imóvel.
Foi alterada a funcionalidade “Gerar e Emitir Extrato de Débito”, de modo a possibilitar a geração/emissão do extrato do cliente selecionado, considerando as contas e as guias de pagamento selecionadas para o mesmo.
Visando possibilitar um futuro rastreamento, a emissão do extrato de débito terá o registro histórico de todas as emissões efetuadas de forma presencial, salvando no sistema o usuário que efetuou a emissão, com a respectiva data e hora, bem como a indicação se o mesmo foi emitido para o imóvel ou se para um cliente, além da identificação do cliente associado ao mesmo.
A consulta aos extratos de débito emitidos será feita através da aba Documentos de Cobrança, na funcionalidade “Consultar Imóvel”.
Ao clicar no botão , o sistema exibe o relatório contendo os dados do débito do cliente, conforme modelo abaixo:
MODELO: RELATÓRIO DE DÉBITOS
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema gera o extrato de débito. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema exibe o “hint” contendo dados de identificação do imóvel e cliente usuário. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema avança para aba seguinte. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema emite extrato de débito do cliente em exibição. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema emite extrato de débito do imóvel em exibição. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar a programação de abastecimento/manutenção. |
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