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Alterar Vínculo de Clientes com Imóvel e Contas

O objetivo dessa funcionalidade é alterar o vínculo de clientes com o imóvel e suas respectivas contas. Para ser efetuada essa alteração, é necessária a abertura de um registro de atendimento (RA) anterior para o imóvel informado.

A funcionalidade pode ser acessada via Menu de Sistema, através do caminho: GSAN > Faturamento > Conta > Alterar Vínculo de Clientes com Imóvel e Contas.

Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:


Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.


A funcionalidade apresenta uma tela para que seja informado o imóvel para o qual se deseja alterar os vínculos de clientes e contas. Para comandar a execução, clique no botão . Para detalhes sobre o preenchimento dos campos, clique AQUI.

Atenção: por solicitação da Caern e Caema, o sistema foi ajustado para possibilitar a exibição dos débitos dos imóveis por cliente, e por período de relacionamento com o cliente:

  1. Criado um parâmetro de sistema, para definir se a mensagem de substituição de cliente na retificação será exibida e, caso esteja definido como SIM, será exibida a mensagem a seguir, que aguardará confirmação:
    1. Deseja substituir o(s) cliente(s) vinculado(s) à conta pelo(s) cliente(s) atualmente vinculado(s) ao imóvel?;
    2. O sistema apresenta as opções Sim e Não e só será efetuada a substituição do(s) cliente(s) vinculado(s) à conta pelo(s) cliente(s) vinculado(s) ao imóvel, se a opção escolhida for SIM.
  2. Será apresentado o campo na tela, para que seja informado o imóvel para o qual se deseja alterar os vínculos de clientes e contas. Caso seja marcado o campo Colocar Revisão, a conta será colocada em revisão pelo motivo Mudança de cliente Responsável.
  3. A partir da seleção do imóvel, serão exibidos os clientes vinculados, sendo informado para cada um, as datas de início e de fim da vinculação, o código, o nome do cliente, o tipo de relação do cliente com o imóvel, e o indicador se esse deve ser o nome a ser exibido na conta. A funcionalidade possibilitará:
    1. A remoção de vínculos de clientes com o imóvel, referentes a determinado período de vinculação, e tipo de relação do cliente com o imóvel;
    2. A adição de novos vínculos de clientes com o imóvel, referentes a determinado período de vinculação, e tipo de relação do cliente com o imóvel;
    3. A alteração de vínculos existentes de clientes com o imóvel, especificamente no que se refere ao período de vinculação e ao tipo de relação do cliente com o imóvel.
  4. Além das validações que são normalmente executadas para a vinculação de clientes ao imóvel, também serão feitas, pela nova funcionalidade, as seguintes:
    1. A validação referente aos intervalos de início e de fim de vinculação, para o tipo da relação do cliente com o imóvel, e para o indicador de exibição do nome do cliente na conta, de modo que não haja lacunas de tempo sem clientes vinculados, e/ou duplicidade de clientes em um mesmo período. Ou seja, será permitido ao usuário efetuar a remoção, adição e alteração de vínculos de clientes com o imóvel, mas será necessário que, ao final, todos os vínculos estejam íntegros quanto aos períodos de início e de fim da vinculação, associados tanto ao tipo de relação dos clientes com os imóveis, como ao indicador de exibição do nome do cliente na conta. - Dessa forma, ao se informar, por exemplo, diversos clientes vinculados a um imóvel com o tipo de relação igual a USUÁRIO, desde a data mais antiga de vínculo inicial até a data corrente (cliente com maior data de vínculo inicial e sem data de vínculo final), não poderá haver lacunas de período sem vinculação de cliente do tipo USUÁRIO, nem duplicidade de clientes para um mesmo período. Cada vínculo de cliente com o imóvel com uma data final de vinculação informada, haverá outro vínculo de cliente com a data imediatamente seguinte, como sendo a data de início de vinculação para o tipo de relação USUÁRIO. Da mesma forma, não poderá haver outro vínculo de cliente, cujo período de vinculação já esteja informado para outra vinculação do tipo de relação USUÁRIO. Validação semelhante, referente aos intervalos de início e de fim de vinculação também será feita com relação ao indicador de exibição do nome do cliente na conta, ou seja, independentemente do tipo de relação do cliente com o imóvel, e não poderá haver lacunas nem duplicidades quanto aos períodos informados, referente à indicação do cliente, cujo nome deverá constar na conta correspondente ao período.
    2. Após a vinculação consistente dos clientes ao imóvel selecionado, será executada a alteração referente à vinculação dos clientes com as respectivas contas dos períodos informados. Todos os clientes anteriormente vinculados a uma conta em aberto, cujo imóvel associado sofreu alteração de vínculos, serão automaticamente desvinculados da conta, e os novos clientes vinculados ao imóvel para o período referente à data de medição do consumo faturado na conta, serão vinculados a esta.
    3. Para cada conta vinculada ao imóvel cujos vínculos com clientes estão sendo alterados, caso a conta esteja em aberto, na situação NORMAL, INCLUÍDA ou RETIFICADA, e cuja data de leitura referente ao mês de faturamento esteja compreendida no intervalo entre a data inicial e a final de vínculo do cliente com o imóvel, serão alterados os vínculos existentes da conta com os clientes, substituindo os anteriores pelos clientes informados como vinculados ao imóvel no período.
    4. Os clientes anteriormente vinculados a uma conta, cujo imóvel associado sofreu alteração de vínculos e a conta se enquadre nas condições acima, serão automaticamente desvinculados da conta, mas o histórico será preservado para permitir a sua identificação em consultas posteriores.
    5. Será também verificado, para cada conta, cujo vínculo com o cliente tenha sido alterado, se existem itens de negativação associado às mesmas e ao cliente que foi desvinculado. - Quando existir, esses itens serão retirados da negativação. Serão cancelados os itens de negativação associados ao cliente que está sendo desvinculado. Caso todos os itens de negativação associados ao cliente desvinculado sejam cancelados, ele será automaticamente retirado da situação de negativação.


Criado no cadastro de imóvel um indicador de alteração de vínculo de clientes e contas, o qual será ativado para cada imóvel que tenha sido atualizado por esta funcionalidade, possibilitando futuras ações de cobrança para esses imóveis.

Alterada a funcionalidade Consultar Contas do Imóvel (chamada pela funcionalidade Consultar Imóvel, nas abas de Histórico do Faturamento e Débitos do imóvel), para que sejam exibidos os atuais clientes vinculados a uma conta, bem como os clientes anteriores resultantes dessas alterações, quando for o caso.

Alterada a funcionalidade Consultar Conta, que é acionado pela funcionalidade Consultar Imóvel nas abas Histórico do Faturamento e Débitos do imóvel, para que, ao clicar no link existente sob a referência de uma conta, na tela popup contendo os dados da conta, sejam exibidos os atuais clientes vinculados à conta e os clientes anteriores alterados através da execução desta funcionalidade Alterar Vínculo de Clientes com Imóvel e Contas, caso existam.

Alterada a funcionalidade Emitir Segunda Via de Conta, de modo a possibilitar a emissão da segunda via de uma conta apresentando o cliente vinculado (opção padrão), ou o atual cliente que está vinculado ao imóvel. Assim, caso o cliente associado à conta selecionada não seja o mesmo que o atualmente associado ao imóvel, ao clicar no ícone da impressora para a geração da segunda via da conta, o sistema exibirá uma tela com a mensagem: “Caso deseje emitir a segunda via em nome do cliente que está vinculado à conta (opção padrão), clique no botão Cliente Conta. Caso deseje a conta em nome do atual cliente vinculado ao imóvel, clique no botão Cliente Atual. Caso a opção selecionada seja Cliente Conta, a funcionalidade emitirá a conta com o cliente vinculado, conforme já ocorre atualmente. Caso a opção selecionada seja Cliente Atual, o sistema deverá emitir a conta em nome do atual cliente vinculado ao imóvel com indicador de conta ativo. Esta opção só estará disponível quando a funcionalidade for executada de forma presencial, através de um usuário logado ao sistema, não sendo possível realizá-la através da internet.

Para possibilitar um futuro rastreamento de outra alteração executada na emissão da segunda via de conta, acontece o registro histórico de todas as emissões efetuadas de forma presencial, salvando no sistema o usuário que efetuou a emissão, com a respectiva data e hora, a indicação se foi com o cliente da conta ou o do imóvel, e o nome do cliente associado.

A funcionalidade possibilita a obtenção do histórico de emissão de segunda via de conta.

Alterada a funcionalidade Consultar Imóvel, nas abas referentes aos Dados adicionais, Débitos do imóvel, e Documento Cobrança, conforme a seguir:

  1. Aba de Documento Cobrança, além dos atuais documentos de cobrança exibidos (foram incluídas as colunas referentes ao indicador de extrato do imóvel ou do cliente, e ao responsável pela emissão do documento), foi acrescida uma nova tabela com a finalidade de exibir o histórico de emissão de segunda via de contas;
  2. Aba de Dados adicionais, foi incluída uma tabela contendo o histórico de todas as vinculações de clientes com o imóvel, classificados de acordo com os períodos de início e fim dos vínculos, do mais atual para o mais antigo. Também constarão as informações dos clientes referentes às Situações de Cobrança e Negativações, exibindo o código do cliente e um link sobre cada um, o qual, quando ativado, apresentará uma tela popup com os dados detalhados do cliente;
  3. Aba de Débitos do imóvel: as informações dos clientes atuais do imóvel permanecem na parte superior da tela e, mais abaixo, serão exibidos os clientes do imóvel que possuam débitos, do mais atual para o mais antigo, com links sobre o valor total do débito de cada cliente, o qual, quando acionado, exibirá, logo após a linha do cliente, as faturas e guias associadas.


Também foi criada uma nova opção visando imprimir o extrato de débito do cliente, na qual o usuário terá a opção de selecionar as faturas e as guias do cliente para o qual deseja emitir o extrato. O layout do extrato será o mesmo, mas caso sejam selecionados débitos de um só cliente, o extrato sairá com o nome desse cliente. Caso contrário, o extrato ficará com o nome do cliente atual do imóvel.

Foi alterada a funcionalidade Gerar e Emitir Extrato de Débito, de modo a possibilitar a geração/emissão do extrato do cliente selecionado, considerando as contas e as guias de pagamento selecionadas para ele.

Para possibilitar um futuro rastreamento, a emissão do extrato de débito terá o registro histórico de todas as emissões efetuadas de forma presencial, salvando no sistema, o usuário que efetuou a emissão, com a respectiva data e hora, bem como a indicação se este foi emitido para o imóvel ou se para um cliente, além da identificação do cliente associado ao imóvel.

A consulta aos extratos de débito emitidos será feita através da aba Documento Cobrança, na funcionalidade Consultar Imóvel.

Ajustada a funcionalidade Alterar Vínculo de Clientes com Imóvel e Contas, de modo a tornar necessária a abertura anterior de um Registro de Atendimento - RA.

As funcionalidades Informar Parâmetros do Sistema e Consultar Parâmetros do Sistema foram alteradas para considerar um novo parâmetro, referente à quantidade de vezes máxima permitida para que uma conta tenha seu vínculo com clientes alterado.

Alterada a funcionalidade Alterar Vínculo de Clientes com Imóvel e Contas, com o objetivo de efetuar a verificação - se existe um RA aberto para o imóvel informado. Caso contrário, o sistema exibe uma mensagem de erro, alertando o usuário de que não foi encontrado um RA correspondente para o respectivo imóvel. Ao concluir a funcionalidade com sucesso, será feito o encerramento do RA associado.

A cada alteração de vínculo de clientes a uma conta é verificado se a quantidade de vezes que a conta já sofreu alteração de vínculos não excede o limite máximo fixado na tabela de parâmetros. Caso o limite seja excedido, o sistema exibe uma mensagem de erro, caso contrário, efetua a alteração de vínculos com os clientes e incrementa o contador existente na respectiva conta.

Caso o usuário que estiver executando a funcionalidade possua a permissão especial, não será feita a verificação do excesso ao limite máximo, sendo sempre alterado o vínculo dos clientes à conta e incrementado o respectivo contador.


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Matrícula do Imóvel

Campo obrigatório. Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para selecionar a matrícula desejada. A identificação do imóvel será exibida pelo sistema no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Regra associada: campo preenchido com até nove dígitos. Após o preenchimento, o sistema valida o imóvel existente e verifica se existe registro de atendimento aberto para o imóvel. Caso não exista registro aberto para imóvel, o sistema exibe a mensagem: Não existe registro de atendimento aberto de alterar vínculo para imóvel informado e retorna para a tela principal.

Cliente Usuário AtualEste campo é exibido pelo sistema quando informada a matrícula do imóvel.
Situação de ÁguaEste campo é exibido pelo sistema quando informada a matrícula do imóvel.
Situação de EsgotoEste campo é exibido pelo sistema quando informada a matrícula do imóvel.
Código do Cliente

Campo obrigatório. Informe o código do cliente, ou clique no botão , link Pesquisar Cliente, para selecionar o cliente desejado. O nome do cliente será exibido pelo sistema no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Regra associada: campo preenchido com até nove dígitos.

Tipo da Relação

Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Regra associada: caso o cliente não seja cadastrado no sistema, clicar no botão e a tela de inserir os dados do cliente será exibida, conforme exemplo AQUI.

Data Inicio do Vínculo

Campo obrigatório. Informe a data de inicio do vínculo, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).
Regra associada: campo preenchido automaticamente após identificação do imóvel ou cliente, mas habilitado para alteração.

Data Fim do Vínculo

Informe a data de fim do vínculo, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).
Regra associada: campo preenchido automaticamente após identificação do imóvel ou cliente, mas habilitado para alteração.

Motivo Fim do Vínculo Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Regra associada: caso seja informada a Data de Fim do Vínculo, este campo será obrigatório.
Nome da Conta

Campo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Regra associada: é obrigatório existir um cliente com o indicador nome da conta ativo durante o período de tempo relacionado com o imóvel. O sistema verifica se existe mais de um cliente com o indicador de nome da conta ativo para o mesmo período de relação. Caso exista, o sistema exibe a mensagem: Existe mais de um cliente para o mesmo período com o indicador nome conta ativo. Caso exista um período sem cliente com o indicador nome conta ativo, o sistema exibe: Existe intervalo de período sem cliente com o indicador nome conta.

Cliente(s) Vinculado(s)

Este quadro contém os dados relativos à vinculação do cliente com o imóvel. Para remover um item, marque no checkbox correspondente, ou para marcar todos os itens clique no link Todos e, em seguida, clique no botão . Para adicionar cliente à base de dados, clique no botão e complemente as informações de vinculação.
Regra associada: o sistema pesquisa todos os clientes anteriormente vinculados a uma conta em aberto, cujo imóvel associado sofreu alteração de vínculos. Nesse caso, tais clientes são automaticamente desvinculados da conta. No lugar deles, vincula-se os novos clientes vinculados ao imóvel para o período referente à data de medição do consumo faturado na conta. Caso o cliente desvinculado da conta esteja negativado, o sistema retira a negativação da conta desse cliente.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção de um novo cliente não cadastrado.
Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar novos clientes para vínculos.
Ao clicar neste botão, o sistema exclui os itens marcados nos checkboxs.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução dos vínculos com base nos parâmetros informados.

Referências

Termos Principais

Faturamento

Registro de Atendimento




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