A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
O objetivo dessa funcionalidade é alterar o vínculo de clientes com o imóvel e suas respectivas contas. Para ser efetuada essa alteração, é necessária a abertura de um registro de atendimento (RA) anterior para o imóvel informado. A funcionalidade pode ser acessada via Menu de Sistema, através do caminho: GSAN > Faturamento > Conta > Alterar Vínculo de Clientes com Imóvel e Contas. Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir: |
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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A funcionalidade apresenta uma tela para que seja informado o imóvel para o qual se deseja alterar os vínculos de clientes e contas. Para comandar a execução, clique no botão . Para detalhes sobre o preenchimento dos campos, clique AQUI. Atenção: por solicitação da Caern e Caema, o sistema foi ajustado para possibilitar a exibição dos débitos dos imóveis por cliente, e por período de relacionamento com o cliente:
Criado no cadastro de imóvel um indicador de alteração de vínculo de clientes e contas, o qual será ativado para cada imóvel que tenha sido atualizado por esta funcionalidade, possibilitando futuras ações de cobrança para esses imóveis. Alterada a funcionalidade Consultar Contas do Imóvel (chamada pela funcionalidade Consultar Imóvel, nas abas de Histórico do Faturamento e Débitos do imóvel), para que sejam exibidos os atuais clientes vinculados a uma conta, bem como os clientes anteriores resultantes dessas alterações, quando for o caso. Alterada a funcionalidade Consultar Conta, que é acionado pela funcionalidade Consultar Imóvel nas abas Histórico do Faturamento e Débitos do imóvel, para que, ao clicar no link existente sob a referência de uma conta, na tela popup contendo os dados da conta, sejam exibidos os atuais clientes vinculados à conta e os clientes anteriores alterados através da execução desta funcionalidade Alterar Vínculo de Clientes com Imóvel e Contas, caso existam. Alterada a funcionalidade Emitir Segunda Via de Conta, de modo a possibilitar a emissão da segunda via de uma conta apresentando o cliente vinculado (opção padrão), ou o atual cliente que está vinculado ao imóvel. Assim, caso o cliente associado à conta selecionada não seja o mesmo que o atualmente associado ao imóvel, ao clicar no ícone da impressora para a geração da segunda via da conta, o sistema exibirá uma tela com a mensagem: “Caso deseje emitir a segunda via em nome do cliente que está vinculado à conta (opção padrão), clique no botão Cliente Conta. Caso deseje a conta em nome do atual cliente vinculado ao imóvel, clique no botão Cliente Atual. Caso a opção selecionada seja Cliente Conta, a funcionalidade emitirá a conta com o cliente vinculado, conforme já ocorre atualmente. Caso a opção selecionada seja Cliente Atual, o sistema deverá emitir a conta em nome do atual cliente vinculado ao imóvel com indicador de conta ativo. Esta opção só estará disponível quando a funcionalidade for executada de forma presencial, através de um usuário logado ao sistema, não sendo possível realizá-la através da internet. Para possibilitar um futuro rastreamento de outra alteração executada na emissão da segunda via de conta, acontece o registro histórico de todas as emissões efetuadas de forma presencial, salvando no sistema o usuário que efetuou a emissão, com a respectiva data e hora, a indicação se foi com o cliente da conta ou o do imóvel, e o nome do cliente associado. A funcionalidade possibilita a obtenção do histórico de emissão de segunda via de conta. Alterada a funcionalidade Consultar Imóvel, nas abas referentes aos Dados adicionais, Débitos do imóvel, e Documento Cobrança, conforme a seguir:
Também foi criada uma nova opção visando imprimir o extrato de débito do cliente, na qual o usuário terá a opção de selecionar as faturas e as guias do cliente para o qual deseja emitir o extrato. O layout do extrato será o mesmo, mas caso sejam selecionados débitos de um só cliente, o extrato sairá com o nome desse cliente. Caso contrário, o extrato ficará com o nome do cliente atual do imóvel. Foi alterada a funcionalidade Gerar e Emitir Extrato de Débito, de modo a possibilitar a geração/emissão do extrato do cliente selecionado, considerando as contas e as guias de pagamento selecionadas para ele. Para possibilitar um futuro rastreamento, a emissão do extrato de débito terá o registro histórico de todas as emissões efetuadas de forma presencial, salvando no sistema, o usuário que efetuou a emissão, com a respectiva data e hora, bem como a indicação se este foi emitido para o imóvel ou se para um cliente, além da identificação do cliente associado ao imóvel. A consulta aos extratos de débito emitidos será feita através da aba Documento Cobrança, na funcionalidade Consultar Imóvel. Ajustada a funcionalidade Alterar Vínculo de Clientes com Imóvel e Contas, de modo a tornar necessária a abertura anterior de um Registro de Atendimento - RA. As funcionalidades Informar Parâmetros do Sistema e Consultar Parâmetros do Sistema foram alteradas para considerar um novo parâmetro, referente à quantidade de vezes máxima permitida para que uma conta tenha seu vínculo com clientes alterado. Alterada a funcionalidade Alterar Vínculo de Clientes com Imóvel e Contas, com o objetivo de efetuar a verificação - se existe um RA aberto para o imóvel informado. Caso contrário, o sistema exibe uma mensagem de erro, alertando o usuário de que não foi encontrado um RA correspondente para o respectivo imóvel. Ao concluir a funcionalidade com sucesso, será feito o encerramento do RA associado. A cada alteração de vínculo de clientes a uma conta é verificado se a quantidade de vezes que a conta já sofreu alteração de vínculos não excede o limite máximo fixado na tabela de parâmetros. Caso o limite seja excedido, o sistema exibe uma mensagem de erro, caso contrário, efetua a alteração de vínculos com os clientes e incrementa o contador existente na respectiva conta. Caso o usuário que estiver executando a funcionalidade possua a permissão especial, não será feita a verificação do excesso ao limite máximo, sendo sempre alterado o vínculo dos clientes à conta e incrementado o respectivo contador. |
Campo | Orientações para Preenchimento | |
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Matrícula do Imóvel |
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Cliente Usuário Atual | Este campo é exibido pelo sistema quando informada a matrícula do imóvel. | |
Situação de Água | Este campo é exibido pelo sistema quando informada a matrícula do imóvel. | |
Situação de Esgoto | Este campo é exibido pelo sistema quando informada a matrícula do imóvel. | |
Código do Cliente |
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Tipo da Relação |
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Data Inicio do Vínculo |
Campo obrigatório. Informe a data de inicio do vínculo, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano). |
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Data Fim do Vínculo |
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Motivo Fim do Vínculo | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Regra associada: caso seja informada a Data de Fim do Vínculo, este campo será obrigatório. |
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Nome da Conta |
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Cliente(s) Vinculado(s) |
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Botão | Descrição da Funcionalidade |
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Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados. | |
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. | |
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção de um novo cliente não cadastrado. | |
Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar novos clientes para vínculos. | |
Ao clicar neste botão, o sistema exclui os itens marcados nos checkboxs. | |
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. | |
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela. | |
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução dos vínculos com base nos parâmetros informados. |