A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Esta funcionalidade permite emitir a segunda via da conta sem taxa, podendo ser acessada no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Emitir Segunda Via Conta Sem Taxa. |
Alterada a funcionalidade, de modo a possibilitar a emissão da segunda via de uma conta apresentando o cliente vinculado (opção padrão), ou o atual cliente que está vinculado ao imóvel. Assim, caso o cliente associado à conta selecionada não seja o mesmo que o atualmente associado ao imóvel, ao clicar no ícone da impressora para a geração da segunda via da conta, o sistema exibirá uma tela com a mensagem: Caso deseje emitir a segunda via em nome do cliente que está vinculado à conta (opção padrão), clique no botão Cliente Conta. Caso deseje a conta em nome do atual cliente vinculado ao imóvel, clique no botão Cliente Atual. Caso a opção selecionada seja Cliente Conta, a funcionalidade emitirá a conta com o cliente vinculado, conforme já ocorre atualmente. Caso a opção selecionada seja Cliente Atual, o sistema deverá emitir a conta em nome do atual cliente vinculado ao imóvel com indicador de conta ativo. Esta opção só estará disponível quando a funcionalidade for executada de forma presencial, através de um usuário logado ao sistema, não sendo possível realizá-la através da internet. Por solicitação da Caema, foi criada parametrização por empresa, no sistema parâmetro, que permite Bloquear / Liberar a impressão, do Cliente Atual, pelo que foi impresso na conta original, na emissão da Segunda Via de Conta (no Sistema e na Loja Virtual), apresentando os dados que sairão impressos na conta. Por solicitação da CAEMA, o sistema impede a impressão de segunda via de contas e impressões de documentos de débitos dos imóveis pertencentes ao programa Viva Água. Para os casos dos imóveis que fizeram parte do projeto Viva Água e não possuem contas vencidas que foram faturadas como Viva Água, o indicador do imóvel será desmarcado. |
Por solicitação da CAERN, caso a conta seja emitida no formato Carteira 17, o sistema realiza as seguintes verificações:
O atributo Identificação do Documento, um dos campos que compõe o Nosso Número, tem o tamanho de 08 digitos. Atualmente, o atributo Identificação do Documento é preenchido com o atributo identificador da conta. Este atributo vai passar a ter 09 digitos, gerando um estouro no campo Identificação do Documento. Por este motivo, foram feitos dois ajustes na composição do Nosso Número:
A funcionalidade possibilita a obtenção do histórico de emissão de segunda via de conta. Inicialmente, o sistema exibe a tela abaixo: |
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Agora, informe os dados para que seja(m) exibida(s) a(s) conta(s) do imóvel (para detalhes sobre o preenchimento, clique AQUI) e clique no botão . Caso exista conta não paga, esta também poderá gerar uma segunda via da conta.
Atenção: para a CAGEPA, é possível emitir 2ª via de conta sem taxa e sem CPF. Nesse caso, a conta é impressa sem o CPF do cliente, conforme modelo AQUI. Para tanto, é necessário uma permissão especial que pode ser inserida AQUI.
Informada a matrícula do imóvel, caso exista débito, será exibida a tela contendo as contas não pagas. Para gerar a segunda via da conta (conforme modelo acima), clique no botão . Caso deseje fazer o pagamento via Internet, clique no link Selecionar Banco para ser disponibilizada várias opções de bancos para realização do pagamento: |
O sistema possibilita a emissão da segunda via de uma conta, apresentando o cliente vinculado (opção padrão) ou o atual cliente que está vinculado ao imóvel. Assim, caso o cliente associado à conta selecionada não seja o mesmo que o atualmente associado ao imóvel, ao se clicar no botão para a geração da segunda via da conta, será exibida uma tela com a mensagem: Caso deseje emitir a segunda via em nome do cliente que está vinculado à conta (opção padrão), clique no botão Cliente Conta. Caso deseje a conta em nome do atual cliente vinculado ao imóvel, clique no botão Cliente Atual. Caso a opção selecionada seja Cliente Conta, a funcionalidade emitirá a conta com o cliente vinculado. A opção só estará disponível quando a funcionalidade for executada de forma presencial, através de um usuário logado no sistema, não sendo possível realizá-la através da internet. Buscando possibilitar um futuro rastreamento quanto à emissão da segunda via de conta, será mantido o registro histórico de todas as emissões efetuadas de forma presencial, salvando no sistema o usuário que efetuou a emissão, com a respectiva data e hora, bem como a indicação se foi com o cliente da conta ou o do imóvel, além do nome do cliente associado. |
Foram alteradas as funcionalidades de emissão de contas no sistema de impressão simultânea (ISC), emissão de contas no GSAN, onde é enviado um arquivo TXT para impressão na gráfica e emissão de segunda via, para adaptação ao novo layout. Todas as contas impressas pelo GSAN terão o novo modelo definido e aprovado pela Compesa. Foi alterada a geração do arquivo para o formato de uma conta por linha (tripa), onde os dados são enviados de forma sequencial - em uma única linha por conta - e a gráfica se encarrega de imprimir os dados no local correto. Isso diminui, consideravelmente, o tamanho do arquivo enviado e facilita futuras alterações de layout. Abaixo novos campos que serão impressos no novo layout de conta:
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Por solicitação da CAERN, foi modificado o layout da conta para conter informações sobre a qualidade da água, conforme modelo abaixo: |
Na fatura acima, quadro Últimos consumos, o campo Cod. Auxiliar descreve:
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Por solicitação da Caer, foram incluídas as informações sobre Amostras da Qualidade da Água, nas opções, Exigidas, Analisadas, e Em Conformidade, para os parâmetros: Cloro, Turbidez, Cor, Coliformes, e E. Coli (Coliformes Termotolerantes). |
Campo | Orientações para Preenchimento |
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Matrícula | Campo obrigatório - Informe a matrícula do imóvel para emissão da segunda via da conta. |
CPF | Campo visualizado conforme parâmetro. Informe o número do CPF que está associado à matrícula do imóvel. Caso não corresponda, o sistema emite uma mensagem. |
CNPJ | Campo visualizado conforme parâmetro. Informe o número do CNPJ que está associado à matrícula do imóvel. Caso não corresponda, o sistema emite uma mensagem. |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
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Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. | |
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. | |
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o parâmetro informado na base de dados. | |
Ao clicar neste botão, o sistema emite a segunda via de conta para a matrícula informada. |