Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:atualizar_registro_de_atendimento_-_aba_solicitante
A Versão Mais Recente deste documento é um rascunho.DiffEsta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.DiffEsta versão (19/03/2015 12:11) é um Rascunho.
Approvals: 0/1

Essa é uma revisão anterior do documento!


Atualizar Registro de Atendimento - Aba Solicitante

Esta opção do sistema faz parte do processo “Manter Registro de Atendimento” e permite a alteração dos dados de um “Registro Atendimento”.

O sistema apresenta os campos do “Registro Atendimento” preenchidos com as informações existentes no banco de dados.

Verifique se você selecionou o “Registro Atendimento” correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração.

Após efetuar as alterações desejadas, clique no botão para solicitar ao sistema a efetivação da alteração na base de dados.

Caso o “Registro Atendimento” não corresponda ao que você deseja alterar, então clique no botão .

Em função da quantidade de informações existentes no “Registro Atendimento”, a tela foi dividida em quatro abas:

  • Dados Gerais: Para que você informe os dados gerais do atendimento.
  • Local da Ocorrência: Para que você informe os dados do local da ocorrência do “Registro de Atendimento”.
  • Solicitante: Para que você informe os dados do solicitante do atendimento.
  • Anexos: Para anexar um ou vários arquivos ao Registro de Atendimento.

Para acessar as abas, clique nos links abaixo:

As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada.

Agora nós vamos ver a ajuda para a aba “Solicitante”.

Para ter acesso à ajuda das demais abas, clique no “hyperlink” correspondente, na sessão “Tópicos Relacionados”.


Preenchimento dos campos

O sistema apresenta uma tabela com os dados dos solicitantes do “Registro Atendimento”:

  • Principal: Indicador para o solicitante principal;
  • Nome do Solicitante;
  • Código do Cliente;
  • Unidade: Descrição da unidade solicitante.

O sistema coloca à sua disposição, as seguintes opções:

  • Adicionar um novo solicitante: Para adicionar um novo solicitante ao “Registro Atendimento”, clique no botão , que fica no canto superior direito da tela.
  • Atualizar Solicitante: Para atualizar os dados de um dos solicitantes do “Registro Atendimento”, clique no “hyperlink” existente no “Nome do Solicitante”.
    • O sistema irá apresentar a tela de “popup” “Atualizar Solicitante do RA”, onde você deverá atualizar os dados do solicitante selecionado.
  • Remover Solicitante: Para remover um solicitante, clique no botão “Remover” , que fica ao lado do solicitante, na primeira coluna da tabela.
    • Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção, Clique no botão para desistir da remoção, ou no botão “OK” para confirmar a remoção do endereço.
    • Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
    • Ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e efetuará a remoção do solicitante na tabela.
  • Alterar Solicitante Principal: Para alterar o “Solicitante Principal” do “Registro Atendimento”, selecione o novo solicitante principal, clicando no campo de seleção da coluna “Principal”, existente ao lado do “Nome do Solicitante”.

Após efetuar as atualizações desejadas, clique no botão para solicitar ao sistema a efetivação da atualização na base de dados.

Funcionalidade dos botões

As telas do tipo aba apresentam dois tipos de botões, que estão separados por uma linha horizontal no final das telas.

Os botões que estão acima da linha horizontal, estão relacionados com a navegação entre as abas, e, os botões que estão abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas.

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para adicionar um novo solicitante ao “Registro Atendimento”.
Ao ser acionado será apresentada a tela “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento”.
Clique neste botão efetuar a remoção de um “Solicitante”.
Ao ser acionado, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior.
Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior: “Consultar Registro de Atendimento”.
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.
Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento, e posicionará na aba “Dados Gerais”.
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a atualização do “Registro Atendimento” na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente.
Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a consulta da programação de abastecimento e manutenção para um determinado município, bairro, área de bairro e mês/ano de referência.


Tela de Sucesso

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {image:concluir.jpg}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo “Atualizar Registro de Atendimento”.

O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do “Registro de Atendimento” tiver sido realizada com sucesso.

“Registro de Atendimento de ~~(código do Registro de Atendimento)~~ atualizado com sucesso.”

O sistema apresentará três opções após a atualização do “Registro de Atendimento”.

Escolha a opção desejada clicando em algum dos “~~hyperlinks~~” existentes na tela de sucesso:

* Menu Principal \-\-\> Para voltar à tela principal do sistema. * Atualizar outro Registro de Atendimento \-\-\> Para efetuar a atualização de outro “Registro de Atendimento”. Será acionada a tela “[Filtrar Registro de Atendimento>AjudaGSAN.atendimentoRegistroFiltrar]”. * Voltar \-\-\> Para voltar para a tela “[Consultar Registro de Atendimento>AjudaGSAN.atendimentoRegistroConsultar]”, posicionada com os dados do “Registro de Atendimento” recentemente atualizado.



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/atualizar_registro_de_atendimento_-_aba_solicitante.1426767117.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)