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Atualizar Registro de Atendimento - Aba Local de Ocorrência

Esta opção do sistema faz parte do processo Manter Registro de Atendimento e permite a alteração dos dados de um Registro Atendimento. O sistema apresenta os campos do Registro Atendimento preenchidos com as informações existentes no banco de dados.

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Após efetuar as alterações desejadas (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI), clique no botão para solicitar ao sistema a efetivação da alteração na base de dados.

Em função da quantidade de informações existentes para o Registro de Atendimento, a tela foi dividida em abas:

  • Dados Gerais: Para que você informe os dados gerais do atendimento.
  • Local da Ocorrência: Para que você informe os dados do local da ocorrência do Registro de Atendimento.
  • Solicitante: Para que você informe os dados do solicitante do atendimento.
  • Anexos: Para anexar um ou vários arquivos ao Registro de Atendimento.

Para acessar as abas, clique nos links abaixo:

As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada.

Agora nós vamos ver a ajuda para a aba Local de Ocorrência. Foram realizados os seguintes ajustes no Inserir Registro de Atendimento, aba Local Ocorrência:

Caso o Incluir Coordenadas do PROGIS no RA, associada ao tipo de especificação, esteja com a opção SIM, é obrigatório adicionar as coordenadas através do PROGIS (preencher os campos Coordenada Norte e Coordenada Leste).

Caso o usuário tente passar para a próxima aba, sem ter adicionado as coordenadas, é apresentada a seguinte mensagem de crítica: Informe as Coordenadas para o Endereço da Ocorrência.

A alteração que incluiu o atributo Incluir Coordenadas do ProGIS no RA para a localidade é combinada com o novo tipo de especificação do registro de atendimento, ou seja, o usuário terá que, obrigatoriamente, adicionar as coordenadas através do PROGIS (preencher os atributos Coordenada Norte e Coordenada Leste), quando os dois atributos (da localidade e do tipo de especificação), estiverem com o valor SIM.

Para ter acesso à ajuda das demais abas, clique no link correspondente, na sessão Tópicos Relacionados.

Na aba Local de Ocorrência, você deve informar os dados do local de ocorrência do atendimento. Existem duas formas para informar o Local de Ocorrência:

  • Identificar o Local de Ocorrência;
  • Descrever o Local de Ocorrência.

Você deve escolher uma delas para informar o Local da Ocorrência.

Dependendo da Especificação informada na aba Dados Gerais, o sistema exige que você utilize uma das formas de identificação do Local da Ocorrência.

O sistema fará um conjunto de validações sobre os campos da aba, antes de Concluir, ou de passar para a próxima aba:

  • O sistema verifica se já existem Registros de Atendimento com especificação igual, abertos para o Local de Ocorrência informado.
  • A Especificação não deve ser relativa à Falta de Água.
  • Caso exista, o sistema apresenta uma mensagem de crítica correspondente; e disponibiliza um botão para encerrar, por duplicidade, o Registro de Atendimento que está sendo atualizado.
  • Caso você opte por encerrar o Registro de Atendimento, então o sistema aciona a opção Encerrar Registro de Atendimento, passando o Registro de Atendimento e o motivo do encerramento, como parâmetros.
  • Caso exista, o sistema apresenta uma mensagem de crítica correspondente; e disponibiliza um botão para você consultar os Registros de Atendimento pendentes para o Local de Ocorrência.
  • Ao clicar no botão, o sistema exibe os Registros de Atendimento do Local de Ocorrência com as seguintes informações:
  • Dados comuns aos Registros de Atendimento
    • Tipo de Solicitação
    • Especificação
    • Endereço da Ocorrência
  • Dados do Registro de Atendimento
    • Número do RA
    • Complemento do Endereço
    • Ponto de Referência
    • Data e Hora do Atendimento
  • O sistema disponibilizará as seguintes opções para você:
  • Caso você esteja atualizando um Registro de Atendimento de Falta de Água, então o sistema verifica a programação de abastecimento e manutenção para a Área de Bairro informada.
  • O sistema apresenta uma mensagem de crítica correspondente; e disponibiliza um botão para você Consultar Programação de Abastecimento e Manutenção, na Data do Atendimento para a Área do Bairro informada.
  • Caso você esteja atualizando um Registro de Atendimento de Falta de Água Generalizada, então o sistema verifica se já existe Registro de Atendimento de Falta de Água Generalizada, em aberto, para a Área de Bairro informada.
  • O sistema apresenta uma mensagem de crítica correspondente; e disponibiliza um botão para você encerrar, por duplicidade, o Registro de Atendimento que está sendo atualizado.
  • Caso você opte por encerrar o Registro de Atendimento de Falta de Água generalizada, então o sistema aciona a opção Encerrar Registro de Atendimento, passando o Registro de Atendimento e o motivo do encerramento, como parâmetros.
  • Caso você esteja atualizando um Registro de Atendimento de Falta de Água no Imóvel, então o sistema verifica:
    • Se já existe Registro de Atendimento de Falta de Água generalizada, em aberto, para a Área de Bairro informada.
    • O sistema apresenta uma mensagem de crítica correspondente; e disponibiliza um botão para você encerrar, por duplicidade, o Registro de Atendimento que está sendo atualizado.
    • Caso você opte por encerrar o Registro de Atendimento de Falta de Água generalizada, o sistema aciona a opção Encerrar Registro de Atendimento, passando o Registro de Atendimento e o motivo do encerramento, como parâmetros.
  • Se já existe Registro de Atendimento de Falta de Água no imóvel, em aberto, para a Área de Bairro informada.

Veja, abaixo, as instruções para o preenchimento dos campos desta aba.

Tela de Sucesso

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo Atualizar Registro de Atendimento.

O sistema apresenta a mensagem abaixo, quando a atualização do Registro Atendimento tiver sido realizada com sucesso.

Registro de Atendimento de código (código do Registro de Atendimento) atualizado com sucesso.

O sistema apresenta três opções após a atualização do Registro Atendimento.

Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:


Preenchimento dos campos

BotãoDescrição da Funcionalidade
Matrícula do Imóvel

Este campo não poderá ser atualizado, caso já tenha sido gerada Ordem de Serviço para este Registro de Atendimento.
Regra associada: caso ainda não tenha sido gerada Ordem de Serviço e você deseje atualizar o imóvel, informe a matrícula de um imóvel e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso, será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Imóvel. Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema atualiza as seguintes informações na tela:
Inscrição do Imóvel;
Endereço da Ocorrência;
Município, caso o Tipo de Solicitação seja relativo à Falta de Água;
Bairro, caso o Tipo de Solicitação seja relativo à Falta de Água;
Localidade;
Setor Comercial;
Quadra;
Divisão de Esgoto;
Pavimento de Rua;
Pavimento da Calçada;
Aba Solicitante:
Código e Nome do Cliente
Endereço do Solicitante
Fones do Solicitante.
O campo Matrícula do Imóvel será obrigatório, caso a Especificação do Tipo de Solicitação exija a Matrícula do Imóvel. Caso contrário, será opcional.
Caso a Matrícula do Imóvel seja obrigatória e o endereço do imóvel seja descritivo; então o sistema:
Atualiza a Descrição do Local da Ocorrência com o Endereço Descritivo do Imóvel;
Desabilita os Dados da Identificação do Local da Ocorrência;
Habilita o campo Descrição do Local da Ocorrência.
Exibe uma mensagem de advertência informando que o Registro de Atendimento ficará bloqueado até que seja informado um logradouro para o imóvel.
Caso exista Registro de Atendimento pendente para o imóvel com a mesma Especificação do Tipo de solicitação informada na aba Dados Gerais; o sistema exibe uma mensagem informando esta ocorrência.
Você pode consultar os Registros de Atendimento pendentes, clicando no botão .
Você pode, também, consultar os débitos associados ao imóvel, clicando no botão .
Caso a Especificação do Tipo de Solicitação exija uma situação específica para o imóvel, o sistema faz a verificação, e, caso exista divergência, apresenta a mensagem de erro correspondente.
Para limpar os campos relacionados à matrícula do imóvel, clique no botão . Veja na tabela AQUI, o comportamento dos demais campos, em função da Matrícula do Imóvel.

Endereço da Ocorrência

Este campo será obrigatório, caso o botão esteja habilitado e o campo Área do Bairro desabilitado.
Veja os procedimentos para Inserir, Atualizar e Remover o endereço, caso o campo esteja habilitado:
Para inserir um endereço clique no botão , que será aberta a tela Informar Endereço, para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, …).
Após informar os dados do endereço, clique no botão para voltar à aba Local da Ocorrência com o endereço informado.
Caso deseje fechar a tela Informar Endereço, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão .
Para atualizar as informações de um endereço, clique sobre o link existente na descrição do endereço, que será aberta a tela Atualizar Endereço, para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro, entre outros).
Após a atualização do endereço, clique no botão para voltar à aba Local da Ocorrência com as informações atualizadas.
Caso deseje fechar a tela Atualizar Endereço, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão .
Para remover um endereço, clique no botão , que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.
Após clicar no botão, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
Clique no botão para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do endereço.
Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba Local da Ocorrência sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba Local da Ocorrência, efetuando a remoção do endereço na tabela.

ReferênciaCaso seja necessário, informe a descrição de um ponto de referência para localização da ocorrência.
Coordenada NorteEste campo é bloqueado para entrada manual de coordenada UTM X para que seja realizado o georreferenciamento do imóvel. Nos casos em que a coordenada UTM X é obrigatória, a carga será feita através do PROGIS.
Regra associada: este campo permite a digitação de até 12 (doze) caracteres nas casas decimais.
Coordenada LesteEste campo é bloqueado para entrada manual de coordenada UTM Y para que seja realizado o georreferenciamento do imóvel. Nos casos em que a coordenada UTM Y é obrigatória, a carga será feita através do PROGIS.
Regra associada: este campo permite a digitação de até 12 (doze) caracteres nas casas decimais.
Município

Informe o código de um Município e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Município no cadastro. Após a informação do código do Município, ou da seleção de um Município na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do Município no campo correspondente.
Regra associada: caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo.
Para limpar o campo, clique no botão .

BairroInforme o código de um Bairro e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Bairro no cadastro.
Regra associada: após a informação do código do Bairro, ou da seleção do Bairro na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome do Bairro no campo correspondente. Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo. Para informar o Bairro é obrigatório que o campo do Município já tenha sido informado anteriormente. Para limpar o campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Área do Bairro

Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, a Área do Bairro da ocorrência do Registro Atendimento.
Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo.
Regra associada: para selecionar a Área do Bairro é obrigatório que os campos Município e Bairro já tenham sido informados anteriormente.
Caso o registro de atendimento atualizado seja de falta de água, o sistema verifica a programação de abastecimento e/ou de manutenção prevista para a área do bairro.
Caso o registro de atendimento atualizado seja de falta de água generalizada, o sistema exibe uma mensagem de crítica, disponibilizando a opção de encerrar por duplicidade o registro de atendimento que está sendo atualizado.

Localidade

Informe o código de uma localidade, e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Localidade cadastradas. Após a informação do código de uma localidade, ou da seleção de uma localidade na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome da localidade no campo correspondente.
Regra associada: caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo.
Caso a Especificação não esteja associada a uma Unidade Organizacional e, caso o Tipo de Solicitação não seja relativo a Área de Esgoto; então a Unidade de Destino é definida a partir da Localidade informada.
Caso a Unidade Destino definida esteja vinculada a uma unidade centralizadora, a Unidade Destino é definida a partir da unidade centralizadora.
Para limpar o campo, clique no botão .
Ao limpar o campo Localidade, os campos Setor Comercial e Quadra, também, serão limpos.
Caso tenha informado a Localidade sem o setor comercial e a localidade não pertença à divisão de esgoto informada, o sistema exibe uma mensagem de crítica.

Setor Comercial

O setor comercial só deve ser informado, após a localidade já ter sido informada. Informe o código do setor comercial, e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Setor Comercial cadastrados para a localidade informada. Após a informação do código de um setor comercial, ou da seleção de um setor comercial na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do setor comercial no campo correspondente. Para limpar o campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. Ao limpar o campo Setor Comercial, o campo Quadra, também, será limpo.
Regra associada: caso tenha informado o setor comercial sem a quadra e o setor comercial não pertença à divisão de esgoto informada, o sistema exibe uma mensagem de crítica.

QuadraInforme o código da quadra onde está localizada a ocorrência.
Regra associada: caso o Tipo de Solicitação seja relativo à Área de Esgoto, e a Quadra esteja preenchida; o sistema obtém a Divisão de Esgoto e desabilita o campo.
Divisão de Esgoto

Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, a Divisão de Esgoto que será responsável pela ocorrência.
Regra associada: caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo.
O sistema verifica se a Divisão de Esgoto informada está compatível com a Localidade, o Setor Comercial e a Quadra.
Caso a Especificação não esteja associada a uma Unidade Organizacional e, caso o Tipo de Solicitação seja relativo a Área de Esgoto; a Unidade de Destino será definida a partir da Divisão de Esgoto informada.
Caso a Unidade Destino definida esteja vinculada a uma unidade centralizadora, então a Unidade Destino será definida a partir da unidade centralizadora.

Unidade AtualO sistema apresenta o código e a descrição da Unidade Organizacional onde se encontra o Registro Atendimento e não permite que seja alterada.
Para alterar a unidade atual do Registro Atendimento, você deve ir para a opção Tramitar Registro de Atendimento.
Local da Ocorrência

Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o local da ocorrência. Este campo é opcional. Você poderá selecionar entre as seguintes opções: Rua, Calçada, Jardim.
Regra associada: caso exista registro de atendimento em aberto para o local da ocorrência com a mesma especificação e que não seja relativo à falta de água, o sistema exibe uma mensagem de crítica e disponibiliza a opção de consultar os registros de atendimento pendentes para o local da ocorrência.

Pavimento da RuaSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, o tipo de pavimentação da rua onde está localizada a ocorrência.
Regra associada: este campo será obrigatório, caso a Especificação informada na aba Dados Gerais exija a informação do Pavimento da Rua, ou o campo Local de Ocorrência esteja selecionado com a opção RUA. Caso contrário, será opcional.
Pavimento da CalçadaSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, o tipo de pavimentação da calçada onde está localizada a ocorrência.
Regra associada: este campo será obrigatório, caso a Especificação informada na aba Dados Gerais exija a informação do Pavimento da Calçada, ou o campo Local de Ocorrência esteja selecionado com a opção CALÇADA. Caso contrário será opcional.
Descrição do Local da OcorrênciaCaso esteja habilitado, informe a descrição do local a ocorrência.
Regra associada: entretanto, o Registro Atendimento ficará bloqueado, até que seja informado o Endereço da Ocorrência. Caso a Descrição do Local da Ocorrência seja informada, os campos da Identificação do Local da Ocorrência ficarão com conteúdo nulo e desabilitados.


Comportamento dos Campos em Função da Matrícula do Imóvel

CampoMatrícula do Imóvel InformadaMatrícula do Imóvel Não Informada
Endereço da OcorrênciaCaso a Matrícula seja obrigatória → Desabilitado
Caso contrário → Habilitado
Habilitado
Município e BairroCaso o Tipo de Solicitação seja relativo à Falta de Água, ou o endereço do imóvel não seja descritivo → Desabilitado
Caso Contrário → Habilitado
Mantém os campos no estado em que se encontram
Localidade
Setor Comercial
Quadra
DesabilitadoHabilitado
Divisão de EsgotoDesabilitadoMantém o campo no estado em que se encontram
Pavimento da Rua
Pavimento da Calçada
Caso exista a informação do Pavimento e a Matrícula do Imóvel seja obrigatória → Desabilitado
Caso Contrário → Habilitado
Habilitado
Descrição do Local da OcorrênciaDesabilitadoHabilitado
Cliente (Aba Solicitante)HabilitadoHabilitado


Funcionalidade dos botões

As telas do tipo aba apresentam dois tipos de botões, que estão separados por uma linha horizontal no final das telas. Os botões que estão acima da linha horizontal, estão relacionados com a navegação entre as abas, e, os botões que estão abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas.

BotãoDescrição da Funcionalidade
Após informar o imóvel, caso existam Registro Atendimento pendentes para o imóvel, você poderá consultá-los clicando neste botão.
Após informar o imóvel, você poderá consultar os débitos associados ao imóvel, clicando neste botão.
Utilize este botão para ativar as funcionalidades:
Pesquisar Imóvel,
Pesquisar Município,
Pesquisar Bairro,
Pesquisar Localidade,
Pesquisar Setor Censitário,
Pesquisar Unidade Organizacional.
Deve ser utilizado quando você não souber qual é o código da informação que deseja informar.
Ao clicar neste botão o sistema irá ativar a tela de pesquisa correspondente.
Utilize este botão para limpar as informações no campo associado, e demais campos relacionados.
Utilize este botão para informar o Endereço da Ocorrência.
Ao ser acionado, será apresentada a tela Informar Endereço, onde você deverá informar os dados do endereço da ocorrência.
Clique neste botão efetuar a remoção do Endereço da Ocorrência.
Ao ser acionado, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
Este botão está na parte superior da linha horizontal, e deve ser utilizado para que o sistema retorne para a aba anterior.
Este botão está na parte superior da linha horizontal, e deve ser utilizado para que o sistema avance para a próxima aba.
Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual.
No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba.
Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior: Consultar Registro de Atendimento.
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.
Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento, e posicionará na aba Dados Gerais.
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do Registro Atendimento na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente.
Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a consulta da programação de abastecimento e manutenção para um determinado município, bairro, área de bairro e mês/ano de referência.


Referências

Termos Principais

Registro Atendimento



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