Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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Inserir Equipe

Esta funcionalidade que pertence ao módulo Atendimento ao Público, tem a finalidade de inserir uma equipe e possiblitar o gerenciamento dos serviços executados e em andamento. A funcionalidade é acessada através do Menu: GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Inserir Equipe.

Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, preencha os campos obrigatórios, sinalizados na tela por um asterisco vermelho e clique em para que o sistema insira os dados da nova equipe. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos, clique AQUI. Feito isso, o sistema executa algumas validações.

Caso clique no botão do quadro Componentes da Equipes, o sistema acessa a tela AQUI, para o preenchimento dos dados dos componentes. Caso clique no botão do quadro Inclusão de Equipamentos Especiais, o sistema visualiza a tela AQUI, para o preenchimento.

GSANAS

Para o acompanhamento de ordens de serviço comerciais e operacionais, denominado GSANAS, alguns pontos são importantes.

  1. É através da opção Manter Tipo de Serviço, que o usuário informa ao sistema quais os tipos de serviço que farão parte da programação automática e o tempo de execução para cada serviço. Este campo será importante para que a carga de trabalho diário por equipe não seja ultrapassada.
  2. É na funcionalidade acima que o usuário cadastra o IMEI do aparelho e o número do celular. Preenchidos estes campos, as ordens de serviço programadas serão transmitidas de forma online.
  3. Uma vez configurada a equipe, o sistema fará diariamente a geração dos arquivos de roteiro contendo as ordens de serviço automáticas, levando em consideração as configurações para priorização das ordens de serviço. Para que isso ocorra, é cadastrado o processo 263 – PROGRAMAÇÃO AUTO. ROTEIRO, através da opção do GSAN Inserir Processo.
  4. As ordens de serviço não finalizadas no dia anterior, são priorizadas para a programação do dia seguinte para a mesma equipe, desde que o campo Indicador de Manter Programação com OS do dia anterior esteja marcado como Sim.
  5. No dia seguinte, a ordem de serviço não executada por falta do equipamento necessário é programada para uma equipe do mesmo local que tenha o equipamento. Caso nenhuma equipe do mesmo local da ordem de serviço tenha o equipamento, a programação deve ser feita manualmente.
  6. São aplicadas regras de priorização parametrizadas no GSAN, para a geração das ordens de serviço para as equipes.
  7. Nas opções Inserir/Manter Tipo do Serviço, o usuário informa se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário poderá trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema GSAN que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço.


Validações do Sistema

  1. Verificar existência da unidade organizacional:
    1. Caso o código da unidade organizacional não exista, o sistema exibe a mensagem: Unidade Organizacional inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  2. Verificar existência do tipo de perfil serviço:
    1. Caso o código do tipo de perfil serviço, não exista, o sistema exibe a mensagem: Tipo do Perfil Serviço inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  3. Verificar equipe componente já existente:
    1. Caso o identificador do funcionário informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: Este Componente da Equipe já foi informado e retorna para o passo correspondente do fluxo principal.
  4. Verificar a existência do funcionário:
    1. Caso o código do funcionário não exista, o sistema exibe a mensagem: Código do Funcionário inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  5. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da equipe, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado» e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  6. Verificar quantidade de componentes da equipe em Tipo Perfil Serviço:
    1. Caso o usuário informe a quantidade de componentes da equipe diferente da quantidade de componentes da equipe do tipo de perfil de serviço, o sistema exibe a mensagem: Quantidade de componentes da equipe diferente do permitido em Tipo Perfil Serviço e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  7. Verificar quantidade de indicador de responsável:
    1. Caso o usuário informe mais de um responsável, o sistema exibe a mensagem: Equipe só pode possuir um responsável e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  8. Verificar sucesso da operação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem «descrição da função» efetuada com sucesso. Em qualquer caso, retorna em seguida para o passo dois do fluxo principal.
  9. Verificar existência do DDD:
    1. Caso o código do DDD não exista para o município informado, o sistema exibe a mensagem: DDD informado não está cadastrado no sistema e retorna para o passo correspondente no fluxo.
  10. Verificar existência do IMEI:
    1. Caso o usuário já tenha informado um IMEI, o sistema exibe a mensagem: IMEI já cadastrado e retorna para o passo correspondente do fluxo principal.
  11. Verificar equipamentos da equipe já existente:
    1. Caso o equipamento informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: Este Equipamento da Equipe já foi informado e retorna para o passo correspondente do fluxo principal.
  12. Verificar existência de dados:
    1. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
  13. Verificar existência de usuário:
    1. Caso o código do usuário não exista, o sistema exibe a mensagem: Usuário inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  14. Verificar Obrigatoriedade do Tipo Perfil de Serviço:
    1. Caso o indicador de programação automática tenha sido informado como SIM e não tenha sido informado o tipo perfil de serviço, o sistema exibe a mensagem: Tipo Perfil de Serviço é Obrigatório e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  15. Verificar Obrigatoriedade do Agrupamento Bairro Repavimentadora:
    1. Caso a unidade organizacional informada seja do tipo unidade repavimentadora e não tenha sido informado o Agrupamento Bairro Repavimentadora, o sistema exibe a mensagem: Foi informado uma Unidade Repavimentadora. Informe o Agrupamento de Bairros da Repavimentadora e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  16. Habilitar/Desabilitar Agrupamento Bairro Repavimentadora:
    1. Caso a unidade organizacional informada seja do tipo unidade repavimentadora, o sistema habilita o campo Agrupamento Bairro Repavimentadora. Caso contrário, o campo permanece desabilitado.


Tela para Adicionar Componentes da Equipe

Tela para Adicionar Equipamentos da Equipe

Tela de Sucesso

Quando acionado, o botão , o sistema fará todas as validações necessárias, como por exemplo, verificar se os campos obrigatórios e o preenchimento dos campos foram informados corretamente. E se tudo estiver correto, o sistema exibe a mensagem abaixo:

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Nome da EquipeCampo obrigatório - Informe o nome da equipe com no máximo 20 (vinte) caracteres.
Placa do VeículoInforme a placa do veículo, alfanumérico com no máximo 8 (oito) caracteres.
Carga do Trabalho Dia (hora)Campo obrigatório - Informe a carga de trabalho dia, em horas, com 2 caracteres, sendo o conteúdo limitado a 24 horas.
Código DDD do MunicípioInforme o código do DDD do município.
Número do TelefoneCampo obrigatório - Informe o número do telefone com até 8 (oito) caracteres.
Número do IMEI do AparelhoCampo obrigatório - Informe o número do IMEI do aparelho com até 15 (quinze) dígitos.
Unidade OrganizacionalCampo obrigatório - Informe o código da unidade organizacional, ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Unidade Organizacional, ao lado do campo. O nome da unidade será exibido ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão que se encontra sob o campo.
Agrupamento Bairro RepavimentadoraEste campo só será disponibilizado quando houver agrupamento de bairro para unidade repavimentadora.
Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Neste caso, a unidade repavimentadora, é um atributo necessário para programação das ordens de serviço de repavimentação por unidade e bairro do município. Este atributo só poderá ser informado quando a unidade organizacional informada for uma unidade do tipo repavimentadora.
Natureza da EquipeCampo obrigatório - Informe uma das opções disponibilizada pelo sistema.
Tipo Perfil ServiçoInforme o tipo perfil Serviço, ou selecione clicando no botão ao lado do campo. O nome do perfil será exibido ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão que se encontra sob o campo.
Usuário Responsável pela Execução do ServiçoInforme o usuário responsável pela execução do serviço, ou selecione clicando no botão ao lado do campo. O nome do usuário será exibido ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão que se encontra ao lado do campo.
Indicador de Programação AutomáticaSelecione a opção Sim ou Não.
Caso a opção escolhida seja Sim, o campo Usuário Responsável pela Execução do Serviço é obrigatório.
Indicador de Manter Programação com OS do Dia AnteriorCampo visualizado conforme parametrização. Informe a opção Sim para o sistema considerar a programação da Ordem de Serviço do dia anterior, caso contrário, informe Não.
O sistema exibe a opção Não como padrão, podendo ser modificada.
Marcando Sim, é possível que as ordens de serviço não finalizadas no dia anterior sejam priorizadas para a programação do dia seguinte para a mesma equipe.
Componentes da EquipeCampo obrigatório - Para adicionar um componente da equipe, clique no botão e surgirá a tela abaixo Adicionar Componentes da Equipe. Não existe limitação para adição de componentes de equipe.
Responsável: * Selecione obrigatoriamente a opção Sim ou Não.
Funcionário: Informe o código (mátricula), ou clique no botão ao lado do campo. O nome do funcionário será exibido.  Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão , que se encontra ao lado do campo.
Nome do Componente: Informe o nome do componente da equipe.
Para concluir o procedimento, clique no botão .
Para fechar a tela de popup, clique no botão .
Para excluir um componente da equipe, clique no botão no campo Remover.
Inclusão de Equipamentos EspeciaisPara incluir equipamentos especiais para a equipe, clique no botão e surgirá a tela abaixo Adicionar Equipamentos da Equipe.
Responsável: Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Quantidade: Informe, obrigatoriamente, a quantidade de equipamento para a equipe.
Para concluir o procedimento, clique no botão .
Para fechar a tela de popup, clique no botão .
Para excluir um equipamento cadastrado para a equipe, clique no botão no campo Remover.
Tipo de Equipe Campo visualizado conforme parametrização. Permite indicar se a equipe inserida é terceirizada ou própria. Sendo esta informação de grande importância para controlar as equipes em operação. É relevante informar que este campo somente é exibido para empresa Manaus Ambiental.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.
Ao clicar neste botão, o sistema abre a tela para adicionar registros.
Ao clicar neste botão, o sistema permite excluir o item cadastrado.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os procedimentos realizados, referente a última inclusão.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela o processo e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo de inserção nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema fecha o popup.

Referências

Termos Principais

ajuda/inserir_equipe.1510161283.txt.gz · Última modificação: 08/11/2017 17:14 (edição externa)