

Approvals: 0/1 A Versão Anteriormente Aprovada (15/04/2015 20:14) está disponível.

Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Inserir Retorno da OS Referida
O objetivo desta funcionalidade é permitir a inclusão de um tipo de retorno da ordem de serviço referida. A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Inserir Retorno da OS Referida.
Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Agora, informe os campos necessários para realizar a inclusão da ordem de serviço referida, conforme instruções para preenchimento dos campos AQUI. Em seguida, clique no botão .
O sistema executa algumas validações:
- Verificar existência de dados:
- Caso não exista a tabela na base de dados, é exibida a mensagem: Tabela «nome da tabela» inexistente e cancelada a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, é exibida a mensagem: Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancelada a operação.
- Solicitar o Indicador de Troca de Serviço, Situação e Motivo de Encerramento:
- Caso a referência do tipo serviço escolhido possua o indicador de existência da referência preenchido com Não, estas informações ficam desabilitadas para preenchimento.
- Validar atendimento do motivo de encerramento:
- Caso o indicador de deferimento esteja preenchido com Não, o indicador de execução do motivo de encerramento informado fica igual a Não; caso contrário, é exibida a mensagem: Motivo de encerramento do atendimento incompatível com o indicador de deferimento informado.
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do tipo de retorno da ordem de serviço referida, é exibida a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
Valida indicador de deferimento
- Apenas uma das descrições dos tipos de retorno da ordem referida, por referência do tipo de serviço cujo identificador de uso esteja ATIVO, pode ter este indicador com o valor UM; o restante possue o valor igual a DOIS; caso contrário, é exibida a mensagem: Existe mais de um indicador de deferimento com situação de deferido para a mesma referência do tipo de serviço informado.
- Validar indicador do deferimento x indicador de troca de serviço:
- Caso o indicador de deferimento esteja marcado como deferido, o indicador da troca de serviço deve estar marcado com Não; caso contrário, é exibida a mensagem: Indicador de troca de serviço incompatível com o indicador do deferimento informado.
- Verificar sucesso da operação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, é exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, o sistema exibe a mensagem Tipo de Retorno da OS Referida de código «código do tipo de retorno» inserido com sucesso.
Preenchimento dos Campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Descrição | Campo obrigatório - Informe por extenso a descrição do tipo de retorno da OS referida, com no máximo 50 (cinquenta) caracteres. |
Abreviatura | Informe por extenso a descrição abreviada do tipo de retono da OS referida, com no máximo 8 (oito) caracteres. |
Referência do Tipo de Serviço | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, cujo indicador de uso esteja Ativo. |
Indicador de Deferimento | Campo obrigatório - Apenas uma das descrições dos tipos de retorno da OS referida, por referência do tipo de serviço, cujo identificador de uso esteja ATIVO, caso contrário, será exibida a mensagem “Existe mais de um indicador de deferimento com situação de deferido para a mesma referência do tipo de serviço informado”. |
Indicador de Troca de Serviço | Campo obrigatório - Caso o indicador de deferimento esteja marcado como Deferido, o Indicador da Troca de Serviço deve ser marcado com Não; caso contrário, é exibida a mensagem: Indicador de troca de serviço incompatível com o indicador do deferimento informado. |
Código da Situação | O código da situação indica o tipo de retorno que está sendo cadastrado, que pode ser: Pendente ou Encerrada. |
Motivo de Encerramento do Atendimento | Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, cujo indicador de uso esteja Ativo. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base de dados. |
Referências
Termos Principais
Ordem de Serviço
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN