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Tabela de conteúdos
Efetuar Instalação/Substituição/Retirada de Hidrômetro em Lote
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Esta funcionalidade tem como objetivo instalar, substituir ou retirar hidrômetros em lote, com base em uma Ordem de Serviço (O.S.). Ela pode ser acessada via Menu de Sistema pelo caminho: GSAN > Micromedição > Hidrômetro > Efetuar Instalação/Substituição/Retirada de Hidrômetro em Lote. |
Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:
Observação
| Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Acima, informe obrigatoriamente o campo Ordem de Serviço. Feito isso, os campos Matrícula do Imóvel e Atual (com o número do hidrômetro atual) são preenchidos automaticamente. Caso a ordem de serviço seja de substituição ou instalação, o sistema habilita o campo Número do Hidrômetro Instalado. Para detalhes sobre o preenchimento dos demais campos clique AQUI. Esse procedimento pode ser chamado pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço. Neste caso, o número da ordem é exibido e não é permitida alteração.
Depois de preencher todos os campos necessários, clique em
. Feito isso, o sistema adiciona o hidrômetro no quadro abaixo. Para retirar um hidrômetro, basta selecionar seu checkbox correspondente e clicar em
. Caso queira retirar todos, clique na coluna Todos e repita o procedimento.
Antes, porém, o sistema efetua algumas validações:
- Validar Data Execução:
- Caso a data de execução seja inválida, o sistema exibe a mensagem: Data inválida e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso a data de execução seja posterior à data corrente, o sistema exibe a mensagem: Data informada não pode ser posterior à data corrente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar Existência da Ordem de Serviço Seletiva:
- Caso não exista a ordem de serviço ou a ordem de serviço não seja seletiva, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço informada não existe, não é Seletiva ou não está Pendente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar Ordem de Serviço Hidrometração:
- Caso a Ordem de Serviço não corresponda a um serviço de hidrometração (instalação, substituição ou retirada de hidrômetro), o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço informada não corresponde a um serviço de hidrometração e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar Situação do Hidrômetro:
- Caso o número do hidrômetro informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro Inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro com situação « » não pode ser instalado e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel onde está sendo instalado, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro informado não está armazenado na unidade do imóvel e retornar para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar a Existência de Hidrômetro no Imóvel/Ligação de água:
- Caso o tipo de medição informada seja igual a POÇO e não exista hidrômetro instalado no imóvel, o sistema exibe a mensagem: Imóvel não tem hidrômetro instalado para o tipo de medição POÇO e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso Contrário, o tipo de medição selecionado seja igual a LIGAÇÂO DE ÁGUA e não exista hidrômetro instalado na ligação de água, o sistema exibe a mensagem: Imóvel não tem hidrômetro instalado no imóvel para o tipo de medição LIGAÇÃO DE ÁGUA e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
Preenchimento dos Campos
| Campo | Orientações para Preenchimento |
|---|---|
| Ordem de Serviço | Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, ao lado do campo. O nome do serviço será exibido ao lado do campo.Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão ao lado do campo. Ao informar a ordem de serviço, os campos do quadro Dados do Imóvel são preenchidos automaticamente. |
| Matrícula do Imóvel | A matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração. |
| Cliente Usuário | O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração. |
| CPF ou CNPJ | O CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração. |
| Situação da Ligação de Água | A Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração. |
| Situação da Ligação de Esgoto | A Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração. |
| Tipo de Hidrômetro | Marque em Micromedidor ou Macromedidor de acordo com o tipo que será instalado. Este campo não é utilizado pelas empresas que utilizam a versão Postgree. |
| Número do Hidrômetro | Campo obrigatório - Caso seja *Micromedidor*, Informe o número do hidrômetro ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Hidrômetro, ao lado do campo.Caso seja Macromedidor, informe o número do tombamento, ou selecione clicando no botão .Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão ao lado do campo. |
| Data da Instalação | Campo obrigatório - Esta data é a de instalação do hidrômetro que consta na Ordem de Serviço e não permite alteração. |
| Tipo de Medição | Campo obrigatório - O sistema seleciona o tipo de medição de acordo com a especificação do Registro de Atendimento, associado à Ordem de Serviço, que pode ser Ligação de Água ou Poço. Por solicitação da Caern, foi incluída a opção Ligação de Esgoto. |
| Local de Instalação | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
| Proteção | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
| Troca de Proteção | Marque Sim para indicar que a caixa de proteção foi trocada, caso contrário marque Não. O sistema inicializa com Não. |
| Troca de Registro | Marque Sim para indicar que o registro foi trocado, caso contrário marque Não. O sistema inicializa com Não. |
| Leitura Instalação | Campo obrigatório - Informe a leitura que consta no hidrômetro no momento da instalação. Campo deve ser numérico, com no máximo 6 (seis) dígitos. |
| Número do Selo | Informe o número do selo. Campo alfanumérico. |
| Cavalete | Campo obrigatório - Selecione uma das opções COM ou SEM. Caso o hidrômetro esteja instalado em cavalete, informe Com, caso contrário, informe Sem. |
| Matrícula do Funcionário | Informe a matrícula do funcionário responsável pela retirada do hidrômetro ou clique em para Pesquisar Funcionário. |
| Número do Lacre | Informe o número do lacre. |
| Tipo do Poço | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Este campo somente será disponibilizado quando se tratar do tipo de medição = Poço. |
| Telemedido | Campo obrigatório, visualizado dependendo da empresa - Informe a opção Sim para indicar que o imóvel possui medição telemedido, caso contrário, informe a opção Não. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel. |
Funcionalidade dos Botões
| Botão | Descrição da Funcionalidade |
|---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo para efetivação do cadastramento do hidrômetro na base de dados. |
Referências
Termos Principais
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.



, link
ao lado do campo. Ao informar a ordem de serviço, os campos do quadro Dados do Imóvel são preenchidos automaticamente.

