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Tabela de conteúdos
Consultar Débitos
O objetivo desta funcionalidade é permitir a consulta dos débitos em aberto de um cliente ou de um imóvel, conforme pesquisa determinada pela matrícula do imóvel ou código do cliente. A funcionalidade pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Cobranca > Consultar Débitos.
Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:
Informamos que os dados exibidos nas telas e relatórios a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes. |
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Informe acima os parâmetros de pesquisa. Em seguida, clique no botão para solicitar a consulta dos débitos de acordo com os parâmetros informados.
O resultado da consulta será apresentado de acordo com o tipo de pesquisa realizado:
- Por imóvel,
- Por cliente.
Por solicitação da CAEMA, o sistema impede a impressão de segunda via de contas e impressões de documentos de débitos dos imóveis pertencentes ao programa Viva Água. Para os casos dos imóveis que fizeram parte do projeto Viva Água e não possuem contas vencidas, que foram faturadas como Viva Água, o indicador do imóvel será desmarcado.
Por solicitação da CAEMA e CAERN, a funcionalidade foi alterada para Totalizar os Débitos por Responsável nos relatórios, quando informado cliente superior, e disponibilizar os relatórios nos formatos PDF e CSV:
- Quando informado o Código do Cliente Superior, o sistema gera a totalização por responsável, conforme modelos de Relatórios apresentados abaixo;
- Serão agrupados e totalizados todos os imóveis que não possuam cliente responsável, associados em “Sem responsável”;
- O sistema cria o “Resumo por Responsável”, no “Relatório Resumo de Débitos Resumido”, com os totais por responsável, conforme modelo apresentado abaixo;
- Os relatórios serão gerados e disponibilizados nos formatos “PDF” e “CSV”;
- Incluído o código do cliente, antes do nome;
- Incluído o endereço do cliente usuário e o detalhamento do valor de acréscimo por impontualidade, exibindo:
- Valor da multa;
- Valor do juros;
- Valor da atualização monetária; e
- Total de acréscimo.
A tela é apresentada em três blocos, separados por linhas horizontais:
- Dados do Imóvel;
- Dados do Cliente;
- Dados do Período
Os blocos de Imóvel e Cliente são exclusivos. Ou seja, os dois não podem ser informados ao mesmo tempo.
Ao informar o Imóvel, o bloco de Cliente fica desabilitado, e vice-versa.
É obrigatório que se informe, pelo menos, um dos blocos exclusivos: Imóvel, ou Cliente.
Dentro do bloco Cliente, os campos de Cliente Superior e Cliente são exclusivos, ou seja, ao informar um dos campos, o outro fica desabilitado.
Os demais campos do bloco Cliente (Tipo da Relação e Responsável), só devem ser informados caso você tenha informado o campo “Cliente”. Caso você informe o campo “Cliente Superior” estes campos ficarão desabilitados.
Preenchimento dos campos
Campo | Orientação para Preenchimento |
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Matrícula do Imóvel | Caso deseje consultar os débitos associados a um imóvel, informe a matrícula de um imóvel existente e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” ![]() Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema apresentará a inscrição de localização do imóvel no campo correspondente. Para limpar o campo, clique no botão “Apagar” ![]() Ao informar este campo, o bloco com as informações do “Cliente” ficará desabilitado. |
Cliente Superior | Clientes superiores são aqueles clientes que têm um conjunto de imóveis a ele associados. Por exemplo: Considerando uma Prefeitura como um “Cliente Superior”, teremos associados à Prefeitura o conjunto de imóveis de todos os órgãos municipais (secretarias, empresas, fundações, …). Caso deseje consultar os débitos associados a um cliente superior, informe o código do cliente superior e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” ![]() Para limpar o campo, clique no botão “Apagar” ![]() A informar este campo, os campos de “Imóvel”, “Cliente”, “Tipo da Relação” e “Responsável” ficarão desabilitados. |
Cliente | Caso deseje consultar os débitos associados a um cliente, informe o código de um cliente e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” ![]() Após a informação do código do cliente, ou da seleção do cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente. Para limpar o campo, clique no botão “Apagar” ![]() A informar este campo, os campos de “Imóvel” e “Cliente Superior” ficarão desabilitados. |
Tipo da Relação | Caso deseje efetuar um filtro pelo tipo da relação do cliente com o imóvel, selecione-o entre as opções apresentadas pelo sistema na lista ao lado do campo. Este campo só ficará habilitado, caso você tenha informado o campo “Cliente”. |
Responsável | Indicado na Conta, Selecione esta opção caso você deseje consultar os débitos do cliente no momento da emissão da conta. Exemplo: O cliente Antônio não está mais vinculado ao imóvel, mas deixou débitos em aberto antes de perder o vínculo com o imóvel. Esta opção permite que você consulte os débitos emitidos para o Antônio, mesmo que ele não tenha mais vínculo com o imóvel. Atual do Imóvel, Selecione esta opção caso você deseje consultar os débitos onde o cliente informado seja o cliente atual dos imóveis, não importando se o débito foi gerado antes dele estar vinculado ao imóvel. Todos, Selecione esta opção para considerar as duas situações relatadas acima. O sistema vem com a opção “Atual do Imóvel” previamente selecionada. Apenas usuários com permissão especial é que poderão modificar a opção. Este campo só ficará habilitado, caso você tenha informado o campo “Cliente”. |
Período de Referência do Débito | Caso deseje efetuar um filtro pelo período de referência do débito, informe mês/ano inicial e final do período. Ao informar o mês/ano inicial do período de referência, o sistema, automaticamente, atualiza o mês/ano final do período de referência. Mas, você poderá alterar o período de referência final para um período superior ao inicial. Você não precisa se preocupar com a barra de separação, pois o sistema a coloca automaticamente. O período deve ser informada no formato: MM/AAAA, onde MM é o mês e AAAA, o ano. O mês deve ser informado, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro. |
Período de Vencimento do Débito | Caso deseje efetuar um filtro pelo período de vencimento do débito, informe a data inicial e final do período. Ao informar a data inicial, o sistema, automaticamente, atualiza a data final. Mas, você poderá alterar a data final para uma data superior à inicial. Você tem duas opções para informar a data: Digitando-a no campo. Neste caso não precisa se preocupar com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente. A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano. O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro. Pesquisando-a num calendário. Neste caso, clique no botão “Calendário” ![]() Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter instruções mais detalhadas da tela “Calendário”]] |
Consultar Débitos do Imóvel
Realizada a consulta por imóvel, o sistema exibe a tela contendo os dados do imóvel com os débitos, que porventura existam.
Consultar Débitos do Cliente
Realizada a consulta por cliente, o sistema exibe a tela contendo os dados do cliente com os débitos, que porventura existam.
Ao clicar no “hyperlink” do campo “Mês/Ano” de referência da conta, o sistema irá apresentar a tela Consultar Conta com o detalhamento da conta, e a opção para emissão da 2ª via da conta.
Ao clicar no hyperlink do campo Acrésc.Impont., o sistema irá apresentar a tela abaixo com o detalhamento do acréscimo por impontualidade.
Ao clicar no botão , o sistema gera em relatório os acréscimos por impontualidade, conforme modelo apresentado no final desta página.
Ao clicar no “hyperlink” do campo “Tipo de Débito”, o sistema irá apresentar a tela “Consultar Débitos a Cobrar” com o detalhamento do “Débito a Cobrar” selecionado.
Ao clicar no “hyperlink” do campo “Tipo do Crédito”, o sistema irá apresentar a tela “Consultar Créditos a Realizar” com o detalhamento do “Crédito a Realizar” selecionado.
Ao clicar no “hyperlink” do campo “Tipo de Débito”, o sistema irá apresentar a tela “Consultar Guias de Pagamento” com o detalhamento da “Guia de Pagamento” selecionada.
Os “hyperlinks” existentes no resultado da consulta dos débitos de um cliente são os mesmos do resultado da consulta por imóvel.
No resultado da consulta por cliente o sistema apresentará os botões com os quais você poderá imprimir o extrato de débitos para pagamento, apenas das contas, ou de todos os débitos: , ou
.
Ao clicar no botão , o sistema gera o “Extrato de Débito por Cliente”, conforme modelo abaixo:
Ao clicar no botão , o sistema gera o “Extrato de Débito por Cliente (Total)”, conforme modelo abaixo:
Geração e Modelos dos Relatórios
Na tela “Consultar Débitos do Cliente”, no campo “Selecione o Tipo de Relatório” entre as opções disponibilizadas, para geração dos relatórios. Em seguida, selecione o formato do relatório (PDF ou CSV). O sistema gera um relatório por vez.
Relatório de Débitos
Formato PDF
Formato CSV
Relatório de Débitos Resumido
Formato PDF
Formato CSV
Relatório de Débitos Resumido por Responsável
Formato PDF
Formato CSV
Modelo do Relatório Acréscimo por Impontualidade
Tela de Sucesso
A tela de sucesso será apresentada de acordo com o argumento de pesquisa que você informou na tela de filtro.
- Se por imóvel, o sistema apresentará os débitos do imóvel.
- Se por cliente superior, o sistema apresentará os débitos dos imóveis vinculados ao cliente superior.
- Se por cliente, o sistema apresentará os débitos dos imóveis do cliente.
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
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![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano). Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração do extrado de débito. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração do extrado de débito das contas selecionadas. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração do extrato de débito de todas as contas. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema gera o relatório dos acréscimos por impontualidades. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela em exibição. |
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