A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
O objetivo desta funcionalidade é incluir uma nova solicitação de acesso ao GSAN, para funcionários da empresa ou prestadores de serviços, informando o superior hierárquico responsável pela autorização do acesso. Ela pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Segurança > Acesso > Solicitação de Acesso > Inserir Solicitação de Acesso. Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir: |
Informamos que os dados exibidos na tela a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Acima, o sistema exibe a Matrícula e o nome do usuário que efetuou o login. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. Na funcionalidade de Inserir/Atualizar Solicitação de Acesso, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (por nível ou por grupo especial), aparece apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado. A funcionalidade contempla ainda a abrangência dos usuários e a verificação se o usuário tem apenas um grupo de acesso. Antes da inserção, o sistema efetua algumas validações: O campo Competência para Retificação foi incluído na funcionalidade de Inserir/Atualizar/Autorizar solicitação de acesso. A funcionalidade de Retificar Contas foi alterada para verificar se o usuário logado no sistema tem competência para retificar conta. Caso não possua, a retificação só é permitida se o grupo ao qual o usuário pertence tiver essa competência. A funcionalidade de Inserir/Atualizar solicitação de acesso deve ter uma permissão especial para preencher esse campo (competência de retificação). Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso:
Foi alterada a descrição do e-mail enviado para o usuário, autorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades Inserir Solicitação de Acesso e Manter Solicitação de Acesso, visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema faz o controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas. Por exemplo, no e-mail será acrescentada: O Prestador de serviços, CPF: xxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTRO, ACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVO, PARCELAR - PLANOS ESPECIAIS, VALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE. Será enviado e-mail para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que o usuário para o qual está sendo registrada a solicitação de acesso, fará parte de um grupo especial de acesso. O sistema realiza uma pesquisa para verificar se o grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial e, sendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo Especial Segurança e emite email informando sobre a solicitação de acesso de usuário para um grupo especial. Será restringida a visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com a indicação de visualizar permissão especial serão habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais da solicitação de acesso. O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança; caso encontre, o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema. Alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuário, para aceitar o ano do período final maior que o ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 meses, entre a data inicial e final do período de cadastramento informado. O acesso às funcionalidades Inserir Solicitação de Acesso e Manter Solicitação de Acesso não será mais limitado, apenas, para funcionário. O solicitante pode ser um usuário do sistema. A funcionalidade foi alterada para validar se o tipo de usuário, que está logado no sistema, tem indicação para Inserir Solicitação de Acesso e Manter Solicitação de Acesso. Exemplo: se o tipo de usuário correspondente a prestador de serviços for parametrizado com indicador = Sim, o sistema disponibiliza as funcionalidades Inserir Solicitação de Acesso e Manter Solicitação de Acesso para todo usuário do tipo prestador de serviços que esteja vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso. |
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Campo | Preenchimento dos Campos |
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Funcionário Solicitante: | |
Matrícula | Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário solicitante, ou selecione a matrícula clicando no botão ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Funcionário Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico: | |
Matrícula | Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário superior hierárquico, ou selecione a matrícula clicando no botão ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Notificar Responsável por E-mail | Caso a opção informada seja Sim, o sistema encaminha um e-mail automático para o autorizador, caso seja Não, o e-mail não é encaminhado. |
Usuário Responsável por Revalidar Usuário que está sendo inserido: | |
Matrícula/CPF | Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela revalidação, ou o CPF em caso de prestador de serviço, ou selecione clicando no botão ao lado do campo. O sistema exibe o nome correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Pesquisa do Usuário para Preenchimento dos Campos | |
Matrícula/CPF | Informe a matrícula do usuário, ou selecione a matrícula clicando no botão ao lado do campo, ou o CPF em caso de prestador de serviço, o sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Dados do Usuário | |
Tipo de usuário | Campo obrigatório - Deve ser escolhida uma das opções oferecidas pelo sistema. Caso tenha sido escolhida a opção de notificar responsável por e-mail = Sim, e o tipo de usuário seja Prestador de Serviço, o sistema envia uma mensagem contendo o nome do prestador de serviço, solicitando a liberação para o grupo de acesso solicitado. Caso a solicitação seja para funcionário, a mensagem é dada contendo os dados do funcionário e solicitando a liberação de acesso para o grupo solicitado. |
Empresa | Este campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e fica disponível para seleção quando o Tipo de Usuário for Prestador de Serviço. Quando o usuário for funcionário, o campo é exibido, mas não permite alteração. |
Matrícula do Funcionário | Informe a matrícula do funcionário, caso o Tipo de Usuário não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Nome do Usuário | Informe o nome do usuário quando o Tipo de Usuário for prestador de serviço. Se a opção escolhida no Tipo de Usuário for diferente de prestador de serviço este campo fica indisponível. |
Número do CPF | Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário. |
Data de Nascimento | Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Data - Calendário, ao lado do campo. |
Unidade de Lotação | Campo obrigatório - Informe o código da unidade administrativa da empresa, ou selecione clicando no botão ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. Este campo pode ser modificado pelo usuário. |
Login | Campo obrigatório - Caso o Tipo de Usuário seja Prestador de Serviço deve ser preenchido com o CPF do solicitante de acesso. Caso seja funcionário, deve ser preenchido com a matrícula. |
Campo obrigatório - Deve ser preenchido com um e-mail válido. Este campo pode ser modificado pelo usuário. | |
Período de Cadastramento | Campo obrigatório - Deve ser preenchido com as datas de inicio e fim do período de cadastramento. O campo data tem o formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano). Opcionalmente pode ser escolhida a data clicando no botão , link Pesquisar Data - Calendário, ao lado do campo. Este campo pode ser modificado pelo usuário. |
Competência para Retificação | Este campo deve ser preenchido com a competência para retificação, com o número de vezes a média de consumo. |
Acesso do Usuário: | |
Abrangência do Acesso | Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Gerência Regional | Caso a Abrangência do Acesso selecionada seja GERÊNCIA REGIONAL este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Unidade de Negócio | Caso a Abrangência de Acesso selecionada seja UNIDADE DE NEGÓCIO este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Localidade | Caso a Abrangência do Acesso selecionada seja LOCALIDADE este campo é habilitado. Informe o código da localidade ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Localidade, ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Nível | Selecionar uma das opções de Grupo de Acesso ao qual o solicitante fica vinculado. |
Especial | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Permissões Especiais | Neste quadro são disponibilizadas as permissões especiais que podem ser liberadas para o solicitante. Marque/Desmarque uma ou mais opções no(s) checkbox(s) correspondente(s). |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
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Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresenta uma tela de pesquisa para o domínio do campo. | |
Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo. | |
Ao acionar este botão, o sistema abre uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário. Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter a ajuda da tela do calendário. |
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Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela. | |
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. | |
Utilize este botão para efetivar a transação. |