Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:informar_dados_do_imovel_por_economia_-_atualizar_economia
Esta versão (03/07/2015 19:43) é um Rascunho.
Approvals: 0/1

Informar Dados do Imóvel por Economia - Atualizar Economia

Esta opção do sistema permite a atualização das informações de uma economia de uma subcategoria do imóvel.

Após a atualização dos campos, clique no botão para efetuar a atualização da economia e fechar a tela.

Preenchimento dos campos

CampoOrientações para Preenchimento
Complemento EndereçoInforme a descrição do complemento do endereço (Ex: Apto 604, Loja 10, …).
Número de Pontos de UtilizaçãoInforme o número de pontos de abastecimento de água existentes no imóvel.
Número de MoradoresInforme o número de moradores que residem no imóvel.
Número de IPTUInforme o número de inscrição do imóvel na Prefeitura. O objetivo é viabilizar a integração e troca de informações com o município.
Número Contrato Companhia de EnergiaInforme o número do contrato de fornecimento de energia elétrica que o imóvel tem com a companhia distribuidora de energia elétrica.
Área Construída(*)Campo obrigatório - Você tem duas maneiras de informar este campo:
Informando a área - Em metros quadrados, no campo mais a esquerda; ou
Selecionando a faixa da área construída - no campo mais à direita.
Caso você informe a área do imóvel no campo mais a esquerda, o sistema, automaticamente, desabilitará o campo de seleção da faixa e, internamente fará o enquadramento do imóvel na faixa de área construída correspondente à área informada. Neste caso o sistema armazena a informação da área construída informada e a informação da faixa de área construída, na qual, o imóvel foi enquadrado.


Clientes da Economia

Inicialmente você deve informar os dados do cliente que deseja inserir, selecionando o cliente e informando o tipo da relação dele com o imóvel (Proprietário, Usuário, Responsável, …).

Caso o cliente não esteja cadastrado, você deverá, primeiro, inserí-lo através da opção “Cadastro > Cliente > Inserir Cliente”.

Depois do cliente estar devidamente selecionado e configurado, você deve clicar no botão , para inserir o cliente na tabela “Nome do Cliente”.

É obrigatório que um cliente do tipo “Usuário” seja informado.

Para Inserir um cliente, preencha os campos do cliente relacionados abaixo, e clique no botão , que o cliente será inserido na tabela.

CampoOrientações para Preenchimento
Código(*)Campo obrigatório - Informe o código de um cliente, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , link Pesquisar Cliente, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa de clientes.
Após a informação do código de um cliente existente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Tipo do Cliente(*)Campo obrigatório - Selecione, na lista apresentada, o tipo da relação do cliente com o imóvel (Proprietário, Usuário, …).
Data Início Relação(*)Campo obrigatório - Informe a data de início da relação do cliente com o imóvel, ou clique no botão do calendário , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data a partir do calendário.
Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente.
A data de início da relação do cliente com o imóvel não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento do cliente, caso este campo tenha sido informado.


Para Remover o cliente da tabela “Nome do Cliente”, selecione-o no “check-box” existente na coluna “Remover”.

Selecione tantos clientes, quantos desejar excluir, e, depois, clique no botão , que o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.

Clique no botão “Cancelar” para desistir da remoção, ou no botão “OK” para confirmar a remoção do(s) cliente(s).

Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela “Inserir Economias” sem efetuar nenhuma modificação na tabela.

Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela “Inserir Economias” efetuando a remoção do cliente na tabela.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para ativar a funcionalidade “Pesquisar Cliente”.
Deve ser utilizado quando não se conhece o código do cliente que deseja vincular ao imóvel.
Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma outra tela, onde será possível realizar a pesquisa.
Utilize este botão para limpar o campo “Cliente”.
Utilize este botão para adicionar o cliente da economia na tabela “Nome do Cliente”.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a remoção do cliente da tabela “Nome do Cliente”.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a atualização da economia na subcategoria do imóvel.




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/informar_dados_do_imovel_por_economia_-_atualizar_economia.txt · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)