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ajuda:telefone
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Aba Telefone

Esta tela faz parte do processo “Manter Cliente”, e permite que você atualize as informações do cliente.

Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em quatro abas:

  • Nome e Tipo: Para identificação do cliente
  • Pessoa: Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica)
  • Endereço: Para informar os endereços do cliente
  • Telefone: Para informar os telefones do cliente

O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, então deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.

O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados.

Efetue as alterações que desejar, e clique no botão , para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.

Para remover um telefone da tabela “Telefone(s) do Cliente”, clique no botão “” da tabela, que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela.

Após clicar no botão, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.

Clique no botão “cancelar.jpg” para desistir da remoção, ou no botão “OK” para confirmar a remoção do telefone.

  • Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de telefone sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
  • Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de telefone efetuando a remoção do telefone na tabela.

O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número.

As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada.

Agora nós vamos ver a ajuda para a aba “Telefone”.

Preenchimento dos campos

Inserir Telefone

Para inserir um telefone você deve preencher os dados do telefone a ser inserido, e clicar no botão .

  • Caso não exista nenhum erro no cadastramento das informações do telefone, o sistema adicionará o telefone na tabela “Telefone(s) do Cliente”.
  • Caso exista algum erro no cadastro das informações do telefone, o sistema irá apresentar a mensagem de crítica correspondente.

Veja, na lista apresentada na tabela abaixo, as informações necessárias para o cadastramento de um telefone:

CampoDescrição do Preenchimento
Tipo do TelefoneSelecione, na lista de tipos apresentada, o tipo do telefone que você está inserindo (residencial, comercial, celular, fax, …).
MunicípioVocê deve informar este campo, caso desconheça o número do DDD do telefone que está cadastrando.
Ao informar o município, o sistema, automaticamente, irá atualizar o campo do DDD.
Caso você conheça o DDD do telefone que está cadastrando, então não será necessário informar o município.
Mas, caso você desconheça o número do DDD, mas saiba o município do telefone, então informe o código do município e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar Município, que fica ao lado do campo, que será apresentada a tela “Pesquisar Município” para que você efetue a pesquisa do município.
Ao informar o código de um município existente na base de dados e teclar “Enter”, ou ao selecionar o município após a realização de uma pesquisa, o sistema, além de apresentar o nome do município no campo correspondente, irá atualizar o número do DDD do telefone com o número do DDD cadastrado para o município informado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
DDDInforme o número do DDD (Discagem Direta à Distância) do telefone que está sendo informado. O sistema só irá aceitar o número do DDD, caso este número exista no cadastro de municípios do sistema.
Caso você desconheça o número do DDD, mas saiba qual é o município do telefone, então informe o município no campo correspondente, que o sistema, automaticamente, atualizará o número do DDD com o existente no cadastro de municípios.
Número do TelefoneInforme o número do telefone do cliente. Este campo deve ser numérico.
RamalInforme o ramal do telefone, caso exista. Este campo deve ser numérico.

Telefone Principal

Na coluna “Principal”, existente na tabela “Telefone(s) do Cliente”, você deverá informar qual é o telefone principal do cliente.

Considerações Finais Sobre o Cadastramento de Telefones

Caso tenha efetuado o cadastrado de um telefone com erro, como não há a opção de alteração, então você deverá remover o telefone inserido com erro e efetuar a inserção de um outro telefone, com os dados corretos.

O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número.

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão concluir.jpg, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo “Manter Cliente”.

O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do cliente tiver sido realizada com sucesso.

“Cliente de (código do cliente) atualizado com sucesso.”

O sistema apresentará três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos “hyperlinks” existentes na tela de sucesso:

  • Menu Principal –> Para voltar à tela principal do sistema.
  • Realizar outra manutenção de cliente –> Para efetuar a atualização de um outro cliente.


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ajuda/telefone.1433534750.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)