Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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Aba Pessoa

Esta tela faz parte do processo Manter Cliente, e permite que você atualize as informações do cliente. O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, neste caso deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.

Para a CAERN, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um Registro de Atendimento aberto na situação Pendente, e que esteja associado ao cliente selecionado na Manter Cliente para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o encerramento do registro de atendimento, concluindo a solicitação. Porém, caso você tenha Permissão Especial não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você não tenha Permissão Especial e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: Não existe RA que permita manutenção para o cliente.

O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Efetue as alterações que desejar, e clique no botão Concluir, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.

Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em cinco abas:

  1. Nome e Tipo: Para identificação do cliente
  2. Pessoa: Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica)
  3. Endereço: Para informar os endereços do cliente
  4. Sócio: Para informar os sócios do cliente.(Disponível apenas para Pessoa Jurídica)
  5. Contatos: Para informar os dados de contado do cliente


As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada.

A aba Pessoa tem uma característica diferente das demais abas. Ela terá uma formatação diferente, dependendo do tipo do cliente.

Em função do tipo do cliente informado na aba anterior (Nome e Tipo), é que o sistema irá formatar a aba Pessoa, entre as opções: Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.

Pessoa Física

Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI.

Por solicitação da CAEMA, foi incluído o campo Documento Validado, de preenchimento obrigatório e visualizado apenas para esta empresa, sendo inicializado pelo sistema com a opção Não.

Para acessar a tela de atualização dos dados do cliente pessoa física da MANAM clique AQUI.

Criada Permissão Especial para alterar a situação de Validado para Não Validado. Inicialmente, todos os clientes terão o CPF / CNPJ como Não Validado.

No caso de inclusão de Cliente através da funcionalidade Inserir Cliente, o Cliente será cadastrado na situação de Não Validado.

Atenção: o campo No. Documento é visualizado pela DESO. Ele permite caracteres alfanuméricos, que possibilitam a inserção de número de passaporte (para estrangeiros) no lugar do número da identidade. Para as demais empresas, o campo é substituído pelo RG.

Já o campo Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta é visualizado para todas as empresas e seu preenchimento é obrigatório. Marcar SIM neste campo, significa dizer que, para o cliente que está sendo atualizado, a impressão do CPF/CNPJ na conta será visualizada completa; se for marcado NÃO a visualização do CPF/CNPJ é feita com máscara. Exemplo: 663-XXX-XXX-63. No caso de o cliente ser Pessoa Jurídica, o procedimento é semelhante, conforme exemplo AQUI.

Atenção: para marcar a opção SIM, é necessário possuir permissão especial. Caso contrário, o campo Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta fica desabilitado.

Por solicitação da CASAL, os campos: CPF, RG, Data de Emissão, Órgão Expedidor, Estado, Data de Nascimento, Sexo e Nome da Mãe são visualizados como preenchimento obrigatório:

Após a Validação, o CPF/CNPJ não mais poderá ser alterado, a não ser por usuário que possua Permissão Especial.

Procedimentos a serem adotados na Atualização Cadastral através do Mobile:

  1. No caso de Inclusão de um Novo Cliente, o CPF / CNPJ já é cadastrado como Validado;
  2. Caso o indicador para aceitar CPF/CNPJ já cadastrados para outro cliente esteja igual a 2, o sistema permite cadastrar o mesmo CPF/CNPJ para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  3. No caso de Alteração, se o CPF / CNPJ cadastrado não tiver sido Validado, será feita a Substituição pelo informado no recadastramento, mas permanecendo a situação como Não Validado;
  4. No caso de Alteração, se o CPF / CNPJ cadastrado já tiver sido Validado e for diferente do informado, não faz a Substituição e marca o dado para ser listado posteriormente.


Pessoa Jurídica


Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. Para acessar a tela de atualização dos dados do cliente pessoa jurídica da MANAM clique AQUI.


Preenchimento dos campos

A aba Pessoa tem uma característica diferente das demais abas. Ela terá uma formatação diferente, dependendo do tipo do cliente. Em função do tipo do cliente informado na aba anterior (Nome e Tipo), é que o sistema irá formatar a aba Pessoa, entre as opções: Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.

Preenchimento dos campos: Pessoa Jurídica

CampoOrientações de Preenchimento
Cliente Responsável SuperiorInforme o código de um cliente do tipo pessoa jurídica, existente na base de dados, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa dos clientes responsáveis. Após a informação do código de um cliente existente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente. Para obter ajuda sobre a funcionalidade Pesquisar Responsável, clique aqui.
CNPJInforme o número do CNPJ do cliente com 14 dígitos.
Regra associada: O sistema irá verificar se o número é válido. Caso o indicador para aceitar CNPJ já cadastrado para outro cliente esteja igual a 2, o sistema permite cadastrar o mesmo CNPJ para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. Campo pode ser opcional, dependendo da parametrização da empresa.
Ramo de AtividadeSelecione, na lista apresentada, o ramo da atividade do cliente que você está inserindo.
Atividade EconômicaInforme a atividade econômica do tipo de pessoa jurídica existente na base de dados, e tecle Enter, ou clique em , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup onde será possível efetuar a pesquisa.
Inscrição EstadualInforme a inscrição estadual do cliente, com até 14 dígitos.
EstadoSelecione, na lista apresentada, o Estado do cliente que você está inserindo.
Regra associada: Campo obrigatório, caso a Inscrição Estadual seja informada.
Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta Campo obrigatório. Define se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma máscara. Exemplo: 663-XXX-XXX-63.
Regra associada: caso você não tenha permissão especial para alterá-lo, o campo segue desabilitado.


Preenchimento dos campos: Pessoa Física

CampoOrientação para Preenchimento
CPFCampo obrigatório para algumas empresas. Informe o número do CPF do cliente com 11 dígitos.
Regra associada: O sistema irá verificar se o número é válido. Caso o indicador para aceitar CPF já cadastrado para outro cliente esteja igual a 2, o sistema permite cadastrar o mesmo CPF para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. Campo pode ser opcional, dependendo da parametrização da empresa.
No. Documento / RGCampo obrigatório para algumas empresas. Este campo é composto pelos campos relacionados abaixo.
Regra associada: Ao informar um dos campos que compõem o RG, os demais, obrigatoriamente, deverão ser informados. Número do RG: Informe o número do RG do cliente com no máximo 13 dígitos. O sistema irá verificar se o número informado é válido. Data de Emissão: Informe a data de emissão do RG, ou clique no botão do calendário , para selecionar a data a partir do calendário. Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. A data de emissão do RG não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento, caso este campo tenha sido informado. Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter a ajuda da tela do calendário, que é acionada ao se clicar no campo correspondente. Órgão Expedidor: Selecione o órgão expedidor do RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. Estado: Selecione estado da federação que emitiu o RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. O campo No. Documento é visualizado pela DESO. Ele permite caracteres alfanuméricos, que possibilitam a inserção de número de passaporte (para estrangeiros) no lugar do número da identidade. Para as demais empresas, o campo é substituído pelo RG.
Data de NascimentoCampo obrigatório para algumas empresas. Informe a data de nascimento do cliente, ou clique no botão do calendário , para selecionar a data a partir do calendário.
Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter a ajuda da tela do calendário, que é acionada ao se clicar no campo correspondente.
ProfissãoSelecione a profissão, entre as profissões apresentadas na lista.
SexoCampo obrigatório para algumas empresas. Selecione o sexo do cliente entre as opções apresentadas na lista associada ao campo.
Nome da MãeCampo obrigatório para algumas empresas. Informe por extenso o nome da mãe do cliente.
Raça/CorSelecione a raça/cor do cliente, entre as opções disponíveis na lista.
NacionalidadeSelecione a nacionalidade do cliente, entre as opções disponíveis na lista.
Estado CivilSelecione o estado civil do cliente, entre as opções disponíveis na lista.
Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta Campo obrigatório. Define se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma máscara. Exemplo: 663-XXX-XXX-63.
Renda Campo Opcional, informe o valor da Renda do Cliente
Óbito Campo Opcional, informe se o cliente está vivo com o valor SIM/NÃO


Caso você retorne para a aba anterior (Nome e Tipo) e modifique o tipo do cliente, modificando, também, o tipo da pessoa; o sistema irá apresentar uma tela, comunicando a perda das informações para o tipo antigo e solicitando a confirmação da operação. Confirmando a operação o sistema irá desprezar as informações anteriores e formatar a tela com os campos do novo tipo em branco.

Tela de Sucesso

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo Manter Cliente. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do cliente tiver sido realizada com sucesso.

Cliente de código (Código do Cliente) atualizado com sucesso.

O sistema apresentará três opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:

  1. Menu Principal → Para voltar à tela principal do sistema.
  2. Realizar outra manutenção de cliente → Para efetuar a atualização de um outro cliente.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Este botão permite ao usuário visualizar um resumo dos dados do imóvel que esta sendo atualizado.
Basta posicionar o mouse sobre o botão, que o sistema apresentará a janela com o resumo.
Estando com a aba formatada para Pessoa Jurídica, este botão será apresentado para acionar a funcionalidade Pesquisar Responsável.
Clique neste botão para efetuar a limpeza do campo correspondente.
Estando na aba formatada para Pessoa Física, ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir do calendário. Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário, link Pesquisar Data - Calendário.
Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior.
Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba.
Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual.
No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento, e posicionará na aba Nome e Tipo.
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.
Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso será a tela Manter Cliente ou a tela Filtrar Cliente.
Utilize este botão (visualizado para a MANAM) para remover o número do CPF cadastrado e inserir outro.
Utilize este botão (visualizado para a MANAM) para remover o número do CNPJ cadastrado e inserir outro.

Referências

Termos Principais

Cliente

Imóvel



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ajuda/pessoa.txt · Última modificação: 14/01/2022 17:35 por tadeu.sarmento