
Approvals: 0/1
Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Manter Grupo de Faturamento
O objetivo desta funcionalidade é alterar ou remover um grupo de faturamento utilizado no sistema GSAN. A funcionalidade pode ser acessada através do caminho: GSAN > Faturamento > Grupo > Manter Grupo de Faturamento.
Feito isso, o sistema visualiza a tela de filtro a seguir:
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Acima, preencha todos os campos obrigatórios (para orientações sobre o preenchimento dos campos clique aqui) e clique no botão . Feito isso, o sistema efetua algumas verificações de consistências:
- Preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe o conteúdo de algum campo necessário à atualização da forma de arrecadação, o sistema exibe a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido».
- Atualização realizada por outro usuário:
- Caso o usuário esteja tentando atualizar um grupo de faturamento e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
- Sucesso da transação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno.
- Mês/ano de referência:
- Caso o mês/ano de referência esteja inválido, o sistema exibe a mensagem Mês/Ano de referência inválido.
Após a execução do filtro, o sistema exibe a tela abaixo, contendo os itens cadastrados que atenderam aos parâmetros informados:
Para remover um ou mais itens, marque o(s) checkbox(s) correspondente(s). Para excluir todos os itens, clique no hiperlink Todos, em seguida, clique no botão .
Para atualizar um item, clique no hiperlink do campo Descrição e será exibida a tela Atualizar Grupo de Faturamento:
Atenção: o campo opcional Dia de Vencimento Alternativo só é visualizado caso o parâmetro Quantidade de dias para vencimento alternativo esteja ativo e diferente de nulo. Ao lado do campo, é visualizado também um calendário com os 31 dias do mês corrente onde podem ser informadas as datas de vencimento alternativo para o grupo de faturamento que está sendo atualizado. Tanto a visualização do calendário quanto a quantidade de dias de vencimento alternativo possíveis de ser selecionados são definidas via parâmetro. Caso a quantidade de dias exceda o definido previamente, o sistema exibe a mensagem abaixo, retornando para o passo correspondente no fluxo principal:
Para excluir ou incluir as datas do vencimento alternativo, selecione-as clicando sobre elas com o mouse. Caso nenhuma data seja selecionada, todas as datas alternativas existentes serão excluídas.
Para gerar o relatório com os grupos de faturamento cadastrados, clique no botão da tela 2.
Faça as modificações que julgar necessárias e clique no botão .
Preenchimento dos Campos
Campo | Preenchimento dos Campos |
---|---|
Código | Exibido pelo sistema e não permite alteração. |
Descrição | Campo obrigatório - Informe a descrição do grupo, com no máximo 25 (vinte e cinco) caracteres. |
Descrição Abreviada | Campo obrigatório - Informe a descrição abreviada do grupo, com no máximo 3 (três) caracteres. |
Mês/Ano de Referência | Campo obrigatório - Informe o mês e o ano de referência, formato mm/aaaa. |
Dia do Vencimento | Campo obrigatório - Informe o dia de vencimento obrigatório para o grupo de faturamento, com no máximo 2 (dois) dígitos. |
Dia do Vencimento Alternativo | Campo visualizado caso o parâmetro Quantidade de dias para vencimento alternativo esteja ativo e diferente de nulo. No calendário com os 31 dias do mês corrente ao lado do campo, selecione as datas de vencimento alternativo para o grupo de faturamento em questão, de acordo com a quantidade máxima permitida. |
Venc. da Conta no Mesmo Mês do Grupo? | Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” para indicar que o vencimento da conta ocorrerá no mês do vencimento do grupo, caso contrário, informe “Não”. |
Exibir Mensagem na Conta da Quitação Anual de Débito? | Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” para indicar a geração de mensagem de quitação anual de débito na conta, caso contrário, informe “Não”. |
Indicador de Uso | Campo obrigatório - A opção “Ativo” indica que o grupo está em uso no sistema, caso contrário, informe a opção “Inativo”. |
MODELO DE RELATÓRIO: GRUPOS DE FATURAMENTO CADASTRADOS
Tela de Sucesso
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema executa o filtro com base nos parâmetros informados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema remove o(s) item(ns) marcados no checkbox. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema gera o relatório GRUPOS DE FATURAMENTO CADASTRADOS. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados referente ao grupo de faturamento. |
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN