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ajuda:inserir_credito_a_realizar
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Inserir Crédito a Realizar

Esta opção do sistema permite a inserção de um Crédito a Realizar para um imóvel. Apenas usuários com permissão especial podem efetuar esta operação. O acesso a esta funcionalidade pode ser realizada via Menu do sistema: GSAN > Faturamento > Crédito a Realizar > Inserir Crédito a Realizar.

Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Inicialmente, você deverá selecionar o imóvel, seja através de um Registro de Atendimento, ou de uma Ordem de Serviço; em seguida, preencha os demais campos; e, finalmente, clique no botão para solicitar ao sistema a efetivação da inserção do Crédito a Realizar para o imóvel.

Tela de Sucesso

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e não houver inconsistência no conteúdo dos campos da tela.

O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do Crédito a Realizar estiver realizada com sucesso.

Crédito a Realizar do imóvel (matrícula do imóvel) inserido com sucesso.

O sistema apresentará três opções após a inserção do Crédito a Realizar.

Escolha a opção, clicando em algum dos hyperlinks apresentados na tela de sucesso:

  • Menu Principal - Para voltar à tela principal do sistema.
  • Inserir outra Crédito a Realizar - Para inserir outra crédito.
  • Cancelar Crédito(s) a Realizar do Imóvel (matrícula do imóvel) - Para ativar a opção Cancelar Crédito a Realizar


Preenchimento dos campos

Depois de selecionar o imóvel, você deverá, excludentemente, informar um dos campos abaixo para selecionar o imóvel.

Apenas usuários que possuírem senha especial é que poderão inserir o Crédito a Realizar para imóveis em cobrança administrativa.

CampoPreenchimento dos Campos
Registro de AtendimentoInforme o número do Registro de Atendimento e tecle Enter, ou clique no botão , link Pesquisar Registro de Atendimento, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa de registros de atendimento.
Após a informação do número do Registro de Atendimento, ou da seleção de um Registro de Atendimento na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela:
Descrição do tipo do Registro de Atendimento;
Matrícula do Imóvel;
Inscrição do Imóvel (Localidade, Setor Comercial, Quadra, Lote e Sublote);
Nome do Cliente Usuário;
Descrição da Situação da Ligação de Água;
Descrição da Situação da Ligação de Esgoto.
Para limpar os campos relacionados ao Registo de Atendimento, clique no botão ao lado do campo em exibição.
O Registro de Atendimento, obrigatoriamente, deverá estar ativo; associado a um imóvel; e ser do tipo que permita a geração de Crédito a Realizar.
Ao informar um Registro de Atendimento, o campo Ordem de Serviço ficará desabilitado.
Ordem de ServiçoInforme o número da Ordem de Serviço e tecle Enter, ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa de ordens de serviço.
Após a informação do número da Ordem de Serviço, ou da seleção de uma Ordem de Serviço na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela:
Número e Descrição do Registro de Atendimento;
Descrição da Ordem de Serviço;
Matrícula do Imóvel;
Inscrição do Imóvel (Localidade, Setor Comercial, Quadra, Lote e Sublote);
Nome do Cliente Usuário;
Descrição da Situação da Ligação de Água;
Descrição da Situação da Ligação de Esgoto.
Para limpar os campos relacionados à Ordem de Serviço, clique no botão ao lado do campo em exibição.
A Ordem de Serviço, obrigatoriamente, deverá estar associada a um Registro de Atendimento vinculado a um imóvel.
Ao informar uma Ordem de Serviço, o campo Registro de Atendimento ficará desabilitado.
Tipo de CréditoCampo obrigatório - Selecione, na lista apresentada ao lado campo, o Tipo de Crédito a ser realizado.
O sistema não permitirá a inserção de mais de um crédito para o mesmo Tipo de Crédito, e o mesmo Registro de Atendimento.
Caso tenha sido informada uma Ordem de Serviço, e o Tipo de Serviço da Ordem de Serviço esteja associado ao um Tipo de Crédito; então o sistema selecionará este Tipo de Crédito e não permitirá que seja alterado.
Origem do CréditoCampo obrigatório - Selecione, na lista apresentada ao lado campo, a Origem do Crédito a ser realizado.
Número de PrestaçõesCampo obrigatório - Informe a quantidade de prestações em que o crédito será realizado.
Apenas usuários que possuírem senha especial é que poderão informar um Número de Prestações superior ao número máximo de parcelas permitidas para o crédito.
O número máximo de parcelas para o crédito é parametrizável. Caso deseje modificá-lo, procure a sua gerência.
Valor do CréditoCampo obrigatório - Informe o Valor do Crédito que será realizado.
Apenas usuários que possuírem senha especial é que poderão informar um Valor do Crédito superior ao valor limite permitido para o Tipo do Crédito.
O valor limite para o Tipo de Crédito é parametrizável. Caso deseje modificá-lo, procure a sua gerência.
Referência do CréditoCampo obrigatório - Neste campo deve ser informado o mês/ano , no formato mm/aaaa, da conta a que se refere o crédito.
Mês/Ano Inicial do CréditoCampo obrigatório - Para atender à solicitação da CAEMA, a funcionalidade foi alterada para permitir que seja informada uma referência inicial de faturamento (Mês/Ano), correspondente ao início realização do Crédito.
A contabilização da inclusão do Crédito a Realizar só ocorrerá quando coincidir com o ano/mês de faturamento. O crédito só será considerado no Contas a Receber da Caema a partir do mês em que tiver sido contabilizado.
O módulo de Faturamento do GSAN só processará os Créditos a Realizar que tiverem referência contábil menor ou igual à referência do faturamento.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para ativar as funcionalidades Pesquisar Registro de Atendimento; ou
Pesquisar Ordem de Serviço.
Deve ser utilizado quando você não souber qual é o número do Registro de Atendimento, ou o número da Ordem de Serviço.
Utilize este botão para limpar as informações existentes nos campos Registro de Atendimento e Ordem de Serviço; e demais campos relacionados.
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição, limpando todos os campos.
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre a tela sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do Crédito a Realizar na base de dados.
É necessário que todos os campos estejam preenchidos corretamente.
Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.

Referências

Termos Principais

Faturamento



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.

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