ajuda:informar_nao_entrega_de_documentos
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Informar Não Entrega de Documentos
O objetivo desta funcionalidade é informar os documentos que não foram entregues. Ela pode ser acessada através do caminho: GSAN > Faturamento > Informar Nao Entrega de Documentos.
Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Inicialmente serão tratados, apenas, os documentos do tipo Conta. Mas, no futuro, será implementado o tratamento da não entrega de outros documentos, tais como os de cobrança. Preencha os campos necessários e clique em . Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI.
O sistema executa algumas validações:
- Verifica data da não entrega.
- Caso a data da entrega esteja inválida, será exibida a mensagem Data de Entrega inválida.
- Caso o tipo de documento seja “Conta”, caso o mês/ano da conta esteja informado, e, caso o mês/ano da data da entrega informada seja menor do que o mês/ano da conta, será exibida a mensagem Data de Entrega deve ser posterior, ou igual, ao mês/ano da conta.
- Caso a data da entrega informada seja maior do que a Data Corrente, será exibida a mensagem “Data de Entrega deve ser anterior, ou igual, à data corrente”.
- Verifica existência do responsável pela entrega.
- Caso o CPF do responsável pela entrega não exista no sistema, será exibida a mensagem Responsável pela Entrega inexistente.
- Valida mês e ano da conta
- Caso o mês/ano da conta esteja inválido, será exibida a mensagem Mês/Ano da Conta inválido.
- Caso a data de devolução esteja informada e o mês/ano da data da devolução seja menor do que o mês/ano da conta, será exibida a mensagem “Data de Devolução deve ser superior, ou igual, ao mês/ano da conta”.
- Caso o mês/ano da Conta seja posterior ao mês/ano de faturamento, será exibida a mensagem Mês/Ano da Conta deve ser anterior, ou igual, ao mês/ano de faturamento atual: « xxxxxxxx ».
- Verifica preenchimento dos campos
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do tipo de Crédito, será exibida a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
- Para cada documento informado, o sistema verifica:
- Se Tipo do Documento igual a Conta, Mês/ Ano é Obrigatório, será exibida a Mensagem: Informe Mês/Ano.
- Matrícula deve existir no sistema, será exibida a Mensagem:
- Matrícula «matrícula informada» inexistente;
- Matrícula não deve ser repetida;
- Matrícula «matrícula informada» repetida;
- Mês/Ano da Conta/Matrícula deve existir em CONTA;
- Mensagem: Matrícula «matrícula informada» não possui conta em «Mês/Ano da Conta»;
- Motivo da Não Entrega deve existir no sistema;
- Mensagem: Motivo da Não Entrega «código do motivo informado» inexistente.
- Se Tipo do Documento diferente de Conta” Mês/ Ano Opcional;
- Para todos os tipos de Documento, verifica se a data da entrega informada é inferior à data de emissão do documento. Em caso afirmativo, será exibida a mensagem “Data de Entrega deve ser posterior, ou igual, à data de emissão do documento: «data de emissão»>”.
- Verifica sucesso da operação
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “Inserção de «quantidade de documentos informados» documentos não entregues realizada com sucesso”.
Preenchimento dos Campos
Campo | Preenchimento dos Campos |
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Data da Devolução | Campo obrigatório - Informe a data da devolução, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão ![]() |
Responsável pela Entrega | Informe a matrícula do responsável pela entrega, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Tipo do Documento | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Mês e Ano | Campo obrigatório - Informe o mês e o ano, no formato MM/AAAA (mês, ano). A barra será colocada pelo sistema. |
Motivo de Não Entrega | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
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![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link Pesquisar Data - Calendário. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite informar os documentos não entregues, com os respectivos motivos. |
Referências
Termos Principais
Faturamento
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ajuda/informar_nao_entrega_de_documentos.1493731889.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)