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Informar Não Entrega de Documentos

O objetivo desta funcionalidade é informar os documentos que não foram entregues. Ela pode ser acessada através do caminho: GSAN > Faturamento > Informar Nao Entrega de Documentos.

Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Inicialmente serão tratados, apenas, os documentos do tipo Conta. Mas, no futuro, será implementado o tratamento da não entrega de outros documentos, tais como os de cobrança. Preencha os campos necessários e clique em . Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI.

O sistema executa algumas validações:

  • Verifica data da não entrega.
    • Caso a data da entrega esteja inválida, será exibida a mensagem Data de Entrega inválida.
    • Caso o tipo de documento seja Conta, caso o mês/ano da conta esteja informado, e, caso o mês/ano da data da entrega informada seja menor do que o mês/ano da conta, será exibida a mensagem Data de Entrega deve ser posterior, ou igual, ao mês/ano da conta.
    • Caso a data da entrega informada seja maior do que a Data Corrente, será exibida a mensagem Data de Entrega deve ser anterior, ou igual, à data corrente.
  • Verifica existência do responsável pela entrega.
    • Caso o CPF do responsável pela entrega não exista no sistema, será exibida a mensagem Responsável pela Entrega inexistente.
  • Valida mês e ano da conta
    • Caso o mês/ano da conta esteja inválido, será exibida a mensagem Mês/Ano da Conta inválido.
    • Caso a data de devolução esteja informada e o mês/ano da data da devolução seja menor do que o mês/ano da conta, será exibida a mensagem Data de Devolução deve ser superior, ou igual, ao mês/ano da conta.
    • Caso o mês/ano da Conta seja posterior ao mês/ano de faturamento, será exibida a mensagem Mês/Ano da Conta deve ser anterior, ou igual, ao mês/ano de faturamento atual: « xxxxxxxx ».
  • Verifica preenchimento dos campos
    • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do tipo de Crédito, será exibida a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
  • Para cada documento informado, o sistema verifica:
    • Se Tipo do Documento igual a Conta, Mês/ Ano é Obrigatório, será exibida a Mensagem: Informe Mês/Ano.
    • Matrícula deve existir no sistema, será exibida a Mensagem:
      • Matrícula «matrícula informada» inexistente;
      • Matrícula não deve ser repetida;
        • Matrícula «matrícula informada» repetida;
      • Mês/Ano da Conta/Matrícula deve existir em CONTA;
        • Mensagem: Matrícula «matrícula informada» não possui conta em «Mês/Ano da Conta»;
      • Motivo da Não Entrega deve existir no sistema;
        • Mensagem: Motivo da Não Entrega «código do motivo informado» inexistente.
  • Se Tipo do Documento diferente de Conta” Mês/ Ano Opcional;
  • Para todos os tipos de Documento, verifica se a data da entrega informada é inferior à data de emissão do documento. Em caso afirmativo, será exibida a mensagem Data de Entrega deve ser posterior, ou igual, à data de emissão do documento: «data de emissão»>.
  • Verifica sucesso da operação
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem Inserção de «quantidade de documentos informados» documentos não entregues realizada com sucesso.

Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Data da DevoluçãoCampo obrigatório - Informe a data da devolução, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Responsável pela EntregaInforme a matrícula do responsável pela entrega, ou clique no botão para selecionar a matricula desejada. O nome do responsável será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Tipo do DocumentoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Mês e AnoCampo obrigatório - Informe o mês e o ano, no formato MM/AAAA (mês, ano). A barra será colocada pelo sistema.
Motivo de Não EntregaSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema permite informar os documentos não entregues, com os respectivos motivos.

Referências

Termos Principais

Faturamento

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ajuda/informar_nao_entrega_de_documentos.txt · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)