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Tabela de conteúdos
Informar Dados do Imóvel por Economia - Atualizar Economia
Esta opção do sistema permite a atualização das informações de uma economia de uma subcategoria do imóvel.
Após a atualização dos campos, clique no botão para efetuar a atualização da economia e fechar a tela.
Preenchimento dos campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Complemento Endereço | Informe a descrição do complemento do endereço (Ex: Apto 604, Loja 10, …). |
Número de Pontos de Utilização | Informe o número de pontos de abastecimento de água existentes no imóvel. |
Número de Moradores | Informe o número de moradores que residem no imóvel. |
Número de IPTU | Informe o número de inscrição do imóvel na Prefeitura. O objetivo é viabilizar a integração e troca de informações com o município. |
Número Contrato Companhia de Energia | Informe o número do contrato de fornecimento de energia elétrica que o imóvel tem com a companhia distribuidora de energia elétrica. |
Área Construída(*) | Campo obrigatório - Você tem duas maneiras de informar este campo: Informando a área - Em metros quadrados, no campo mais a esquerda; ou Selecionando a faixa da área construída - no campo mais à direita. Caso você informe a área do imóvel no campo mais a esquerda, o sistema, automaticamente, desabilitará o campo de seleção da faixa e, internamente fará o enquadramento do imóvel na faixa de área construída correspondente à área informada. Neste caso o sistema armazena a informação da área construída informada e a informação da faixa de área construída, na qual, o imóvel foi enquadrado. |
Clientes da Economia
Inicialmente você deve informar os dados do cliente que deseja inserir, selecionando o cliente e informando o tipo da relação dele com o imóvel (Proprietário, Usuário, Responsável, …).
Caso o cliente não esteja cadastrado, você deverá, primeiro, inserí-lo através da opção “Cadastro > Cliente > Inserir Cliente”.
Depois do cliente estar devidamente selecionado e configurado, você deve clicar no botão {image:adicionar.jpg}, para inserir o cliente na tabela *Nome do Cliente*.
É obrigatório que um cliente do tipo “Usuário” seja informado.
Para *inserir* um cliente, preencha os campos do cliente relacionados abaixo, e clique no botão {image:adicionar.jpg}, que o cliente será inserido na tabela. {table} Campo|Orientações para Preenchimento *Código(*):*|Informe o código de um cliente, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” {image:pesquisa.gif}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “~~popup~~”, onde será possível efetuar a [pesquisa de clientes>AjudaGSAN.cadastroClientePesquisar].\\Após a informação do código de um cliente existente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente.\\[Para obter ajuda sobre a funcionalidade “Pesquisar Cliente”, clique aqui>AjudaGSAN.cadastroClientePesquisar]. *Tipo do Cliente(*):*|Selecione, na lista apresentada, o tipo da relação do cliente com o imóvel (Proprietário, Usuário, …). *Data Início Relação(*):*|Informe a data de início da relação do cliente com o imóvel, ou clique no botão do calendário {image:calendario.gif}, para selecionar a data a partir do calendário.\\Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente.\\A data de início da relação do cliente com o imóvel não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento do cliente, caso este campo tenha sido informado.\\Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário, que é acionada ao se clicar no campo correspondente. {table}
Para *remover* o cliente da tabela *“Nome do Cliente*”, selecione-o no “~~check-box~~” existente na coluna “Remover”.
Selecione tantos clientes, quantos desejar excluir, e, depois, clique no botão {image:remover.jpg}, que o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
Clique no botão “*Cancelar*” para desistir da remoção, ou no botão “*OK*” para confirmar a remoção do(s) cliente(s).
Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela “Inserir Economias” sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela “Inserir Economias” efetuando a remoção do cliente na tabela.
#info(“Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho (*)”)
1.1 Funcionalidade dos botões:
{table} Botão|Descrição da Funcionalidade {image:pesquisa.gif}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade “[Pesquisar Cliente>AjudaGSAN.cadastroClientePesquisar]”.\\Deve ser utilizado quando não se conhece o código do cliente que deseja vincular ao imóvel.\\Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma outra tela, onde será possível realizar a pesquisa. {image:limparcampo.gif}|Utilize este botão para limpar o campo “Cliente”. {image:adicionar.jpg}|Utilize este botão para adicionar o cliente da economia na tabela “*Nome do Cliente*”. {image:remover.jpg}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a remoção do cliente da tabela “*Nome do Cliente*”.
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