
Approvals: 0/1 A Versão Anteriormente Aprovada (31/03/2015 20:34) está disponível.

Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Efetuar Mudança de Situação de Faturamento
O objetivo desta funcionalidade é efetuar uma mudança de situação de faturamento, sendo chamada pela funcionalidade que encerra a execução da ordem de serviço ou acessada diretamente pelo Menu de Sistema (com base em uma ordem de serviço aberta para esse fim) através do caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Esgoto > Efetuar Mudança de Situação de Faturamento.
Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Caso a funcionalidade tenha sido chamada diretamente pelo Menu, o usuário informa, obrigatoriamente, a ordem de serviço ou a seleciona. Caso contrário, o número da ordem de serviço é exibido automaticamente, não permitindo a alteração.
A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial: Alterar Dados da Cobrança de Serviços.
Dito isso, informe os campos necessários (para detalhes sobre o preenchimento clique AQUI) e clique no botão . O sistema executa algumas validações:
- Validar ordem de serviço:
- Caso não exista a ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço inexistente.
- Caso a ordem de serviço tenha sido informada via Menu e sua situação não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está «descrição da situação ».
- Caso a RD associada à ordem de serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: A RD «número do RD» associada à ordem de serviço informada não tem imóvel associado.
- Caso a ordem de serviço tenha sido informada via Menu e sua situação esteja encerrada sem ser por execução, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada.
- Verificar situação do imóvel:
- Caso a situação do imóvel não seja ativa, o sistema exibe a mensagem: Imóvel «xxxxxxxx» associado à ordem de serviço não está ativo.
- Validar Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel:
- Caso o tipo de serviço seja igual a Tamponamento da Ligação de Esgoto e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de LIGADO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxx» está inválida para tamponamento da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Ligado.
- Caso o tipo de serviço seja igual a Desativação da Ligação de Esgoto e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de LIGADO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxxxxxxx» está inválida para desativação da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Ligado.
- Caso o tipo de serviço seja igual a Restabelecimento da Ligação de Esgoto e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de TAMPONADO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxxxx» está inválida para o restabelecimento da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Tamponado.
- Caso o tipo de serviço seja igual a Reativação da Ligação de Esgoto e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de LIGADO FORA DE USO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxxxxxx» está inválida para o reativação da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Ligado Fora de Uso.
- Verificar sucesso da transação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Mudança da Situação de Esgoto para « xxxxxxxxxxxx» efetuada com sucesso.
- Validar Situação da Ligação de Água do Imóvel:
- Caso a situação de água do imóvel tenha valor igual a Ligado ou Cortado, e o serviço associado à ordem de serviço seja Tamponamento da Ligação de Esgoto, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Água do Imóvel «DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO DA LIGAÇÃO DE ÁGUA» está inválida para efetuar a tamponamento da ligação de esgoto.
- Caso a situação de água do imóvel tenha valor igual a Ligado ou Cortado e o serviço associado à ordem de serviço seja Desativação da Ligação de Esgoto, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Água do Imóvel «DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO DA LIGAÇÃO DE ÁGUA» está inválida para efetuar a desativação da ligação de esgoto.
- Atualização realizada por outro usuário:
- Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel ou uma ligação de esgoto que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
- Verificar Existência do Tipo de Débito:
- Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
- Validar Motivo da Não Cobrança:
- Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado.
- Validar Percentual de Cobrança:
- Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de 100% e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%.
- Validar Quantidade de Parcelas:
- Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a «xxxx».
Preenchimento dos Campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Ordem de Serviço | Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Dados do Imóvel: | |
Matrícula do Imóvel | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
Cliente Usuário | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
CPF ou CNPJ | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
Situação da Ligação de Água | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
Situação da Ligação de Esgoto | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
Dados da Mudança de Faturamento da Ligação de Esgoto: | |
Data da Mudança | Esta data será informada pelo sistema de acordo com a data do encerramento da Ordem de Serviço e não é permitida alteração. |
Nova Situação da Ligação de Esgoto | O sistema verifica o tipo da ordem de serviço que está informado e atualiza sem permitir alteração. |
Funcionalidade dos Botões
Referências
Termos Principais
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN