
Approvals: 0/1 A Versão Anteriormente Aprovada (10/07/2015 18:45) está disponível.

Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Efetuar Ligação de Água
O objetivo desta funcionalidade é efetuar uma ligação de água. Ela pode ser acessada via Menu do Sistema, através do caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Água > Efetuar Ligação de Água.
Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Caso a funcionalidade tenha sido chamada diretamente pelo Menu, informe o número da ordem de serviço, ou selecione a ordem de serviço, clicando no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão
ao lado do campo em exibição.
Caso o usuário tenha permissão especial para efetuar uma ligação de água sem registro de atendimento (RA), informe o número da ordem de serviço ou a matrícula do imóvel. Caso a funcionalidade não tenha sido chamada diretamente pelo Menu, o número da ordem de serviço será exibido e não permite alteração.
Dito isso, informe os campos necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI) e clique no botão . O sistema executa algumas validações antes de efetuar a ligação de água:
- Validar Ordem de Serviço:
- Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço inexistente.
- Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a Ligação de Água, o sistema exibe a mensagem: Serviço associado à ordem de serviço não corresponde à Ligação de Água.
- Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está «descrição da situação ».
- Caso a RD associada à Ordem de Serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: O RD «número do RD» associado à ordem de serviço informada não tem imóvel associado.
- Caso a ordem de serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço esteja encerrada sem ser por execução, e caso a quantidade de dias de aditivo, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada. Caso contrário, projeta a data de encerramento da OS, somando a quantidade de dias do aditivo com a data de encerramento. Se a data projetada for menor que a data corrente, será exibida a mensagem: Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada.
- Validar Situação de Água do Imóvel:
- Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de POTENCIAL e FACTÍVEL e EM FISCALIZAÇÃO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Água do Imóvel «xxxxxxxx» está inválida para efetuar a ligação, a situação da água deve ser Potencial, Factível ou Em Fiscalização.
- Verificar existência de dados:
- Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da efetivação da ligação de água, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
- Verificar sucesso da transação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Ligação de Água do imóvel «xxxxxxx» efetuada com sucesso.
- Verificar situação do imóvel:
- Caso a situação do imóvel não seja ativa, será exibida a mensagem: Imóvel «xxxxxxx» associado a ordem de serviço não está ativo.
- Verificar situação rede de água da quadra:
- Caso a empresa não utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na quadra do imóvel (indicador correspondente a Não), será exibida a mensagem Não existe rede de água na quadra do imóvel «xxxxxxx».
- Caso a empresa utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na face de quadra do imóvel (indicador correspondente a Não), será exibida a mensagem: Não existe rede de água na face de quadra do imóvel «xxxxxxx».
- Atualização realizada por outro usuário:
- Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
- Verificar Existência do Tipo de Débito:
- Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
- Validar Motivo da Não Cobrança:
- Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado.
- Validar Percentual de Cobrança:
- Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de 100% e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%.
- Validar Quantidade de Parcelas:
- Caso a quantidade de parcela informada seja igual a 0 (zero), o sistema exibe a mensagem: Quantidade de Parcelas informada não pode ser igual a 0(zero).
- Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem: Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a «xxxx».
- Alteração de Valor:
- Caso o indicador de permissão de alteração de valor tenha valor igual a Sim, o sistema deverá permitir que o usuário altere o valor indicado.
- Verificar existência da matrícula do imóvel:
- Caso a matrícula do imóvel informada não exista no sistema, a seguinte mensagem é exibida: Matrícula inexistente.
- Verificar tarifa de consumo associada:
- Caso exista tarifa de consumo associada ao perfil da ligação selecionado e, caso a tarifa de consumo do imóvel seja diferente da tarifa de consumo associada ao perfil, o sistema exibe a mensagem: Tarifa de consumo do imóvel é diferente da tarifa permitida para o perfil selecionado.
- Verificar existência da ligação de água:
- Caso já exista ligação de água para o imóvel, o sistema atualiza a ligação de água existente.
- A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial: Alterar Dados da Cobrança de Serviços.
Preenchimento dos Campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Ordem de Serviço | Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Imóvel | Campo obrigatório - Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Dados do Imóvel: | |
Matrícula do Imóvel | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
Cliente Usuário | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
CPF ou CNPJ | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
Situação da Ligação de Água | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
Situação da Ligação de Esgoto | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
Dados da Ligação: | |
Data da Ligação | Campo obrigatório - Informe a data da ligação, no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano). O sistema coloca as barras separadoras para edição da data (DD/MM/AAAA). |
Diâmetro da Ligação | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Material da Ligação | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Perfil da Ligação | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Local de Instalação do Ramal | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Ligação Origem | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Existe Lacre? | Informe Sim para indicar que o hidrômetro tem Lacre. O campo Número do Lacre será disponibilizado para ser informado. Caso não tenha Lacre (opção Não) o campo Número do Lacre não será disponibilizado. |
Número do Lacre | Informe o número do lacre quando o campo Existe Lacre? for igual a Sim. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução dos procedimentos para efetuar a ligação de água. |