
Approvals: 0/1 A Versão Anteriormente Aprovada (30/08/2024 17:07) está disponível.

Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Enviar/Recepcionar Arquivos de Protesto
O objetivo desta funcionalidade é enviar (gerar) e recepcionar os arquivos de protesto através de procedimento manual. Manual porque depende da execução de processos que devem ser comandados pelo operador do sistema. Ou seja: os arquivos gerados pelo GSAN devem ser enviados para o Cartório de Protestos, através de e-mail, pelo operador do sistema. Os arquivos enviados pelo Cartório de Protestos, através de e-mail para o SAAE, devem ser recepcionados pelo GSAN. |
A opção pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Cobrança > Protesto em Cartório > Enviar/Recepcionar Arquivos de Protesto.
Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Acima, notamos as três opções disponíveis: Enviar, Reenviar e Registrar. Para entendê-las, precisamos antes compreender a jornada dos arquivos de protesto no GSAN. Vamos lá. Arquivo com imóveis para protesto: Esses arquivos são gerados a partir da execução do Batch (493). Arquivo com imóveis para cancelamento ou extinção dos protestos: Esses arquivos são gerados a partir da execução do Batch (496). A opção Enviar, exibe a lista dos arquivos gerados na base do GSAN via processos Batch 493 e 496. O operador deve selecionar os arquivos que deseja fazer o download para posterior envio por e-mail ao cartório. A opção Reenviar: caso seja necessário fazer novamente o download de arquivos enviados anteriormente para posterior envio por e-mail ao cartório. A opção Registrar, se refere ao recebimento dos arquivos enviados via e-mail pelo cartório. O operador deve selecionar o arquivo que deseja fazer o upload. Os arquivos desta funcionalidade obedecem a algumas regras. São elas:
Dito isso, vamos ver o detalhe de cada opção. |
Enviar Arquivos de Protesto
Acima, vemos os arquivos gerados na base do GSAN via processos Batch 493 e 496. Para baixá-los, basta clicar sobre o link correspondente. |
Reenviar Arquivos de Protesto
Acima, também vemos os arquivos gerados na base do GSAN via processos Batch 493 e 496. Note que aparece uma lista desses arquivos para reenvio. Este procedimento deve ser utilizado para aqueles arquivos enviados que tiveram algum problema no percurso ou caso o e-mail cadastrado para a área de protesto não tenha recebido o arquivo do operador do GSAN.
Basta clicar sobre o link para baixar o arquivo que deseja reenviar.
Registrar Arquivos de Protesto
Acima, visualizamos a entrada, isto é, o que o GSAN vai receber do cartório de protestos. Clique em |
Tela de Sucesso
Preenchimento dos Campos
Campo | Preenchimento dos Campos |
---|---|
Enviar / Reenviar / Registrar | Selecione a opção de enviar, reenviar ou recepcionar os arquivos de protesto através de procedimento manual, realizando a integração com o cartório de protestos. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema baixa o arquivo de protesto do seu computador de trabalho. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o procedimento realizado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema recebe o arquivo de protesto. |