
Approvals: 0/1 A Versão Anteriormente Aprovada (30/08/2024 13:10) está disponível.

Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Enviar/Recepcionar Arquivos de Protesto
O objetivo desta funcionalidade é enviar e recepcionar os arquivos de protesto através de procedimento manual. Manual porque depende da troca desses arquivos entre o operador do GSAN e o cartório de protestos, através de e-mail. Esses arquivos são enviados para processamento Batch. |
Ou seja, a Enviar/Recepcionar Arquivos de Protesto é uma funcionalidade apenas de entrada e saída de arquivos de protesto processados. A opção pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Cobrança > Protesto em Cartório > Enviar/Recepcionar Arquivos de Protesto. |
Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Acima, notamos as três opções disponíveis: Enviar, Reenviar e Registrar. Para entendê-las, precisamos antes compreender a jornada dos arquivos de protesto no GSAN. Vamos lá. Os imóveis que serão protestados mediante o processo de cartório de protesto são selecionados na Filtrar Débitos para Protesto em Cartório. É nela que o sistema gera um Batch (493) com a lista de imóveis selecionados para protesto em cartório. Em seguida ao Batch (493), você pode consultar na Filtrar Protesto em Cartório os arquivos de protesto que estão em processo, prontos para gerar remessa. As opções de Enviar e Reenviar expõem justamente os arquivos gerados na base do GSAN via processos Batch 493 e 496. O primeiro pega os protestos gerados e não enviados e coloca em um arquivo de remessa e o segundo faz a mesma coisa para os cancelamentos. Isto é, é na Enviar e Reenviar que o operador do GSAN vê os arquivos gerados nesses passos. O envio se refere à comunicação entre GSAN e cartório. O registro, se refere à comunicação entre cartório e GSAN. E o reenviar diz respeito ao ato de regerar os arquivos com o mesmos nomes gerados inicialmente, e que não foram enviados por algum erro de comunicação. As remessas feitas através desta funcionalidade obedecem a algumas regras. São elas:
Dito isso, clique na opção Enviar. O sistema visualiza a próxima tela: |
Nela, o sistema se prepara para a remessa, visualizando no quadro Enviar Reenviar o link do último arquivo ainda não enviado. Para baixá-lo, basta clicar sobre o link para baixar o arquivo. Em seguida, clique na opção Registrar. Feito isso, o sistema acessa a próxima tela: |
Acima, clique em |
Tela de Sucesso
Já para reenviar um arquivo no formato determinado e com o mesmos nomes gerados inicialmente, clique na opção Reenviar. A próxima tela é visualizada: |
Note que aparece uma lista com os arquivos para reenvio. Este procedimento deve ser utilizado para aqueles arquivos enviados que tiveram algum problema no percurso ou caso o e-mail cadastrado para a área de protesto não tenha recebido o arquivo. Basta clicar sobre o link para baixar o arquivo que deseja reenviar. Em seguida, clique na opção Registrar e seguir o já dito acima.
Preenchimento dos Campos
Campo | Preenchimento dos Campos |
---|---|
Enviar / Reenviar / Registrar | Selecione a opção de enviar, reenviar ou recepcionar os arquivos de protesto através de procedimento manual, realizando a integração com o cartório de protestos. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema baixa o arquivo de protesto do seu computador de trabalho. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o procedimento realizado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema recebe o arquivo de protesto. |