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Atualizar Imóvel - Aba Cliente
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Esta opção do sistema faz parte do processo Manter Imóvel e permite que você atualize as informações do imóvel. A funcionalidade pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Imóvel > Manter Imóvel. |
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O sistema apresenta os campos do imóvel preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Verifique se você selecionou o imóvel correto. Em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. |
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Se você selecionou o imóvel errado, volte para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o imóvel correto. Se você selecionou o imóvel correto, efetue as alterações que desejar e clique no botão |
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Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em seis abas:
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada. |
Aba Cliente
Observação
| Informamos que os dados exibidos nas telas e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Nesta aba informe tantos clientes quanto existirem para o imóvel. Inicialmente, informe os dados do cliente que deseja inserir, selecionando o cliente e informando o tipo da relação dele com o imóvel (Proprietário, Usuário ou Responsável). Caso o cliente não esteja cadastrado, primeiro é necessário inseri-lo através do caminho Cadastro > Cliente > Inserir Cliente ou clicando no botão
Depois de o cliente estar devidamente selecionado e configurado, clique no botão Atenção: é obrigatório que o Tipo do Cliente seja informado, entre Proprietário, Usuário ou Responsável. Para a MANAM, o preenchimento é obrigatório tanto durante o cadastro quanto na manutenção do imóvel. A obrigatoriedade de informar também o Cliente Responsável se deve pelo fato de, nas rotinas de Cobrança, como por exemplo, na negativação, o cliente a ser considerado é do tipo Responsável.
Finalmente, caso exista mais de um cliente cadastrado para o imóvel, indique aquele cujo nome sairá impresso na conta, clicando na coluna correspondente (Nome Conta) da tabela. Para inserir um cliente, preencha os campos do cliente relacionados abaixo, e clique no botão
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do imóvel tiver sido realizada com sucesso. Imóvel de matrícula (matrícula do imóvel) atualizado com sucesso. O sistema apresentará duas opções após a atualização do imóvel. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:
É possível completar os dados do cliente informado no sistema, clicando em |
Preenchimento dos campos
| Campo | Orientações para Preenchimento |
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| Código | Campo obrigatório - Informe o código de um cliente, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa de clientes. Após a informação do código de um cliente existente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente. Para obter ajuda sobre a funcionalidade clique Pesquisar Cliente. |
| Tipo do Cliente | Campo obrigatório ou opcional, dependendo da parametrização - Selecione, na lista apresentada, o tipo da relação do cliente com o imóvel (Proprietário, Usuário, Responsável, etc.). |
| Data Início Relação | Campo obrigatório - Informe a data de início da relação do cliente com o imóvel, ou clique no botão do calendário , para selecionar a data a partir do calendário. Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. A data de início da relação do cliente com o imóvel não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento do cliente. Caso este campo tenha sido informado, clique em Pesquisar Data - Calendário para obter a ajuda da tela do calendário. |


, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.
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. O sistema pede a confirmação da remoção e o motivo. Caso confirme, e o cliente possua débitos em aberto, o sistema sugere a impressão de uma
. Feito isso, o sistema acessa a funcionalidade para
, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a
, para selecionar a data a partir do calendário. Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. A data de início da relação do cliente com o imóvel não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento do cliente. Caso este campo tenha sido informado, clique em 






