Tabela de conteúdos

Efetuar Mudança de Situação de Faturamento

O objetivo desta funcionalidade é efetuar uma mudança de situação de faturamento. A opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a execução da ordem de serviço ou acessada diretamente pelo Menu de Sistema (com base em uma ordem de serviço aberta para esse fim), através do caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Esgoto > Efetuar Mudança de Situação de Faturamento.

Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Caso a funcionalidade tenha sido chamada diretamente pelo Menu, o usuário informa, obrigatoriamente, a ordem de serviço ou a seleciona. Caso contrário, o número da ordem de serviço é exibido automaticamente, não permitindo a alteração.

A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial: Alterar Dados da Cobrança de Serviços.

Dito isso, informe os campos necessários (para detalhes sobre o preenchimento clique AQUI) e clique no botão . O sistema executa algumas validações:

  • Validar ordem de serviço:
    • Caso não exista a ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço inexistente.
    • Caso a ordem de serviço tenha sido informada via Menu e sua situação não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está «descrição da situação ».
  • Caso a RD associada à ordem de serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: A RD «número do RD» associada à ordem de serviço informada não tem imóvel associado.
    • Caso a ordem de serviço tenha sido informada via Menu e sua situação esteja encerrada sem ser por execução, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada.
  • Verificar situação do imóvel:
    • Caso a situação do imóvel não seja ativa, o sistema exibe a mensagem: Imóvel «xxxxxxxx» associado à ordem de serviço não está ativo.
  • Validar Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel:
    • Caso o tipo de serviço seja igual a Tamponamento da Ligação de Esgoto e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de LIGADO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxx» está inválida para tamponamento da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Ligado.
    • Caso o tipo de serviço seja igual a Desativação da Ligação de Esgoto e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de LIGADO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxxxxxxx» está inválida para desativação da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Ligado.
    • Caso o tipo de serviço seja igual a Restabelecimento da Ligação de Esgoto e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de TAMPONADO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxxxx» está inválida para o restabelecimento da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Tamponado.
    • Caso o tipo de serviço seja igual a Reativação da Ligação de Esgoto e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de LIGADO FORA DE USO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxxxxxx» está inválida para o reativação da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Ligado Fora de Uso.
  • Verificar sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Mudança da Situação de Esgoto para « xxxxxxxxxxxx» efetuada com sucesso.
  • Validar Situação da Ligação de Água do Imóvel:
    • Caso a situação de água do imóvel tenha valor igual a Ligado ou Cortado, e o serviço associado à ordem de serviço seja Tamponamento da Ligação de Esgoto, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Água do Imóvel «DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO DA LIGAÇÃO DE ÁGUA» está inválida para efetuar a tamponamento da ligação de esgoto.
    • Caso a situação de água do imóvel tenha valor igual a Ligado ou Cortado e o serviço associado à ordem de serviço seja Desativação da Ligação de Esgoto, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Água do Imóvel «DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO DA LIGAÇÃO DE ÁGUA» está inválida para efetuar a desativação da ligação de esgoto.
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel ou uma ligação de esgoto que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  • Verificar Existência do Tipo de Débito:
    • Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
  • Validar Motivo da Não Cobrança:
    • Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado.
  • Validar Percentual de Cobrança:
    • Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de 100% e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%.
  • Validar Quantidade de Parcelas:
    • Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a «xxxx».

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de ServiçoCampo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, para selecionar a ordem de serviço desejada. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Dados do Imóvel:
Matrícula do ImóvelEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Cliente UsuárioEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
CPF ou CNPJEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de ÁguaEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de EsgotoEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Dados da Mudança de Faturamento da Ligação de Esgoto:
Data da MudançaEsta data será informada pelo sistema de acordo com a data do encerramento da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.
Nova Situação da Ligação de EsgotoO sistema verifica o tipo da ordem de serviço que está informado e atualiza sem permitir alteração.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução dos procedimentos para efetuar a mudança de situação de faturamento.

Referências

Efetuar Mudança de Situação de Faturamento da Ligação de Esgoto

Termos Principais

Ligação de Esgoto

Ordem de Serviço

Faturamento

Faturamento




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN