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ajuda:tramitar_registro_de_atendimento

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ajuda:tramitar_registro_de_atendimento [20/03/2015 18:26] edivaldo.alvesajuda:tramitar_registro_de_atendimento [13/09/2017 20:28] (atual) tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 +[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 ====== Tramitar Registro de Atendimento ====== ====== Tramitar Registro de Atendimento ======
 +<columns>
 +Esta funcionalidade faz parte do processo **[[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]**, e pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > [[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]**.
 +</columns>
  
 +<columns>
 +Esta opção do sistema permite a tramitação de um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de uma unidade organizacional para outra. Sempre será acionada a partir do botão {{:ajuda:b_tramitar.jpg?nolink|}}, visualizado em outras opções do sistema como, por exemplo, **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**, recebendo como parâmetro o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, para o qual se deseja efetuar a tramitação:
 +</columns>
  
-Esta funcionalidade faz parte do processo "[[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]", e pode ser acessada no caminho: [[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] [[:ajuda:Registro Atendimento]] > [[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]].+==== Observação ==== 
 +^Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:tramitar_ra.jpg?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-Esta opção do sistema permite a tramitação de um "[[:ajuda:Registro Atendimento]]" de uma unidade organizacional para outra. +<columns> 
 +Acima, o sistema apresenta um //link//, denominado **Dados Gerais do Registro de Atendimento**. Clique sobre ele para expandir a tela, apresentando os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, para o qual, se deseja efetuar a tramitação: 
 +</columns>
  
-Sempre será acionada a partir de outras opções do sistema como, por exemplo, "[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]"; e receberá como parâmetro o "[[:ajuda:Registro Atendimento]]", para o qual, se deseja efetuar a tramitação.+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:tramitar_ra_2.jpg?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-{{:ajuda:telatramitarregistroatendimento.jpg?nolink|}}+<columns> 
 +Ao clicar novamente no //link// o sistema omite a consulta aos dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e assim sucessivamente. Informe os dados da tramitação (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **AQUI**) e clique no botão {{:ajuda:b_tramitar.jpg?nolink|}} para solicitar ao sistema a efetivação da tramitação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.
  
-\\ +O sistema coloca à sua disposição o botão {{:ajuda:consultartramite.png?nolink|}}. Clique nele, caso deseje consultar a tramitação já realizada pelo **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Ao ser acionado, ativará a tela abaixo: 
-O sistema apresenta um "hyperlink", denominado "Dados Gerais do Registro de Atendimento", que ao ser clicado expandirá a tela, apresentando os dados do "[[:ajuda:Registro Atendimento]]", para o qual, se deseja efetuar a tramitação: +</columns>
-  * Número do RA; +
-  * Tipo de Solicitação; +
-  * Especificação; +
-  * Meio de Solicitação; +
-  * Matrícula do Imóvel; +
-  * Data e Hora do Atendimento; +
-  * Data Prevista para o Atendimento; +
-  * Data do Encerramento; +
-  * Motivo do Encerramento; +
----- +
-  * Cliente Solicitante; +
-  * Unidade Solicitante; +
-  * Nome do Solicitante; +
----- +
-  * Endereço da Ocorrência; +
-  * Ponto de Referência para o Local de Ocorrência; +
-  * Bairro do Local de Ocorrência; +
-  * Área do Bairro do Local de Ocorrência; +
-  * Localidade, Setor Comercial e Quadra do Local de Ocorrência; +
-  * Divisão de Esgoto; +
----- +
-  * Unidade de Atendimento; +
-  * Unidade Atual do Registro de Atendimento. +
- +
-Ao clicar, novamente, no "hyperlink" o sistema omitirá a consulta aos dados do "[[:ajuda:Registro Atendimento]]", e assim sucessivamente. +
- +
-Você deverá informar os dados da "Tramitação" e clicar no botão {{:ajuda:tramitar.png?nolink|}} para solicitar ao sistema a efetivação da tramitação do "[[:ajuda:Registro Atendimento]]"+
- +
-O sistema coloca sua disposição o botão {{:ajuda:consultartramite.png?nolink|}} para, caso deseje, você consulta a tramitação já realizada pelo "[[:ajuda:Registro Atendimento]]". Ao ser acionado, ativará a tela "Consultar Trâmites do Registro de Atendimento".+
  
-{{:ajuda:atend_-_manterregistroatendimento_-_consultartramite.png?nolink|}}+<WRAP center round box 70%> 
 +{{  :ajuda:y_consultar_tramites_ra.jpg?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
  
 ===== Validações ===== ===== Validações =====
- +<columns>
 O sistema efetuará validações em três momentos: O sistema efetuará validações em três momentos:
  
-  * Antes de solicitar os dados para tramitação do "Registro de Atendimento"+  * Antes de solicitar os dados para tramitação do Registro de Atendimento: 
-    * O "Registro de Atendimentonão poderá estar "Canceladonem "Bloqueado"+    * O Registro de Atendimento não poderá estar Cancelado nem Bloqueado; 
-    * Nenhuma "Ordem de Serviçoassociada ao "Registro de Atendimentopoderá estar na situação: +    * Nenhuma Ordem de Serviço associada ao Registro de Atendimento poderá estar na situação: 
-      * "Pendente em Andamento", ou +      * Pendente em Andamento, ou 
-      * "Pendente Aguardando Retorno da OS de Referência", ou +      * Pendente Aguardando Retorno da OS de Referência, ou 
-      * "Programada"+      * Programada; 
-    * A "Unidade de Lotaçãodo usuário conectado ao sistema deverá obedecer uma das condições abaixo: +    * A Unidade de Lotação do usuário conectado ao sistema deverá obedecer uma das condições abaixo: 
-      * Ser igual a "Unidade Atualdo Registro de Atendimento; +      * Ser igual a Unidade Atual do Registro de Atendimento; 
-      * Corresponder a um dos dois níveis de "Unidade Superiorda "Unidade Atualdo "Registro de Atendimento"+      * Corresponder a um dos dois níveis de Unidade Superior da Unidade Atual do Registro de Atendimento; 
-      * Corresponder à "Unidade Central de Atendimento a Cliente"+      * Corresponder à Unidade Central de Atendimento a Cliente; 
-      * Ser autorizada a operar "Tarifa Social"; e o "Tipo da Solicitaçãodo "Registro de Atendimentoseja referente a "Tarifa Social";+      * Ser autorizada a operar Tarifa Social; e o Tipo da Solicitação do Registro de Atendimento seja referente a Tarifa Social;
   * Durante o preenchimento dos campos:   * Durante o preenchimento dos campos:
-    * Veja no item "Preenchimento dos Campos";+    * Veja no item Preenchimento dos Campos;
   * Após acionar o botão {image:tramitar.jpg}:   * Após acionar o botão {image:tramitar.jpg}:
-    * A "Unidade Destinoinformada deve ser diferente da "Unidade Origem"+    * A Unidade Destino informada deve ser diferente da Unidade Origem; 
-    * Caso a o "Registro de Atendimentonão seja do tipo "Tarifa Sociale a "Unidade Destinonão esteja autorizada a receber trâmite; então o trâmite não será autorizado; +    * Caso a o Registro de Atendimento não seja do tipo Tarifa Social e a Unidade Destino não esteja autorizada a receber trâmite; então o trâmite não será autorizado; 
-    * Caso a "Unidade Destinoseja uma "terceira", então o trâmite não será autorizado, caso a "Unidade Origemnão seja centralizadora; +    * Caso a Unidade Destino seja uma terceira, então o trâmite não será autorizado, caso a Unidade Origem não seja centralizadora; 
-    * O trâmite não será autorizado, caso a "Unidade de Destinoseja uma "terceirae não possua "Ordem de Serviçoterceirizado para o "Registro de Atendimento"+    * O trâmite não será autorizado, caso a Unidade de Destino seja uma terceira e não possua Ordem de Serviço terceirizado para o Registro de Atendimento; 
-    * Caso a "Unidade de Destinoseja centralizadora e a "Unidade de Origemnão seja, então a localidade do RA deve pertencer à "Central".+    * Caso a Unidade de Destino seja centralizadora e a Unidade de Origem não seja, então a localidade do RA deve pertencer à Central. 
 +</columns>
  
 +====== Tela de Sucesso ======
 +<columns>
 +A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:ajuda:b_tramitar.jpg?nolink|}} e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela.
  
-{{:ajuda:atend_-_manterregistroatendimento_-_tramitar.png?nolink|}}+O sistema efetuará a tramitação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e apresentará a mensagem abaixo, quando a tramitação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** tiver sido realizada com sucesso    
  
 +**[[:ajuda:Registro Atendimento]]** (código do Registro de Atendimento) tramitado com sucesso.
  
-====== Preenchimento dos Campos ======+O sistema apresentará três opções após o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. 
  
-^Campo^Orientações para Preenchimento^ +Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: 
-|Unidade Destino(*)|campo obrigatório Informe o código de uma "Unidade Organizacional" de destino, e tecle "Enter", ou clique no botão "Pesquisar" {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de "popup", onde será possível efetuar [[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]] cadastrada.\\ Após a informação do código de uma "Unidade Organizacional", ou da seleção de uma "Unidade Organizacional" na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da "Unidade Organizacional" no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|   +  Menu Principal Para ir para a tela principal do sistema. 
-|Usuário Responsável(*)|campo obrigatório Este campo já vem preenchido com identificação do usuário que está conectado ao sistema.\\ Caso deseje, você poderá modificá-lo. Para isso, informe o código de um "Usuário" do sistema, e tecle "Enter", ou clique no botão "Pesquisar" {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de "popup", onde será possível [[:ajuda:Pesquisar Usuário]] cadastrado+  * Efetuar outra Tramitação do Registro de Atendimento - Para efetuar outra tramitação para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. 
 +  Voltar Para voltar para tela **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**posicionada com os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** recentemente atualizado. 
 +</columns>
  
-Após a informação do código de um "Usuário", ou da seleção de um "Usuário" na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do "Usuário" no campo correspondente.+<WRAP center round box 70%> 
 +{{  :ajuda:atend_-_manterregistroatendimento_-_consultartramite_-_telasucesso.png?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-Para limpar o campo, clique no botão {image:limparcampo.gif}.+====== Preenchimento dos Campos ======
  
-1.1.Data da Tramitação(&#42;)+^Campo^Orientações para Preenchimento^ 
 +|Unidade Destino|Campo obrigatório - Informe o código de uma Unidade Organizacional de destino, e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campoNeste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** cadastrada.\\ Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|   
 +|Usuário Responsável|Campo obrigatório - Este campo já vem preenchido com a identificação do usuário que está conectado ao sistema.\\ Caso deseje, você poderá modificá-lo. Para isso, informe o código de um Usuário do sistema, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível [[:ajuda:Pesquisar Usuário]] cadastrado.\\ Após a informação do código de um Usuário, ou da seleção de um Usuário na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do Usuário no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} em exibição.| 
 +|Data da Tramitação|Campo obrigatório - Este campo já vem preenchido com a data corrente.\\ Caso deseje, você poderá modificá-la, informando uma data inferior à data corrente.\\ Ao digitar a data, você não precisa preocupar-se com as barra de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.\\ A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano.\\ O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.\\ Caso deseje pesquisar a data em um calendário, clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campoe selecione a data a partir do calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter informações mais detalhadas.| 
 +|Parecer|Informe um parecer para a Unidade de Destino do Registro de Atendimento.| 
  
-Este campo já vem preenchido com a data corrente.+====== Funcionalidade dos Botões ======
  
-Entretanto, caso deseje, você poderá modificá-la, informando uma data inferior à data corrente.  
  
-Ao digitar a data, você não precisa preocupar-se com as barra de separaçãopois o sistema as coloca automaticamente+^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
-* A data deve ser informada no formatoDD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano. +|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar as funcionalidades:\\ **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]**;\\ e **[[=ajuda:pesquisar_usuario|Pesquisar Usuário]]**.\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é o código da informação que deseja informar.\\ Ao clicar no botão, o sistema apresentará a respectiva tela de pesquisa. 
-* O dia o mês devem ser informados, *obrigatoriamente*, com dois dígitos e o ano com quatro+|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações relacionadas aos campos Unidade Destino Usuário Responsável.| 
-* Caso deseje pesquisar a data num calendário, clique no botão {image:calendario.gif}, que fica ao lado do campo; e selecione a data a partir do calendário. +|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao acionar este botãoo sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter ajuda da tela do calendário.
-* [Clique aqui para obter informações mais detalhadas sobre a tela do calendário>AjudaGSAN.calendario].+|{{:ajuda:relatorios:2botao_voltar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para voltar para a tela anterior: **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**.| 
 +|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.| 
 +|{{:ajuda:relatorios:botao_cancelar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| 
 +|{{:ajuda:consultartramite.png?nolink|}}|Utilize este botão para consultar a tramitação já realizada pelo Registro de Atendimento.| 
 +|{{:ajuda:b_tramitar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação da tramitação do Registro de Atendimento.\\ Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se a tramitação está sendo realizada corretamente.|
  
-1.1.1 Parecer+===== Referências =====
  
-Informe um parecer para a Unidade de Destino do "Registro de Atendimento"+**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0405|Manter Registro de Atendimento]]**
  
-Este campo é opcional.+**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0366|Inserir Registro de Atendimento]]**
  
-1.1 Tela de Sucesso:+==== Termos Principais ====
  
-A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {image:tramitar.jpg}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela.+**[[:ajuda:Registro Atendimento]]**
  
-O sistema efetuará a tramitação do "Registro de Atendimento", e apresentará a mensagem abaixo, quando a tramitação do "Registro de Atendimento" tiver sido realizada com sucesso.      
- 
-"Registro de Atendimento ~~(código do Registro de Atendimento)~~ tramitado com sucesso." 
- 
-O sistema apresentará três opções após o encerramento do "Registro de Atendimento" 
- 
-Escolha a opção desejada clicando em algum dos "~~hyperlinks~~" existentes na tela de sucesso: 
- 
-* Menu Principal \-\-\> Para ir para a tela principal do sistema. 
-* Efetuar outra Tramitação do Registro de Atendimento \-\-\> Para efetuar outra tramitação para o "Registro de Atendimento". 
-* Voltar \-\-\> Para voltar para a tela "[Consultar Registro de Atendimento>AjudaGSAN.atendimentoRegistroConsultar]", posicionada com os dados do "Registro de Atendimento" recentemente atualizado. 
- 
-1.1 Funcionalidade dos botões: 
- 
-{table} 
-Botão|Descrição da Funcionalidade 
-{image:pesquisa.gif}|Utilize este botão para ativar as funcionalidades:"[Pesquisar Unidade Destino>AjudaGSAN.cadastroUnidadeOrganizacionalPesquisar]" e "[Pesquisar Usuário>AjudaGSAN.segurancaAcessoUsuarioPesquisar]".\\Deve ser utilizado quando você não souber qual é o código da informação que deseja informar.\\Ao clicar no botão, o sistema apresentará a respectiva tela de pesquisa.  
-{image:limparcampo.gif}|Utilize este botão para limpar as informações relacionadas aos campos "Unidade Destino" e "Usuário Responsável". 
-{image:calendario.gif}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\[Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário>AjudaGSAN.calendario]. 
-{image:voltar.jpg}|Utilize este botão para voltar para a tela anterior: "Consultar Registro de Atendimento" 
-{image:desfazer.jpg}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. 
-{image:cancelar.jpg}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal. 
-{image:consultarTramites.jpg}|Utilize este botão para consultar a tramitação já realizada pelo "Registro de Atendimento". 
-{image:tramitar.jpg}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação da tramitação do "Registro de Atendimento".\\Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se a tramitação esta sendo realizada corretamente.   
-{table} 
- 
- 
-\\ 
 \\ \\
 \\ \\
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN.
  
 +~~NOSIDEBAR~~
ajuda/tramitar_registro_de_atendimento.1426875992.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)