Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:pessoa

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:pessoa [18/07/2019 18:04] tadeu.sarmentoajuda:pessoa [14/01/2022 17:35] (atual) – Ajustes tadeu.sarmento
Linha 7: Linha 7:
 Se você selecionou o cliente errado, neste caso deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto. Se você selecionou o cliente errado, neste caso deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.
 </columns> </columns>
 +
 +<columns>
 +Para a **CAERN**, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //Pendente//, e que esteja associado ao cliente selecionado na **[[:ajuda:Manter Cliente]]** para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o **[[=ajuda:encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimento, concluindo a solicitação. Porém, caso você **tenha** //Permissão Especial// não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você **não tenha** //Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Não existe RA que permita manutenção para o cliente//.
 +</columns>
 +
  
 <columns> <columns>
Linha 12: Linha 17:
 Efetue as alterações que desejar, e clique no botão Concluir, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. Efetue as alterações que desejar, e clique no botão Concluir, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.
  
-Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em quatro abas: +Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em cinco abas: 
  
-  **[[:ajuda:Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente +  **[[:ajuda:Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente 
-  **[[:ajuda:Pessoa]]**: Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica) +  **[[:ajuda:Pessoa]]**: Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica) 
-  **[[:ajuda:Endereço]]**: Para informar os endereços do cliente +  **[[:ajuda:Endereço]]**: Para informar os endereços do cliente 
-  **[[:ajuda:Telefone]]**: Para informar os telefones do cliente+  **[[:ajuda:Sócio]]**: Para informar os sócios do cliente.(Disponível apenas para Pessoa Jurídica) 
 +  - **[[=ajuda:telefone|Contatos]]**: Para informar os dados de contado do cliente 
 +\\
  
 As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada. As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada.
Linha 29: Linha 36:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:hatu_kli.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:ac1.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 35: Linha 42:
 Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:pessoa#preenchimento_dos_campospessoa_fisica|AQUI]]**. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:pessoa#preenchimento_dos_campospessoa_fisica|AQUI]]**.
  
-Por solicitação da CAEMA, foi incluído o **Documento Validado**, campo obrigatório, inicializado pelo sistema com a opção **Não**.+Por solicitação da **CAEMA**, foi incluído o campo **Documento Validado**, de preenchimento obrigatório e visualizado apenas para esta empresasendo inicializado pelo sistema com a opção **Não**.
  
 Para acessar a tela de atualização dos dados do cliente pessoa física da **MANAM** clique **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_pessoa#pessoa_fisica_-_manam|AQUI]]**. Para acessar a tela de atualização dos dados do cliente pessoa física da **MANAM** clique **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_pessoa#pessoa_fisica_-_manam|AQUI]]**.
Linha 43: Linha 50:
 No caso de inclusão de Cliente através da funcionalidade **[[:ajuda:Inserir Cliente]]**, o Cliente será cadastrado na situação de **Não Validado**. No caso de inclusão de Cliente através da funcionalidade **[[:ajuda:Inserir Cliente]]**, o Cliente será cadastrado na situação de **Não Validado**.
  
-**Atenção**: o campo **No. Documento** é visualizado pela **DESO**. Ele permite caracteres alfanuméricos, que possibilitam a inserção de número de passaporte (para estrangeiros) no lugar do número da identidade. Para as demais empresas, o campo é substituído pelo **RG**. Para todas as empresas, o campo **Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta** é visualizado e seu preenchimento é obrigatório.+**Atenção**: o campo **No. Documento** é visualizado pela **DESO**. Ele permite caracteres alfanuméricos, que possibilitam a inserção de número de passaporte (para estrangeiros) no lugar do número da identidade. Para as demais empresas, o campo é substituído pelo **RG**.
  
-Marcar **SIM** neste campo, significa dizer que, para o cliente que está sendo atualizado, a impressão do CPF /CNPJ na conta será visualizada completa; se for marcado **NÃO** a visualização do CPF/CNPJ é feita com //máscara//. Exemplo: //663-XXX-XXX-63//. No caso de o cliente ser //Pessoa Jurídica//, o procedimento é semelhante, conforme exemplo **[[=ajuda:pessoa#pessoa_juridica_-_deso|AQUI]]**.+Já o campo **Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta** é visualizado para todas as empresas e seu preenchimento é obrigatório. Marcar **SIM** neste campo, significa dizer que, para o cliente que está sendo atualizado, a impressão do CPF/CNPJ na conta será visualizada completa; se for marcado **NÃO** a visualização do CPF/CNPJ é feita com //máscara//. Exemplo: //663-XXX-XXX-63//. No caso de o cliente ser //Pessoa Jurídica//, o procedimento é semelhante, conforme exemplo **[[=ajuda:pessoa#pessoa_juridica|AQUI]]**. 
 + 
 +**Atenção**: para marcar a opção **SIM**, é necessário possuir permissão especial. Caso contrário, o campo **Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta** fica desabilitado. 
 + 
 +Por solicitação da **CASAL**, os campos: **CPF**, **RG**, **Data de Emissão**, **Órgão Expedidor**, **Estado**, **Data de Nascimento**, **Sexo** e **Nome da Mãe** são visualizados como preenchimento **obrigatório**:
  
 Após a Validação, o CPF/CNPJ não mais poderá ser alterado, a não ser por usuário que possua **Permissão Especial**. Após a Validação, o CPF/CNPJ não mais poderá ser alterado, a não ser por usuário que possua **Permissão Especial**.
  
 Procedimentos a serem adotados na Atualização Cadastral através do Mobile: Procedimentos a serem adotados na Atualização Cadastral através do Mobile:
-  No caso de Inclusão de um Novo Cliente, o CPF / CNPJ já é cadastrado como Validado; +  No caso de Inclusão de um Novo Cliente, o CPF / CNPJ já é cadastrado como Validado; 
-  Caso o indicador para aceitar CPF/CNPJ já cadastrados para outro cliente esteja igual a 2, o sistema permite cadastrar o mesmo CPF/CNPJ para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. +  Caso o indicador para aceitar CPF/CNPJ já cadastrados para outro cliente esteja igual a 2, o sistema permite cadastrar o mesmo CPF/CNPJ para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. 
-  No caso de Alteração, se o CPF / CNPJ cadastrado não tiver sido Validado, será feita a Substituição pelo informado no recadastramento, mas permanecendo a situação como **Não Validado**; +  No caso de Alteração, se o CPF / CNPJ cadastrado não tiver sido Validado, será feita a Substituição pelo informado no recadastramento, mas permanecendo a situação como **Não Validado**; 
-  No caso de Alteração, se o CPF / CNPJ cadastrado já tiver sido Validado e for diferente do informado, não faz a Substituição e marca o dado para ser listado posteriormente.+  No caso de Alteração, se o CPF / CNPJ cadastrado já tiver sido Validado e for diferente do informado, não faz a Substituição e marca o dado para ser listado posteriormente.
 </columns> </columns>
 +\\
  
-==== Pessoa Física CASAL ==== 
- 
-Por solicitação da **CASAL**, os campos: **CPF**, **RG**, **Data de Emissão**, **Órgão Expedidor**, **Estado**, **Data de Nascimento**, **Sexo** e **Nome da Mãe** são visualizados como preenchimento **obrigatório**: 
- 
-<WRAP center round box 100%> 
-{{  :ajuda:ap017565.jpg?nolink  |}} 
-</WRAP> 
- 
- 
-\\ 
  
 ==== Pessoa Jurídica ==== ==== Pessoa Jurídica ====
- 
-<WRAP center round box 100%> 
-{{  :ajuda:inserir_cliente_aba_pessoa_juridica.jpg?nolink  |}} 
-</WRAP> 
- 
-\\ 
- 
-==== Pessoa Jurídica - DESO ==== 
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 81: Linha 75:
 </WRAP> </WRAP>
 \\ \\
- 
-==== Pessoa Jurídica CAGEPA ==== 
- 
-<WRAP center round box 100%> 
-{{  :ajuda:27565_p.jpg?nolink  |}} 
-</WRAP> 
  
 <columns> <columns>
Linha 105: Linha 93:
 |Inscrição Estadual|Informe a inscrição estadual do cliente, com até 14 dígitos.| |Inscrição Estadual|Informe a inscrição estadual do cliente, com até 14 dígitos.|
 |Estado|Selecione, na lista apresentada, o Estado do cliente que você está inserindo. \\ **Regra associada**: Campo obrigatório, caso a **Inscrição Estadual** seja informada.| |Estado|Selecione, na lista apresentada, o Estado do cliente que você está inserindo. \\ **Regra associada**: Campo obrigatório, caso a **Inscrição Estadual** seja informada.|
-|Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta| Campo obrigatório. Define se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma //máscara//. Exemplo: //663-XXX-XXX-63//.|+|Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta| Campo obrigatório. Define se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma //máscara//. Exemplo: //663-XXX-XXX-63//. \\ **Regra associada**: caso você não tenha permissão especial para alterá-lo, o campo segue desabilitado.|
  
 \\ \\
Linha 121: Linha 109:
 |Estado Civil|Selecione o estado civil do cliente, entre as opções disponíveis na lista.| |Estado Civil|Selecione o estado civil do cliente, entre as opções disponíveis na lista.|
 |Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta| Campo obrigatório. Define se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma //máscara//. Exemplo: //663-XXX-XXX-63//.| |Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta| Campo obrigatório. Define se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma //máscara//. Exemplo: //663-XXX-XXX-63//.|
 +|Renda| Campo Opcional, informe o valor da Renda do Cliente|
 +|Óbito| Campo Opcional, informe se o cliente está vivo com o valor **SIM**/**NÃO**|
 \\ \\
  
Linha 137: Linha 127:
 O sistema apresentará três opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: O sistema apresentará três opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
  
-  Menu Principal -> Para voltar à tela principal do sistema. +  Menu Principal -> Para voltar à tela principal do sistema. 
-  Realizar outra manutenção de cliente -> Para efetuar a atualização de um outro cliente.+  Realizar outra manutenção de cliente -> Para efetuar a atualização de um outro cliente.
 </columns> </columns>
 \\  \\ 
ajuda/pessoa.1563473066.txt.gz · Última modificação: 18/07/2019 18:04 por tadeu.sarmento