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Linha 7: Linha 7:
 Se você selecionou o cliente errado, neste caso deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto. Se você selecionou o cliente errado, neste caso deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.
 </columns> </columns>
 +
 +<columns>
 +Para a **CAERN**, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //Pendente//, e que esteja associado ao cliente selecionado na **[[:ajuda:Manter Cliente]]** para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o **[[=ajuda:encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimento, concluindo a solicitação. Porém, caso você **tenha** //Permissão Especial// não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você **não tenha** //Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Não existe RA que permita manutenção para o cliente//.
 +</columns>
 +
  
 <columns> <columns>
Linha 12: Linha 17:
 Efetue as alterações que desejar, e clique no botão Concluir, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. Efetue as alterações que desejar, e clique no botão Concluir, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.
  
-Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em quatro abas: +Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em cinco abas: 
  
-  **[[:ajuda:Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente +  **[[:ajuda:Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente 
-  **[[:ajuda:Pessoa]]**: Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica) +  **[[:ajuda:Pessoa]]**: Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica) 
-  **[[:ajuda:Endereço]]**: Para informar os endereços do cliente +  **[[:ajuda:Endereço]]**: Para informar os endereços do cliente 
-  **[[:ajuda:Telefone]]**: Para informar os telefones do cliente+  **[[:ajuda:Sócio]]**: Para informar os sócios do cliente.(Disponível apenas para Pessoa Jurídica) 
 +  - **[[=ajuda:telefone|Contatos]]**: Para informar os dados de contado do cliente 
 +\\
  
 As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada. As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada.
Linha 29: Linha 36:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:7464545_pessoa.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:ac1.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 35: Linha 42:
 Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:pessoa#preenchimento_dos_campospessoa_fisica|AQUI]]**. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:pessoa#preenchimento_dos_campospessoa_fisica|AQUI]]**.
  
-Por solicitação da CAEMA, foi incluído o **Documento Validado**, campo obrigatório, inicializado pelo sistema com a opção **Não**.+Por solicitação da **CAEMA**, foi incluído o campo **Documento Validado**, de preenchimento obrigatório e visualizado apenas para esta empresasendo inicializado pelo sistema com a opção **Não**.
  
 Para acessar a tela de atualização dos dados do cliente pessoa física da **MANAM** clique **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_pessoa#pessoa_fisica_-_manam|AQUI]]**. Para acessar a tela de atualização dos dados do cliente pessoa física da **MANAM** clique **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_pessoa#pessoa_fisica_-_manam|AQUI]]**.
Linha 45: Linha 52:
 **Atenção**: o campo **No. Documento** é visualizado pela **DESO**. Ele permite caracteres alfanuméricos, que possibilitam a inserção de número de passaporte (para estrangeiros) no lugar do número da identidade. Para as demais empresas, o campo é substituído pelo **RG**. **Atenção**: o campo **No. Documento** é visualizado pela **DESO**. Ele permite caracteres alfanuméricos, que possibilitam a inserção de número de passaporte (para estrangeiros) no lugar do número da identidade. Para as demais empresas, o campo é substituído pelo **RG**.
  
-Após a Validação, o CPF/CNPJ não mais poderá ser alterado, a não ser por usuário que possua **Permissão Especial**+Já campo **Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta** é visualizado para todas as empresas e seu preenchimento é obrigatório. Marcar **SIM** neste camposignifica dizer que, para cliente que está sendo atualizado, a impressão do CPF/CNPJ na conta será visualizada completase for marcado **NÃO** a visualização do CPF/CNPJ é feita com //máscara//. Exemplo: //663-XXX-XXX-63//. No caso de o cliente ser //Pessoa Jurídica//, o procedimento é semelhanteconforme exemplo **[[=ajuda:pessoa#pessoa_juridica|AQUI]]**.
- +
-Procedimentos a serem adotados na Atualização Cadastral através do Mobile: +
-  No caso de Inclusão de um Novo Cliente, o CPF / CNPJ já é cadastrado como Validado; +
-  Caso o indicador para aceitar CPF/CNPJ já cadastrados para outro cliente esteja igual a 2, o sistema permite cadastrar o mesmo CPF/CNPJ para mais de um clienteCaso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. +
-  * No caso de Alteração, se CPF CNPJ cadastrado não tiver sido Validadoserá feita a Substituição pelo informado no recadastramentomas permanecendo a situação como **Não Validado**+
-  * No caso de Alteração, se o CPF / CNPJ cadastrado já tiver sido Validado e for diferente do informado, não faz a Substituição e marca o dado para ser listado posteriormente. +
-</columns>+
  
-==== Pessoa Física CASAL ====+**Atenção**: para marcar a opção **SIM**, é necessário possuir permissão especial. Caso contrário, o campo **Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta** fica desabilitado.
  
 Por solicitação da **CASAL**, os campos: **CPF**, **RG**, **Data de Emissão**, **Órgão Expedidor**, **Estado**, **Data de Nascimento**, **Sexo** e **Nome da Mãe** são visualizados como preenchimento **obrigatório**: Por solicitação da **CASAL**, os campos: **CPF**, **RG**, **Data de Emissão**, **Órgão Expedidor**, **Estado**, **Data de Nascimento**, **Sexo** e **Nome da Mãe** são visualizados como preenchimento **obrigatório**:
  
-<WRAP center round box 100%> +Após a Validação, o CPF/CNPJ não mais poderá ser alterado, a não ser por usuário que possua **Permissão Especial**.
-{{  :ajuda:ap017565.jpg?nolink  |}} +
-</WRAP> +
  
 +Procedimentos a serem adotados na Atualização Cadastral através do Mobile:
 +  - No caso de Inclusão de um Novo Cliente, o CPF / CNPJ já é cadastrado como Validado;
 +  - Caso o indicador para aceitar CPF/CNPJ já cadastrados para outro cliente esteja igual a 2, o sistema permite cadastrar o mesmo CPF/CNPJ para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
 +  - No caso de Alteração, se o CPF / CNPJ cadastrado não tiver sido Validado, será feita a Substituição pelo informado no recadastramento, mas permanecendo a situação como **Não Validado**;
 +  - No caso de Alteração, se o CPF / CNPJ cadastrado já tiver sido Validado e for diferente do informado, não faz a Substituição e marca o dado para ser listado posteriormente.
 +</columns>
 \\ \\
 +
  
 ==== Pessoa Jurídica ==== ==== Pessoa Jurídica ====
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:inserir_cliente_aba_pessoa_juridica.jpg?nolink  |}} +{{  :ajuda:ssepe.jpg?nolink  |}}
-</WRAP> +
- +
-==== Pessoa Jurídica CAGEPA ==== +
- +
-<WRAP center round box 100%> +
-{{  :ajuda:27565_p.jpg?nolink  |}}+
 </WRAP> </WRAP>
 +\\
  
 <columns> <columns>
 Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:pessoa#preenchimento_dos_campospessoa_juridica|AQUI]]**. Para acessar a tela de atualização dos dados do cliente pessoa jurídica da **MANAM** clique **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_pessoa#pessoa_juridica_-_manam|AQUI]]**. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:pessoa#preenchimento_dos_campospessoa_juridica|AQUI]]**. Para acessar a tela de atualização dos dados do cliente pessoa jurídica da **MANAM** clique **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_pessoa#pessoa_juridica_-_manam|AQUI]]**.
 </columns> </columns>
 +\\
  
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
Linha 87: Linha 87:
 ==== Preenchimento dos campos: Pessoa Jurídica ==== ==== Preenchimento dos campos: Pessoa Jurídica ====
 ^Campo^Orientações de Preenchimento^ ^Campo^Orientações de Preenchimento^
-|Cliente Responsável Superior|Informe o código de um cliente do tipo pessoa jurídica, existente na base de dados, e tecle **Enter**, ou clique no botão **Pesquisar** {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de **popup**, onde será possível efetuar a pesquisa dos clientes responsáveis.\\  Após a informação do código de um cliente existente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente.\\  Para obter ajuda sobre a funcionalidade **[[:ajuda:Pesquisar Responsável]]**, clique aqui. | +|Cliente Responsável Superior|Informe o código de um cliente do tipo pessoa jurídica, existente na base de dados, e tecle **Enter**, ou clique no botão **Pesquisar** {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de **popup**, onde será possível efetuar a pesquisa dos clientes responsáveis. Após a informação do código de um cliente existente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente. Para obter ajuda sobre a funcionalidade **Pesquisar Responsável**, clique **[[ajuda:Pesquisar Responsável|aqui]]**. | 
-|CNPJ|Informe o número do CNPJ do cliente. O sistema irá verificar se o número é válido.  Caso o indicador para aceitar CNPJ já cadastrado para outro cliente esteja igual a 2, o sistema permite cadastrar o mesmo CNPJ para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. Campo pode ser opcional, dependendo da parametrização da empresa.|+|CNPJ|Informe o número do CNPJ do cliente com 14 dígitos\\ **Regra associada**: O sistema irá verificar se o número é válido.  Caso o indicador para aceitar CNPJ já cadastrado para outro cliente esteja igual a 2, o sistema permite cadastrar o mesmo CNPJ para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. Campo pode ser opcional, dependendo da parametrização da empresa.|
 |Ramo de Atividade|Selecione, na lista apresentada, o ramo da atividade do cliente que você está inserindo.| |Ramo de Atividade|Selecione, na lista apresentada, o ramo da atividade do cliente que você está inserindo.|
 |Atividade Econômica|Informe a atividade econômica do tipo de pessoa jurídica existente na base de dados, e tecle **Enter**, ou clique em {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de **popup** onde será possível efetuar a pesquisa.| |Atividade Econômica|Informe a atividade econômica do tipo de pessoa jurídica existente na base de dados, e tecle **Enter**, ou clique em {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de **popup** onde será possível efetuar a pesquisa.|
 |Inscrição Estadual|Informe a inscrição estadual do cliente, com até 14 dígitos.| |Inscrição Estadual|Informe a inscrição estadual do cliente, com até 14 dígitos.|
-|Estado|Selecione, na lista apresentada, o Estado do cliente que você está inserindo. Campo obrigatório, caso a **Inscrição Estadual** seja informada.|+|Estado|Selecione, na lista apresentada, o Estado do cliente que você está inserindo. \\ **Regra associada**: Campo obrigatório, caso a **Inscrição Estadual** seja informada.| 
 +|Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta| Campo obrigatório. Define se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma //máscara//. Exemplo: //663-XXX-XXX-63//. \\ **Regra associada**: caso você não tenha permissão especial para alterá-lo, o campo segue desabilitado.|
  
 \\ \\
Linha 98: Linha 99:
 ==== Preenchimento dos campos: Pessoa Física ==== ==== Preenchimento dos campos: Pessoa Física ====
 ^Campo^Orientação para Preenchimento^ ^Campo^Orientação para Preenchimento^
-|CPF|Campo obrigatório para algumas empresas. Informe o número do CPF do cliente. O sistema irá verificar se o número é válido. Caso o indicador para aceitar CPF já cadastrado para outro cliente esteja igual a 2, o sistema permite cadastrar o mesmo CPF para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. Campo pode ser opcional, dependendo da parametrização da empresa.| +|CPF|Campo obrigatório para algumas empresas. Informe o número do CPF do cliente com 11 dígitos\\ **Regra associada**: O sistema irá verificar se o número é válido. Caso o indicador para aceitar CPF já cadastrado para outro cliente esteja igual a 2, o sistema permite cadastrar o mesmo CPF para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. Campo pode ser opcional, dependendo da parametrização da empresa.| 
-|No. Documento / RG|Campo obrigatório para algumas empresas. Este campo é composto pelos campos relacionados abaixo. Ao informar um dos campos que compõem o RG, os demais, obrigatoriamente, deverão ser informados.\\ **Número do RG**: Informe o número do CPF do cliente. O sistema irá verificar se o número informado é válido.\\ **Data de Emissão**: Informe a data de emissão do RG, ou clique no botão do calendário {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, para selecionar a data a partir do calendário. Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. A data de emissão do RG não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento, caso este campo tenha sido informado.\\  Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário, que é acionada ao se clicar no campo correspondente. \\ **Órgão Expedidor**: Selecione o órgão expedidor do RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo.\\ **Estado**: Selecione estado da federação que emitiu o RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. \\ O campo **No. Documento** é visualizado pela **DESO**. Ele permite caracteres alfanuméricos, que possibilitam a inserção de número de passaporte (para estrangeiros) no lugar do número da identidade. Para as demais empresas, o campo é substituído pelo **RG**. |+|No. Documento / RG|Campo obrigatório para algumas empresas. Este campo é composto pelos campos relacionados abaixo. \\ **Regra associada**: Ao informar um dos campos que compõem o RG, os demais, obrigatoriamente, deverão ser informados. **Número do RG**: Informe o número do RG do cliente com no máximo 13 dígitos. O sistema irá verificar se o número informado é válido. **Data de Emissão**: Informe a data de emissão do RG, ou clique no botão do calendário {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, para selecionar a data a partir do calendário. Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. A data de emissão do RG não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento, caso este campo tenha sido informado. Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário, que é acionada ao se clicar no campo correspondente. **Órgão Expedidor**: Selecione o órgão expedidor do RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. **Estado**: Selecione estado da federação que emitiu o RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. O campo **No. Documento** é visualizado pela **DESO**. Ele permite caracteres alfanuméricos, que possibilitam a inserção de número de passaporte (para estrangeiros) no lugar do número da identidade. Para as demais empresas, o campo é substituído pelo **RG**. |
 |Data de Nascimento|Campo obrigatório para algumas empresas. Informe a data de nascimento do cliente, ou clique no botão do calendário {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, para selecionar a data a partir do calendário.\\ Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário, que é acionada ao se clicar no campo correspondente.| |Data de Nascimento|Campo obrigatório para algumas empresas. Informe a data de nascimento do cliente, ou clique no botão do calendário {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, para selecionar a data a partir do calendário.\\ Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário, que é acionada ao se clicar no campo correspondente.|
 |Profissão|Selecione a profissão, entre as profissões apresentadas na lista.| |Profissão|Selecione a profissão, entre as profissões apresentadas na lista.|
Linha 107: Linha 108:
 |Nacionalidade|Selecione a nacionalidade do cliente, entre as opções disponíveis na lista.| |Nacionalidade|Selecione a nacionalidade do cliente, entre as opções disponíveis na lista.|
 |Estado Civil|Selecione o estado civil do cliente, entre as opções disponíveis na lista.| |Estado Civil|Selecione o estado civil do cliente, entre as opções disponíveis na lista.|
 +|Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta| Campo obrigatório. Define se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma //máscara//. Exemplo: //663-XXX-XXX-63//.|
 +|Renda| Campo Opcional, informe o valor da Renda do Cliente|
 +|Óbito| Campo Opcional, informe se o cliente está vivo com o valor **SIM**/**NÃO**|
 \\ \\
  
Linha 123: Linha 127:
 O sistema apresentará três opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: O sistema apresentará três opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
  
-  Menu Principal -> Para voltar à tela principal do sistema. +  Menu Principal -> Para voltar à tela principal do sistema. 
-  Realizar outra manutenção de cliente -> Para efetuar a atualização de um outro cliente.+  Realizar outra manutenção de cliente -> Para efetuar a atualização de um outro cliente.
 </columns> </columns>
 \\  \\ 
ajuda/pessoa.1523650858.txt.gz · Última modificação: 13/04/2018 20:20 por tadeu.sarmento