Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:comandar_encerramento_de_registro_de_atendimento

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:comandar_encerramento_de_registro_de_atendimento [09/03/2017 14:20] tadeu.sarmentoajuda:comandar_encerramento_de_registro_de_atendimento [14/03/2019 20:59] (atual) tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 ====== Comandar Encerramento de Registros de Atendimento ====== ====== Comandar Encerramento de Registros de Atendimento ======
 +<columns>
 Esta opção do sistema permite comandar o encerramento de registros de atendimento. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > Comandar Encerramento de Registros de Atendimento**. Esta opção do sistema permite comandar o encerramento de registros de atendimento. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > Comandar Encerramento de Registros de Atendimento**.
 +</columns>
  
 Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo: Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:
Linha 9: Linha 10:
 ^Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:comandar_encerramento_ra.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:0809_comandar_encerramento_ra.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 +<columns>
 **Atenção**: a funcionalidade **Comandar o Encerramento de Registros de Atendimento** corresponde ao agendamento de um processo, que irá efetuar o encerramento dos registros de atendimento, de acordo com as especificações realizadas nesta operação. **Atenção**: a funcionalidade **Comandar o Encerramento de Registros de Atendimento** corresponde ao agendamento de um processo, que irá efetuar o encerramento dos registros de atendimento, de acordo com as especificações realizadas nesta operação.
  
Linha 19: Linha 21:
   * Se os campos obrigatórios foram preenchidos;   * Se os campos obrigatórios foram preenchidos;
   * Se já existe o comando informado e não realizado para o período de atendimento, para a unidade de atendimento, para a Unidade Atual ou unidades da Unidade Superior.   * Se já existe o comando informado e não realizado para o período de atendimento, para a unidade de atendimento, para a Unidade Atual ou unidades da Unidade Superior.
-  * Caso exista, o sistema exibirá a mensagem: //Existe comando não realizado com estes mesmos parâmetros//+    * Caso exista, o sistema exibirá a mensagem: //Existe comando não realizado com estes mesmos parâmetros//
-  * Caso a Unidade Atual e a Unidade Superior do comando não tenham sido informadas, o sistema verificará se a unidade de lotação do usuário responsável pelo encerramento corresponde à presidência, ou à central de atendimento. +    * Caso a Unidade Atual e a Unidade Superior do comando não tenham sido informadas, o sistema verificará se a unidade de lotação do usuário responsável pelo encerramento corresponde à presidência, ou à central de atendimento. 
-  * Caso não seja, o sistema exibirá a mensagem: //O Usuário Responsável pelo comando não tem permissão para encerrar os Registros de Atendimento que serão selecionados pelo comando. Informe novos parâmetros//+    * Caso não seja, o sistema exibirá a mensagem: //O Usuário Responsável pelo comando não tem permissão para encerrar os Registros de Atendimento que serão selecionados pelo comando. Informe novos parâmetros//
-  * Caso a Unidade Atual tenha sido informada, o sistema verificará se a unidade de lotação do usuário responsável pelo encerramento corresponde à Unidade Atual informada, ou a uma unidade hierarquicamente superior à unidade atual informada. +    * Caso a Unidade Atual tenha sido informada, o sistema verificará se a unidade de lotação do usuário responsável pelo encerramento corresponde à Unidade Atual informada, ou a uma unidade hierarquicamente superior à unidade atual informada. 
-  * Caso não seja, o sistema exibirá a mensagem: //O Usuário Responsável pelo comando não tem permissão para encerrar os Registros de Atendimento da Unidade Atual informada. Informe novos parâmetros//+    * Caso não seja, o sistema exibirá a mensagem: //O Usuário Responsável pelo comando não tem permissão para encerrar os Registros de Atendimento da Unidade Atual informada. Informe novos parâmetros//
-  * Caso a Unidade Superior tenha sido informada, o sistema verificará se a unidade de lotação do usuário responsável pelo encerramento corresponde à Unidade Superior informada, ou a uma unidade hierarquicamente superior à unidade superior informada. +    * Caso a Unidade Superior tenha sido informada, o sistema verificará se a unidade de lotação do usuário responsável pelo encerramento corresponde à Unidade Superior informada, ou a uma unidade hierarquicamente superior à unidade superior informada. 
-  * Caso não seja, o sistema exibirá a mensagem: //O Usuário Responsável pelo comando não tem permissão para encerrar os Registros de Atendimento da Unidade Superior informada. Informe novos parâmetros//.+    * Caso não seja, o sistema exibirá a mensagem: //O Usuário Responsável pelo comando não tem permissão para encerrar os Registros de Atendimento da Unidade Superior informada. Informe novos parâmetros//.
   * Verificar existência de dados:   * Verificar existência de dados:
     * Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela < > inexistente// e cancela a operação.     * Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela < > inexistente// e cancela a operação.
Linha 47: Linha 49:
     * Caso a Unidade Atual tenha sido informada e Caso a unidade de lotação do usuário responsável pelo encerramento não corresponda à Unidade Atual informada, nem corresponda a uma unidade hierarquicamente superior à unidade atual informada, o sistema exibe a mensagem: //O Usuário Responsável pelo comando não tem permissão para encerrar os Registros de Atendimento da Unidade Atual informada. Informe novos parâmetros//.     * Caso a Unidade Atual tenha sido informada e Caso a unidade de lotação do usuário responsável pelo encerramento não corresponda à Unidade Atual informada, nem corresponda a uma unidade hierarquicamente superior à unidade atual informada, o sistema exibe a mensagem: //O Usuário Responsável pelo comando não tem permissão para encerrar os Registros de Atendimento da Unidade Atual informada. Informe novos parâmetros//.
     * Caso a Unidade Superior tenha sido informada e Caso a unidade de lotação do usuário responsável pelo encerramento não corresponda à Unidade Superior informada, nem corresponda a uma unidade hierarquicamente superior à unidade superior informada, o sistema exibe a mensagem: //O Usuário Responsável pelo comando não tem permissão para encerrar os Registros de Atendimento da Unidade Superior informada. Informe novos parâmetros//.     * Caso a Unidade Superior tenha sido informada e Caso a unidade de lotação do usuário responsável pelo encerramento não corresponda à Unidade Superior informada, nem corresponda a uma unidade hierarquicamente superior à unidade superior informada, o sistema exibe a mensagem: //O Usuário Responsável pelo comando não tem permissão para encerrar os Registros de Atendimento da Unidade Superior informada. Informe novos parâmetros//.
 +</columns>
  
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
  
 +<columns>
 Após clicar no botão {{:ajuda:comandar.png?nolink|}} sem que haja nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela, o sistema efetuará o agendamento do comando de encerramento de registros de atendimento, e apresentará uma tela de sucesso com a mensagem: Após clicar no botão {{:ajuda:comandar.png?nolink|}} sem que haja nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela, o sistema efetuará o agendamento do comando de encerramento de registros de atendimento, e apresentará uma tela de sucesso com a mensagem:
  
Linha 56: Linha 59:
  
 Além da mensagem acima, o sistema exibirá //links// para retornar ao //Menu Principal// e para //Realizar Novo Comando de Encerramento de Registros de Atendimento//. Além da mensagem acima, o sistema exibirá //links// para retornar ao //Menu Principal// e para //Realizar Novo Comando de Encerramento de Registros de Atendimento//.
 +</columns>
 \\ \\
  
Linha 62: Linha 66:
 ====== Preenchimento dos Campos ====== ====== Preenchimento dos Campos ======
 ^Campo^Orientações para Preenchimento dos Campos^ ^Campo^Orientações para Preenchimento dos Campos^
-|Período de Atendimento(*)|Campo obrigatório Este campo é composto pelas datas de atendimento inicial e final.\\ A Data de Atendimento Final já vem preenchida com a data corrente. Entretanto, você poderá modificá-la para uma data inferior.\\ Você tem duas opções para informar as datas:\\   * Digitando-a no campo - Neste caso não precisa de preocupar com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente. A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano. O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.\\   * Pesquisando-num calendário Neste caso, clique no botão Calendário {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário. Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter instruções mais detalhadas da tela.\\ A Data de Atendimento Final deverá ser igual, ou superior à Data de Atendimento Inicial.| +|Período de Atendimento|<columns>Campo obrigatórioEste campo é composto pelas datas de atendimento inicial e final.\\ **Regra associada**: A Data de Atendimento Final já vem preenchida com a data corrente. Entretanto, você pode modificá-la para uma data inferior. Você tem duas opções para informar as datas: digitando-a no campo (neste casonão precisa se preocupar com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente). A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano. O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro. A segunda opção é pesquisando data em um calendárioNeste caso, clique no botão Calendário {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário. Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter instruções mais detalhadas da tela. A Data de Atendimento Final deve ser igual, ou superiorà Data de Atendimento Inicial.</columns>
-|Motivo do Encerramento(*)|Campo obrigatório Selecione o motivo de encerramento a partir da lista apresentada ao lado do campo.\\ Não serão apresentados os motivos correspondentes à execução e duplicidade.| +|Motivo do Encerramento|Campo obrigatórioSelecione o motivo de encerramento a partir da lista apresentada ao lado do campo.\\ **Regra associada**: Não são apresentados os motivos correspondentes à execução e duplicidade.| 
-|Usuário Responsável(*)|Campo obrigatório Informe o código de um Usuário do sistema, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa dos Usuários cadastrados.\\ Após a informação do código de um Usuário, ou da seleção de um Usuário na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do Usuário no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Usuário Responsável|<columns>Campo obrigatórioInforme o código de um Usuário do sistema, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa dos Usuários cadastrados.\\ **Regra associada**: Após a informação do código de um Usuário, ou da seleção de um Usuário na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome do Usuário no campo correspondente. Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.</columns>
-|Unidade de Atendimento|Informe, ou selecione a Unidade de Atendimento.\\ Você deverá informar o código de uma Unidade Organizacional, e teclar Enter, ou clicar no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** cadastradas.\\ Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Unidade de Atendimento|<columns>Informe, ou selecione a Unidade de Atendimento. Você deve informar o código de uma Unidade Organizacional, e teclar Enter, ou clicar no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** cadastradas. Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente. Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.</columns>
-|Unidade Atual|Informe, ou selecione a Unidade Atual. Você deverá informar o código de uma Unidade Organizacionale teclar Enter, ou clicar no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** cadastradas.\\ Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Ao informar a **Unidade Atual**, o sistema desabilitará o campo da **Unidade Superior**.| +|Unidade Atual|<columns>Informe, ou selecione a Unidade Atual. Você deve informar o código de uma Unidade Organizacional e teclar Enter, ou clicar no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** cadastradas. Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente. Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. \\ **Regra associada**: Ao informar a **Unidade Atual**, o sistema desabilita o campo da **Unidade Superior**. Caso a **Unidade Atual** e a **Unidade Superior** do comando não tenham sido informadas, o sistema exibe mensagens de críticas de acordo.</columns>
-|Unidade Superior|Informe, ou selecione a Unidade Superior. Você deverá informar o código de uma Unidade Organizacional, e teclar Enter, ou clicar no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** cadastradas.\\ Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Ao informar a Unidade Superior, o sistema desabilitará o campo da Unidade Atual.\\ A Unidade Superior informada deve ter unidades subordinadas. Caso  não tenha, o sistema exibirá a mensagem //A unidade informada não tem unidades subordinadas//.| +|Unidade Superior|<columns>Informe, ou selecione a Unidade Superior. Você deverá informar o código de uma Unidade Organizacional, e teclar Enter, ou clicar no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** cadastradas. Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ **Regra associada**: Ao informar a Unidade Superior, o sistema desabilita o campo da Unidade Atual. A Unidade Superior informada deve ter unidades subordinadas. Caso  não tenha, o sistema exibirá a mensagem //A unidade informada não tem unidades subordinadas//Caso a **Unidade Atual** e a **Unidade Superior** do comando não tenham sido informadas, o sistema exibe mensagens de críticas de acordo.</columns>
-|Especificações|Selecione, na caixa apresentada ao lado do campo, uma ou mais especificações que deseja incluir como critério no comando de encerramento de RA.\\ São apresentadas as especificações que não têm encerramento automático.\\ Para selecionar mais de uma Especificação, utilize as teclas Ctrl e Shift, concomitantemente com o clique do Mouse sobre a descrição da Especificação que você deseja selecionar.\\   A tecla Ctrl seleciona uma linha na caixa; e a tecla Shift seleciona um conjunto de linhas.\\ Caso você clique mais de uma vez sobre a mesma linha, com a tecla Ctrl pressionada, a Especificação será, sucessivamente, marcada e desmarcada.|+|Especificações|<columns>Selecione, na caixa apresentada ao lado do campo, uma ou mais especificações que deseja incluir como critério no comando de encerramento de RA. São apresentadas as especificações que não têm encerramento automático. Para selecionar mais de uma Especificação, utilize as teclas Ctrl e Shift, concomitantemente com o clique do Mouse sobre a descrição da Especificação que você deseja selecionar. A tecla Ctrl seleciona uma linha na caixa; e a tecla Shift seleciona um conjunto de linhas. Caso você clique mais de uma vez sobre a mesma linha, com a tecla Ctrl pressionada, a Especificação será, sucessivamente, marcada e desmarcada.</columns>|
 \\ \\
  
Linha 81: Linha 85:
 |{{:ajuda:seguranca:bbotao_limparr.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para limpar todos os campos da tela.| |{{:ajuda:seguranca:bbotao_limparr.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para limpar todos os campos da tela.|
 |{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter instruções mais detalhadas da tela.| |{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter instruções mais detalhadas da tela.|
-|{{:ajuda:comandar.png?100|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema o agendamento do comando de encerramento de registros de atendimento.\\ Ao ser acionado o sistema irá efetuar as validações descritas em item acima.|+|{{:ajuda:comandar.png?100|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema o agendamento do comando de encerramento de registros de atendimento.\\ Ao ser acionado o sistema irá efetuar as validações descritas.|
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
Linha 91: Linha 95:
  
 **[[=ajuda:registro_atendimento|Registro de Atendimento]]** **[[=ajuda:registro_atendimento|Registro de Atendimento]]**
 +
 +===== Vídeos =====
 +
 +**[[=treinamentos:livre:video-aulas:comandar_encerramento_de_registro_de_atendimento|Comandar Encerramento de Registro de Atendimento]]**
 \\ \\
 \\ \\
 \\ \\
-Clique [[:Ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN.+Clique **[[:Ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN. 
 + 
 +~~ODT~~
ajuda/comandar_encerramento_de_registro_de_atendimento.1489069239.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)