Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


treinamentos:livre:processos:cobranca:roteiro_de_implantacao_da_sistematica_de_cobranca

Tabela de conteúdos

Roteiro de Implantação da Sistemática de Cobrança

O objetivo deste roteiro é disponibilizar um resumo rápido das principais atividades necessárias para realizar um ciclo de cobrança:

  1. Cadastro da empresa contratada;
  2. Inclusão e comando de um cronograma de ações de cobrança, envolvendo todas suas atividades e;
  3. Geração do boletim de cobrança (produzido na conclusão de todo processo para um grupo de cobrança).


Para acessar o Manual da Sistemática de Cobrança (bem mais detalhado) clique AQUI. Nele você encontra informações mais pormenorizadas, chegando a detalhes de valores a serem atribuídos em parâmetros de relevância para todo mecanismo do processo de cobrança. Aqui, dividimos o roteiro em:


Preparação do Ambiente


Cadastrar Empresa / Contrato

Acesse GSAN > Cadastro > Sistema Parâmetro ou Empresa > Inserir Empresa. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:


Informamos que os dados exibidos nas telas deste documento são fictícios, e não retratam informações de clientes.


Marcar SIM no campo Indicador Empresa Cobrança visualizado acima. Caso esteja atualizando uma empresa, também marcar SIM no campo Indicador Empresa Cobrança:



Cadastrar Unidade Organizacional Vinculada à Empresa Cadastrada

Acesse GSAN > Cadastro > Unidade Organizacional > Inserir Unidade Organizacional. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:



Selecione a empresa contratada no campo Empresa acima, vinculando-a com a unidade organizacional.


Cadastrar Usuários da Empresa na Unidade Organizacional Vinculada à Empresa

Acesse GSAN > Segurança > Acesso > Usuário > Inserir Usuário. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Acima, no campo Unidade Organizacional, selecione a unidade organizacional da empresa, vinculando-a ao usuário no campo Empresa.


Cadastrar os Itens de Contrato da Empresa Contratada

Acesse Gsan > Cobrança > Nova Cobrança > Inserir Item de Contrato. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Agora, para cada item de serviço relacionado no contrato da empresa, insira um item de contrato. Considere que cada item têm um código constante de cálculo, sobre o qual a equipe do GSAN deve ser consultada para definir qual a constante que relacionará o item, o qual é atribuído de acordo com a natureza do serviço.


Cadastrar os Serviços Correspondentes aos Itens Relacionados no Contrato da Empresa

Acesse: GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Inserir tipo de Serviço. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Desta vez, atribua SIM no campo Indicador de Informações de Boletim de Medição, apenas para serviços onde será necessário a informação da quantidade em metros quadrados (reposição de asfalto/calçada) ou quando o serviço relacionar mais de um tipo de item do contrato, sendo necessário diferenciar quanto à existência e tipo de pavimentação.


Informar os Dados do Contrato da Empresa Contratada e Associar os Itens de Contratos Cadastrados aos Tipos de Serviços que Serão Realizados Através de Ordem de Serviço

Acesse: GSAN > Faturamento > Item de Contrato > Informar Itens de Contrato de Serviço. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Acima, no campo Item de Contrato, associe cada item de contrato a um tipo de serviço cadastrado (sabendo que os itens de contrato não associado a um tipo de serviço, não serão contabilizados no boletim, e que um mesmo tipo de serviço poderá associar itens distintos).


Associar Grupos de Cobranças que Farão Parte da Gestão da Empresa Contratada

Acesse: GSAN > Cobrança > Grupo de Cobrança > Inserir Grupo de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Agora, associe o grupo de cobrança à empresa contratada, observando a abrangência geográfica em consonância com o contrato firmado com empresa de cobrança, verificando que um grupo de cobrança associa uma ou mais localidade. Caso esteja atualizando um grupo de cobrança, também é possível associar na tela abaixo:



Cadastrar o Critério de Cobrança que Será Utilizado na Ação de Cobrança

Acesse: GSAN > Cobrança > Critério de Cobrança > Inserir Critério de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Dessa vez, o critério é associado à ação de cobrança, podendo ser utilizado um critério já existente ou incluso um critério novo.


Cadastrar Ações de Cobrança que Farão Parte do Cronograma de Execução

Acesse: GSAN > Cobrança > Ação de Cobrança > Inserir Ação de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Acima, é possível estabelecer a execução de mais de uma ação de cobrança para um mesmo cronograma. É importante para essa situação definir qual será a ação predecessora da outra, no campo Ação Predecessora.


Cadastrar as Atividades que Farão Parte da Ação de Cobrança

Acesse: GSAN > Cobrança > Atividade de Cobrança > Inserir Atividade de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Agora, é possível relacionar uma ou mais atividades de cobrança (no campo Descrição da Atividade de Cobrança) a uma ação de cobrança (no campo Ação Associada à Atividade), sendo que uma mesma atividade poderá relacionar mais de uma ação de cobrança.


Associar um Conjunto de Rotas ao Critério de Cobrança

Acesse: GSAN > Cobrança > Associar Conjunto de Rotas ao Critério de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

A rota (campos Rota Inicial e Rota Final) precisa ser associada ao Critério de Cobrança, no qual a referida associação será feita a partir da Ação de Cobrança, Critério de Cobrança e Grupo de Cobrança selecionados.


Informar o Motivo do Encerramento do Atendimento da Ação de Cobrança

Acesse: GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Acima, para cada motivo de encerramento, associar a ação de cobrança.


Realização e Execução de um Cronograma para Ação de Cobrança


Inclusão do Cronograma

Acesse: GSAN > Cobrança > Cronograma de Cobrança > Inserir Cronograma de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

  1. Selecione o Grupo de cobrança.
  2. Informe o Mês/Ano de referência do cronograma.
  3. Informe a Data de Início do cronograma.
  4. Calcule as datas previstas das atividades :
    1. Data prevista de geração da ordem de serviço: Data Informada.
    2. Data prevista de encerramento da ordem de serviço: Projeção somando-se a data da geração + Quantidade de dias informados para encerramento de ordem de serviço (incremento apenas de dias úteis).
      1. A quantidade de dias para encerramento da ordem de serviço é atualizada através de script (coluna cbac_nndiasencosatividade da tabela cobrança_acao).
    3. Data prevista de encerramento da ação: projeção somando-se a data prevista de encerramento das ordens de serviço + a Quantidade de dias informados para o encerramento da ação (incremento apenas de dias úteis).
      1. Quantidade de dias para encerramento da ação é atualizada através de script (coluna cbac_nndiasencatividade da tabela cobrança_acao)


Inserir Comando de Ação de Cobrança

Acesse: GSAN > Cobrança > Comando de Atividade de Ação de Cobrança > Inserir Comando de Atividade de Ação de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

  1. Selecione o Grupo de Cobrança: serão exibidos os grupos que já possuem cronogramas inseridos e não executados.
  2. Selecione a Ação de Cobrança: serão exibidas as ações cuja data prevista já esteja em curso em relação à data corrente.
  3. Selecione a Atividade de Cobrança: serão exibidas as atividades da ação selecionada, cuja data prevista da atividade já esteja em curso em relação à data corrente.


Executar o Comando do Cronograma da Ação

Acesse: GSAN > Batch > Inserir Processo > Processo Comandado de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

  1. Tipo de Processo: selecionar PROCESSO COMANDO DE COBRANÇA na Tela Inicial.
  2. Será exibida uma relação dos grupos de cobrança com cronogramas comandados (tela acima).
  3. Selecione o grupo de cobrança e inicie o processo (botão ).


Consultar Relatório de Motivo de Não Geração de Documento de Cobrança

Acesse: GSAN > Cobrança > Consultar Motivo da não Geração de Documento de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

  1. No campo Referência da Cobrança informe a referência da ação de cobrança (MM/AAAA).
  2. No campo Grupo de Cobrança selecione o grupo de cobrança.
  3. No campo Ação de Cobrança selecione a ação de cobrança.
  4. No campo Atividade de Cobrança selecione a atividade da ação de cobrança.
  5. No campo Por Comando, selecione entre SINTÉTICO e ANALÍTICO.


Finalização do Ciclo de Cobrança com Encerramento das Ações

Após a Realização de Todas as Atividades, para Finalizar o Ciclo de Cobrança as Ações Serão Encerradas

Para encerrar as ações de cobrança acesse GSAN > Batch > Inserir Processo. Em seguida:

  1. Tipo de Processo: selecionar Processo Eventual.
  2. Executar o processo Batch: 53 - GER. RES. AÇÕES COBRANÇA DO CRONOGRAMA.


Geração do Boletim

Condições Para Que as Ordens de Serviço Sejam Consideradas no Boletim

  1. Ordens de serviço encerradas por usuários vinculados à empresa contratada.
  2. Ordens de serviço cujos serviços executados estejam associados a um item de contrato.
  3. Ordens de serviço de imóveis pertencentes a um grupo de cobrança vinculado à empresa contratada.


Forma de Contabilização das Ordens de Serviço no Boletim Quanto ao Motivo do Encerramento

  1. Ordens de serviço encerradas com conclusão de serviço - os valores serão contabilizados como serviços executados.
  2. Ordens de serviço encerradas por decurso de prazo - os valores serão contabilizados como serviços descontados.
  3. Ordens de serviço encerradas após geração do boletim. Mesmo com a conclusão do serviço, os valores não serão contabilizados.


Gerar Boletim de Medição: Após Encerramento das Ações de Cobrança, o Ciclo Será Concluído com Geração do Boletim de Medição

Acesse parar gerar o boletim: GSAN > Relatório > Cobrança > R1152 - Rel. Boletim Medição Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

  1. No campo Operação selecione Gerar Boletim de Medição.
  2. No campo Mês/Ano do Grupo de Cobrança informe o mês/ano de referência para geração do boletim.
  3. No campo Grupo de Cobrança selecione o grupo de cobrança.


Consulta do Boletim Gerado: Após Geração do Boletim Será Disponibilizado para Consultas Através da Emissão de Relatório PDF/CSV

Acesse parar visualizar o boletim: GSAN > Relatório > Cobrança > R1152 - Rel. Boletim Medição Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:


  1. Relatório SINTÉTICO: Resumo dos Valores Consolidados por Tipo de Serviço Executado e Valores em Decorrência das Ordens de Serviço Encerradas por Decurso de Prazo (Relatório disponibilizado online em PDF).
    1. No campo Operação: Emitir Relatório Sintético:
    2. Mês/Ano do Grupo de Cobrança: Informar mês/ano de referência para geração do boletim.
    3. No campo Grupo de Cobrança: Selecionar o grupo de cobrança.
  2. Relatório ANALÍTICO: Relatório Analítico das Ordens de Serviço Encerradas com Conclusão do Serviço e Ordens de Serviço Encerradas por Decurso de Prazo (Relatório será encaminhado para processo Batch e ficará disponível para consulta através do caminho GSAN > Batch > Exibir Status Relatório.)
    1. No campo Operação: Emitir Relatório Analítico:
    2. Mês/Ano do Grupo de Cobrança: Informar mês/ano de referência para geração do boletim
    3. No campo Grupo de Cobrança: Selecionar o grupo de cobrança.


Tabelas


Matriz de Rastreabilidade Funcionalidade x Tabelas do Sistema Em Tempo de Preparação do Ambiente

SEQ FUNCIONALIDADE DO GSAN TABELA DA BASE DE DADOS COMERCIAL
1Inserir Empresa CADASTRO.EMPRESA
2Inserir Unidade Organizacional CADASTRO.UNIDADE_ORGANIZACIONAL
3Inserir Usuário SEGURANCA.USUARIO
4Inserir Item de Contrato MICROMEDICAO.ITEM_SERVICO
5Inserir Tipo de ServiçoATENDIMENTOPUBLICO.SERVICO_TIPO
6Informar Itens do Contrato de ServiçoMICROMEDICAO.CONTRATO_EMPRESA_SERVICO
MICROMEDICAO.ITEM_SERVICO_CONTTRATO
MICROMEDICAO.ITEM_CONTRATO_SERVICO_TIPO
7Manter Grupo de CobrançaCOBRANCA.COBRANCA_GRUPO
8Inserir Critério de CobrançaCOBRANCA.COBRANCAO_CRITERIO
9Inserir Ação de CobrançaCOBRANCA.COBRANCA_ACAO
10Inserir Atividade de CobrançaCOBRANCA.COBRANCA_ATIVIDADE
11Associar Conjunto de Rotas ao Critério de CobrançaCOBRANCAO.ROTA_ACAO_CRITERIO
12Informar Motivo de Encerramento dos AtendimentosATENDIMENTOPUBLICO.ATEND_MOT_ENC_ACAO_COBR


Matriz de Rastreabilidade Funcionalidade x Tabelas do Sistema Em Tempo de Execução do Ciclo de Cobrança

SEQ FUNCIONALIDADE DO GSAN TABELA DA BASE DE DADOS COMERCIAL
1Inserir Cronograma COBRANCA.COBRANCA_GRUPO_CRG_MES
COBRANCA.COBRANCA_ACAO_CRONOGRAMA
COBRANCA.COBRANCA_ACAO_ATIV_CRG
2Inserir Comando de Ação de Cobrança COBRANCA.COBRANCA_ACAO_ATIV_CRG
(ATUALIZA DATA/HORA DO COMANDO)
3Executar Comando do Cronograma da Ação (Atividade Gerar OSATENDIMENTOPUBLICO.ORDEM_SERVICO
ATENDIMENTOPUBLICO.ORDEM_SERVICO_UNIDADE
(INCLUSÃO DAS ORDENS DE SERVIÇOS)
COBRANCA.COBRANCA_DOCUMENTO
COBRANCA.COBRANCA_DOCUMENTO_ITEM
(INCLUSÃO DOS DOCUMENTOS DE COBRANÇA)
4Encerrar Ordem de Serviço com Conclusão do ServiçoATENDIMENTOPUBLICO.ORDEM_SERVICO_BOLETIM
(QUANDO O SERVIÇO ESTIVER PARAMETRIZADO COM INDICADOR DE BOLETIM = SIM)
5Gerar Boletim de MediçãoCOBRANCA.COBR_BOLETIM_MEDICAO
(INCLUI DADOS CONSOLIDADOS DO BOLETIM)
COBRANCA.COBR_BOLETIM_EXEC
(QUANDO A ORDEM DE SERVIÇO ENCERRADA COM MOTIVO DE CONCLUSÃO DO SERVIÇO)
COBRANCA.COBR_BOLETIM_DESC
(QUANDO A ORDEM DE SERVIÇO ENCERRADA POR MOTIVO DE DECURSO DE PRAZO)
COBRANCA.COBR_BOLETIM_EXEC_REPAV
(QUANDO NO ENCERRAMENTO DO SERVIÇO FOR INFORMADO REPAVIMENTAÇÃO)
COBRANCA.COBR_BOLETIM_EXEC_REPOS
(QUANDO NO ENCERRAMENTO DO SERVIÇO FOR INFORMADO REPOSIÇÃO DE CALÇADA)



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN. Export page to Open Document format

treinamentos/livre/processos/cobranca/roteiro_de_implantacao_da_sistematica_de_cobranca.txt · Última modificação: 21/08/2020 17:43 por tadeu.sarmento