A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
O objetivo deste roteiro é disponibilizar um resumo rápido das principais atividades necessárias para realizar um ciclo de cobrança:
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Para acessar o Manual da Sistemática de Cobrança (bem mais detalhado) clique AQUI. Nele você encontra informações mais pormenorizadas, chegando a detalhes de valores a serem atribuídos em parâmetros de relevância para todo mecanismo do processo de cobrança. Aqui, dividimos o roteiro em: |
Acesse GSAN > Cadastro > Sistema Parâmetro ou Empresa > Inserir Empresa. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
Informamos que os dados exibidos nas telas deste documento são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Marcar SIM no campo Indicador Empresa Cobrança visualizado acima. Caso esteja atualizando uma empresa, também marcar SIM no campo Indicador Empresa Cobrança: |
Acesse GSAN > Cadastro > Unidade Organizacional > Inserir Unidade Organizacional. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
Selecione a empresa contratada no campo Empresa acima, vinculando-a com a unidade organizacional.
Acesse GSAN > Segurança > Acesso > Usuário > Inserir Usuário. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
Acima, no campo Unidade Organizacional, selecione a unidade organizacional da empresa, vinculando-a ao usuário no campo Empresa. |
Acesse Gsan > Cobrança > Nova Cobrança > Inserir Item de Contrato. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
Agora, para cada item de serviço relacionado no contrato da empresa, insira um item de contrato. Considere que cada item têm um código constante de cálculo, sobre o qual a equipe do GSAN deve ser consultada para definir qual a constante que relacionará o item, o qual é atribuído de acordo com a natureza do serviço. |
Acesse: GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Inserir tipo de Serviço. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
Desta vez, atribua SIM no campo Indicador de Informações de Boletim de Medição, apenas para serviços onde será necessário a informação da quantidade em metros quadrados (reposição de asfalto/calçada) ou quando o serviço relacionar mais de um tipo de item do contrato, sendo necessário diferenciar quanto à existência e tipo de pavimentação. |
Acesse: GSAN > Faturamento > Item de Contrato > Informar Itens de Contrato de Serviço. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
Acima, no campo Item de Contrato, associe cada item de contrato a um tipo de serviço cadastrado (sabendo que os itens de contrato não associado a um tipo de serviço, não serão contabilizados no boletim, e que um mesmo tipo de serviço poderá associar itens distintos). |
Acesse: GSAN > Cobrança > Grupo de Cobrança > Inserir Grupo de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
Agora, associe o grupo de cobrança à empresa contratada, observando a abrangência geográfica em consonância com o contrato firmado com empresa de cobrança, verificando que um grupo de cobrança associa uma ou mais localidade. Caso esteja atualizando um grupo de cobrança, também é possível associar na tela abaixo: |
Acesse: GSAN > Cobrança > Critério de Cobrança > Inserir Critério de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
Dessa vez, o critério é associado à ação de cobrança, podendo ser utilizado um critério já existente ou incluso um critério novo. |
Acesse: GSAN > Cobrança > Ação de Cobrança > Inserir Ação de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
Acima, é possível estabelecer a execução de mais de uma ação de cobrança para um mesmo cronograma. É importante para essa situação definir qual será a ação predecessora da outra, no campo Ação Predecessora. |
Acesse: GSAN > Cobrança > Atividade de Cobrança > Inserir Atividade de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
Agora, é possível relacionar uma ou mais atividades de cobrança (no campo Descrição da Atividade de Cobrança) a uma ação de cobrança (no campo Ação Associada à Atividade), sendo que uma mesma atividade poderá relacionar mais de uma ação de cobrança. |
Acesse: GSAN > Cobrança > Associar Conjunto de Rotas ao Critério de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
A rota (campos Rota Inicial e Rota Final) precisa ser associada ao Critério de Cobrança, no qual a referida associação será feita a partir da Ação de Cobrança, Critério de Cobrança e Grupo de Cobrança selecionados. |
Acesse: GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
Acima, para cada motivo de encerramento, associar a ação de cobrança. |
Acesse: GSAN > Cobrança > Cronograma de Cobrança > Inserir Cronograma de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
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Acesse: GSAN > Cobrança > Comando de Atividade de Ação de Cobrança > Inserir Comando de Atividade de Ação de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
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Acesse: GSAN > Batch > Inserir Processo > Processo Comandado de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
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Acesse: GSAN > Cobrança > Consultar Motivo da não Geração de Documento de Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
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Para encerrar as ações de cobrança acesse GSAN > Batch > Inserir Processo. Em seguida:
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Acesse parar gerar o boletim: GSAN > Relatório > Cobrança > R1152 - Rel. Boletim Medição Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
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Acesse parar visualizar o boletim: GSAN > Relatório > Cobrança > R1152 - Rel. Boletim Medição Cobrança. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
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SEQ | FUNCIONALIDADE DO GSAN | TABELA DA BASE DE DADOS COMERCIAL |
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1 | Inserir Empresa | CADASTRO.EMPRESA |
2 | Inserir Unidade Organizacional | CADASTRO.UNIDADE_ORGANIZACIONAL |
3 | Inserir Usuário | SEGURANCA.USUARIO |
4 | Inserir Item de Contrato | MICROMEDICAO.ITEM_SERVICO |
5 | Inserir Tipo de Serviço | ATENDIMENTOPUBLICO.SERVICO_TIPO |
6 | Informar Itens do Contrato de Serviço | MICROMEDICAO.CONTRATO_EMPRESA_SERVICO MICROMEDICAO.ITEM_SERVICO_CONTTRATO MICROMEDICAO.ITEM_CONTRATO_SERVICO_TIPO |
7 | Manter Grupo de Cobrança | COBRANCA.COBRANCA_GRUPO |
8 | Inserir Critério de Cobrança | COBRANCA.COBRANCAO_CRITERIO |
9 | Inserir Ação de Cobrança | COBRANCA.COBRANCA_ACAO |
10 | Inserir Atividade de Cobrança | COBRANCA.COBRANCA_ATIVIDADE |
11 | Associar Conjunto de Rotas ao Critério de Cobrança | COBRANCAO.ROTA_ACAO_CRITERIO |
12 | Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos | ATENDIMENTOPUBLICO.ATEND_MOT_ENC_ACAO_COBR |
SEQ | FUNCIONALIDADE DO GSAN | TABELA DA BASE DE DADOS COMERCIAL |
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1 | Inserir Cronograma | COBRANCA.COBRANCA_GRUPO_CRG_MES COBRANCA.COBRANCA_ACAO_CRONOGRAMA COBRANCA.COBRANCA_ACAO_ATIV_CRG |
2 | Inserir Comando de Ação de Cobrança | COBRANCA.COBRANCA_ACAO_ATIV_CRG (ATUALIZA DATA/HORA DO COMANDO) |
3 | Executar Comando do Cronograma da Ação (Atividade Gerar OS | ATENDIMENTOPUBLICO.ORDEM_SERVICO ATENDIMENTOPUBLICO.ORDEM_SERVICO_UNIDADE (INCLUSÃO DAS ORDENS DE SERVIÇOS) COBRANCA.COBRANCA_DOCUMENTO COBRANCA.COBRANCA_DOCUMENTO_ITEM (INCLUSÃO DOS DOCUMENTOS DE COBRANÇA) |
4 | Encerrar Ordem de Serviço com Conclusão do Serviço | ATENDIMENTOPUBLICO.ORDEM_SERVICO_BOLETIM (QUANDO O SERVIÇO ESTIVER PARAMETRIZADO COM INDICADOR DE BOLETIM = SIM) |
5 | Gerar Boletim de Medição | COBRANCA.COBR_BOLETIM_MEDICAO (INCLUI DADOS CONSOLIDADOS DO BOLETIM) COBRANCA.COBR_BOLETIM_EXEC (QUANDO A ORDEM DE SERVIÇO ENCERRADA COM MOTIVO DE CONCLUSÃO DO SERVIÇO) COBRANCA.COBR_BOLETIM_DESC (QUANDO A ORDEM DE SERVIÇO ENCERRADA POR MOTIVO DE DECURSO DE PRAZO) COBRANCA.COBR_BOLETIM_EXEC_REPAV (QUANDO NO ENCERRAMENTO DO SERVIÇO FOR INFORMADO REPAVIMENTAÇÃO) COBRANCA.COBR_BOLETIM_EXEC_REPOS (QUANDO NO ENCERRAMENTO DO SERVIÇO FOR INFORMADO REPOSIÇÃO DE CALÇADA) |
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