Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processo_efetuar_instalacao_e_manutencao_de_hidrometro_de_esgoto

Essa é uma revisão anterior do documento!


Processo Efetuar Instalação e Manutenção de Hidrômetro de Esgoto

O Processo para efetuar a instalação de um novo hidrômetro, realizar atualização de dados do hidrômetro cadastrado, fazer a substituição de um hidrômetro instalado por outro, ou remanejamento de um hidrômetro para outro local, ou retirada de hidrômetro por decisão da Caern, será apresentado abaixo no conjunto de procedimentos.

Cadastramento de Hidrômetro

Para o hidrômetro novo, é necessário que seja feito o “Cadastramento” no Gsan, através da funcionalidade no caminho:

Para fazer atualização dos dados de um Hidrômetro já cadastrado, utilize a funcionalidade no caminho:

Cadastramento do Tipo de Solicitação com Especificação

O cadastramento do “Tipo de Solicitação com Especificação” é pré-requisito para o “Processo de Instalação e Manutenção de Hidrômetro de Esgoto”. Caso o tipo ainda não esteja cadastrado, utilize a funcionalidade no caminho:

Para fazer atualização dos dados de um “Tipo de Solicitação com Especificação” já cadastrado, utilize a funcionalidade no caminho:

Fluxo do Cadastramento de Hidrômetro e Tipo de Solicitação

Efetuar Instalação e Manutenção de Hidrômetro de Esgoto

Abertura do RA - Registro de Atendimento

O processo para efetuar instalação e manutenção de hidrômetro de esgoto inicia-se com a abertura de um RA - Registro de Atendimento pelo usuário da Caern, através da funcionalidade no caminho Gsan > Atendimento ao Público > Registro de Atendimento > Inserir Registro de Atendimento.

Caso o imóvel não tenha Hidrômetro no poço, na abertura do RA, o usuário deve selecionar os campos com uma das opções abaixo:

  • Campo “Tipo de Solicitação”, selecione a opção “Hidrômetro”;
  • Campo “Especificação”, selecione uma das opções referentes à: “Instalação de Hidrômetro a Pedido/Consumidor Poço”, “Atualizar Instalação de Hidrômetro”, “Substituição de Hidrômetro por Ordem da Caern Poço”, “Remanejamento de Hidrômetro Poço”, “Retirada de Hidrômetro por Ordem da Caern Poço”.

Instalação e Manutenção de Hidrômetro

Na sequência dos procedimentos, o usuário deve informar o “Número da Ordem de Serviço - OS”, de acordo com a opção selecionada, através do caminho desejado, conforme abaixo:

Caso o usuário tenha informado o número de uma “Ordem de Serviço” válida, o sistema exibe a tela com a funcionalidade associada, informe os dados e selecione o campo “Tipo de Medição” com a opção “Ligação de Esgoto”.

Em seguida, informe os dados de um hidrômetro disponível, que esteja cadastrado nas bases de dados do Gsan, em caso de instalação de hidrômetro de esgoto, ou os dados do hidrômetro para executar a movimentação.

O usuário deve observar que o serviço solicitado deve estar associado à “Ordem de Serviço” informada.

Confirmação dos Dados Inseridos ou Atualizados

Para confirmar as operações realizadas, o usuário deve acessar a funcionalidade no caminho Gsan > Atendimento ao Público > Consultar Imóvel, Aba Análise Ligação Consumo.

processo_efetuar_instalacao_e_manutencao_de_hidrometro_de_esgoto.1423583598.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)