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Aba Pessoa
Esta tela faz parte do processo “Manter Clientes”, e permite que você atualize as informações do cliente. O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, neste caso deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto. O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Efetue as alterações que desejar, e clique no botão Concluir, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em quatro abas:
- Nome e Tipo: Para identificação do cliente
- Pessoa: Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica)
- Endereço: Para informar os endereços do cliente
- Telefone: Para informar os telefones do cliente
A aba “Pessoa” tem uma característica diferente das demais abas. Ela terá uma formatação diferente, dependendo do tipo do cliente.
Em função do tipo do cliente informado na aba anterior (Nome e Tipo), é que o sistema irá formatar a aba “Pessoa”, entre as opções: Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Preenchimento dos campos
Pessoa Jurídica
Campo | Descrição do Preenchimento |
---|---|
CNPJ | Informe o número do CNPJ do cliente. O sistema irá verificar se o número é valido. |
Ramo de Atividade | Selecione, na lista apresentada, o ramo da atividade do cliente que você está inserindo. |
Cliente Responsável Superior | Informe o código de um cliente do tipo pessoa jurídica, existente na base de dados, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” pesquisa.gif, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa dos clientes responsáveis. Após a informação do código de um cliente existente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente. Para obter ajuda sobre a funcionalidade “Pesquisar Responsável”, clique aqui. |
Pessoa Física
Campo | Descrição do Preenchimento |
---|---|
CPF | Informe o número do CPF do cliente. O sistema irá verificar se o número é valido. |
RG | Este campo é composto pelos campos relacionados abaixo. Ao informar umdos campos que compõem o RG, os demais, obrigatoriamente, deverão ser informados. Número do RG: Informe o número do CPF do cliente. O sistema irá verificar se o número informado é válido. Data de Emissão: Informe a data de emissão do RG, ou clique no botãodo calendário calendario.gif, para selecionar a data a partir do calendário.Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. A data de emissão do RG não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento, caso este campo tenha sido informado. Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário, que é acionada ao se clicar no campo correspondente.Órgão Expedidor: Selecione o órgão expedidor do RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. Estado: Selecione estado da federação que emitiu o RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. |
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba. Agora, nós vamos ver a ajuda para a aba “Pessoa”.
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo “Manter Cliente”.
O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do cliente tiver sido realizada com sucesso.
“Cliente de código (Código do Cliente) atualizado com sucesso.”
O sistema apresentará tres opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos “links” existentes na tela de sucesso:
- Menu Principal –> Para voltar à tela principal do sistema.
- Realizar outra manutenção de cliente –> Para efetuar a atualização de um outro cliente.