Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


manter_conta

Essa é uma revisão anterior do documento!


Manter Conta

Esta opção do sistema permite a realização de várias operações em uma, ou mais, contas de um imóvel. Apenas funcionários credenciados é que poderão efetuar esta operação.

O acesso a esta funcionalidade deve ser realizado pelo “menu” do sistema: “Gsan: Faturamento: Manter Conta”.

Há restrição quanto as alterações realizadas nos dados dos clientes corporativos e corporativos telemedidos aos usuários que tenham a permissão especial “Alterar Dados Cliente Corporativo”.

Criada permissão especial “Alterar dados Cliente Corporativo”. A funcionalidade foi alterada para que os clientes dos tipos Corporativos e Corporativos Telemedidos sejam restritas aos usuários que tenham a permissão especial “Alterar Dados Cliente Corporativo”. Caso o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados será exibida a mensagem de permissão negada.

Criada uma Permissão Especial para Colocar e Retirar as Contas que se encontram em Revisão pelo motivo “REVISÃO POR PROCESSO JUDICIAL”, e não permite que elas sejam Canceladas, Alterados os Vencimentos, Retificadas ou Parceladas.

No Efetuar Parcelamento e no Contrato de Parcelamento, o sistema não apresenta as Contas que tenham o motivo “REVISÃO POR PROCESSO JUDICIAL”, mesmo para aqueles usuários que tenham a permissão especial.

O sistema não permite as opções de Retificar, Cancelar, Parcelar e Alterar Vencimento, quando as contas estiverem em Revisão pelo motivo “REVISÃO POR PROCESSO JUDICIAL”, mesmo para aqueles usuários que tenham a permissão especial. Para efetuar essas operações será necessário antes retirar as contas de Revisão.

Inicialmente você deverá informar o imóvel, para o qual deseja manter contas. Informe a matrícula do imóvel e tecle “Enter”, a identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.

Em seguida, o sistema exibe a tela abaixo:

Caso o usuário tenha permissão especial, o sistema exibe o botão

Por solicitação da COMPESA, foram realizadas as seguintes alterações:

  • Criado o campo de “Observação”, não obrigatório, na retificação;
  • Criada uma permissão especial que permite ao usuário retificar imóveis com tarifas associadas a contrato de demanda e, caso esse usuário tenha a permissão especial, será exibida na lista de motivo de retificação a descrição “Retificação de Imóvel com contrato de demanda”. Caso esta opção seja selecionada:
    • O sistema não exibe a crítica “Leitura Fora de Faixa”;
    • Calcula o volume de água a partir do percentual informado no contrato de demanda do imóvel, ou percentual informado na retificação;
    • Caso o imóvel informado tenha uma relação com outro imóvel no mesmo contrato, o sistema calcula o consumo mínimo e/ou o volume mínimo, levando em consideração os vários imóveis para o mês/ano de faturamento;
    • Neste caso não haverá validação de volume em relação ao consumo de água, permitindo valores distintos;
    • Caso o valor do somatório do consumo de água ou do volume mínimo de esgoto esteja menor que o do contrato, o sistema solicita confirmação e permite a retificação da conta.

Por solicitação da CAER, foi incluído um hiperlink no campo de “Refe”, que possibilita fazer modificações nos dados na tela “Retificar Conta”:

Após informar o imóvel, o sistema apresentará as seguintes informações:

  • Dados do Imóvel
    • Inscrição do Imóvel, ao lado do campo da matrícula do imóvel
      • Localidade, Setor Comercial, Quadra, Lote e Sublote
    • Nome do Cliente Usuário
manter_conta.1394891966.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)