Essa é uma revisão anterior do documento!
Manter Conta
Esta opção do sistema permite a realização de várias operações em uma, ou mais, contas de um imóvel. Apenas funcionários credenciados é que poderão efetuar esta operação.
O acesso a esta funcionalidade deve ser realizado pelo “menu” do sistema: “Gsan: Faturamento: Manter Conta”.
Há restrição quanto as alterações realizadas nos dados dos clientes corporativos e corporativos telemedidos aos usuários que tenham a permissão especial “Alterar Dados Cliente Corporativo”.
Criada permissão especial “Alterar dados Cliente Corporativo”. A funcionalidade foi alterada para que os clientes dos tipos Corporativos e Corporativos Telemedidos sejam restritas aos usuários que tenham a permissão especial “Alterar Dados Cliente Corporativo”. Caso o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados será exibida a mensagem de permissão negada.
Criada uma Permissão Especial para Colocar e Retirar as Contas que se encontram em Revisão pelo motivo “REVISÃO POR PROCESSO JUDICIAL”, e não permite que elas sejam Canceladas, Alterados os Vencimentos, Retificadas ou Parceladas.
No Efetuar Parcelamento e no Contrato de Parcelamento, o sistema não apresenta as Contas que tenham o motivo “REVISÃO POR PROCESSO JUDICIAL”, mesmo para aqueles usuários que tenham a permissão especial.
O sistema não permite as opções de Retificar, Cancelar, Parcelar e Alterar Vencimento, quando as contas estiverem em Revisão pelo motivo “REVISÃO POR PROCESSO JUDICIAL”, mesmo para aqueles usuários que tenham a permissão especial. Para efetuar essas operações será necessário antes retirar as contas de Revisão.
Inicialmente você deverá informar o imóvel, para o qual deseja manter contas. Informe a matrícula do imóvel e tecle “Enter”, a identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.
Em seguida, o sistema exibe a tela abaixo:
Caso o usuário tenha permissão especial, o sistema exibe o botão
Por solicitação da COMPESA, foram realizadas as seguintes alterações:
- Criado o campo de “Observação”, não obrigatório, na retificação;
- Criada uma permissão especial que permite ao usuário retificar imóveis com tarifas associadas a contrato de demanda e, caso esse usuário tenha a permissão especial, será exibida na lista de motivo de retificação a descrição “Retificação de Imóvel com contrato de demanda”. Caso esta opção seja selecionada:
- O sistema não exibe a crítica “Leitura Fora de Faixa”;
- Calcula o volume de água a partir do percentual informado no contrato de demanda do imóvel, ou percentual informado na retificação;
- Caso o imóvel informado tenha uma relação com outro imóvel no mesmo contrato, o sistema calcula o consumo mínimo e/ou o volume mínimo, levando em consideração os vários imóveis para o mês/ano de faturamento;
- Neste caso não haverá validação de volume em relação ao consumo de água, permitindo valores distintos;
- Caso o valor do somatório do consumo de água ou do volume mínimo de esgoto esteja menor que o do contrato, o sistema solicita confirmação e permite a retificação da conta.
Por solicitação da CAER, foi incluído um hiperlink no campo de “Refe”, que possibilita fazer modificações nos dados na tela “Retificar Conta”:
Após informar o imóvel, o sistema apresentará as seguintes informações:
- Dados do Imóvel
- Inscrição do Imóvel, ao lado do campo da matrícula do imóvel
- Localidade, Setor Comercial, Quadra, Lote e Sublote
- Nome do Cliente Usuário