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Tabela de conteúdos
Inserir Registro de Atendimento - Aba Solicitante
Esta opção do sistema permite a inserção de um “Registro de Atendimento”.
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em abas:
- Dados Gerais: Para que você informe os dados gerais do atendimento.
- Local da Ocorrência: Para que você informe os dados do local da ocorrência do “Registro de Atendimento”.
- Solicitante: Para que você informe os dados do solicitante do atendimento.
- Anexos: Contem os anexos correspondentes ao registro de atendimento.
Nos hiperlinks abaixo teremos o detalhe das abas:
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.
Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba.
Agora nós vamos ver a ajuda para a aba “Solicitante”.
Preenchimento dos campos
Cliente
Informe o código de um “Cliente”, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa dos "Clientes" cadastrados.
Após a informação do código de um “Cliente”, ou da seleção de um “Cliente” na tela de pesquisa, o sistema atualizará os seguintes campos na tela:
- Nome do Cliente
- Endereço do Solicitante, com todos os endereços cadastrados para o cliente.
- Telefones do Solicitante
Este campo será obrigatório, caso a “Especificação” do “Tipo de Solicitação” exija o “Cliente”. Caso contrário, será opcional. Caso tenha informado o imóvel na aba “Local de Ocorrência, então o cliente deve ser um dos clientes do imóvel.
O sistema verificará se o cliente já é um solicitante do “Registro de Atendimento”. Caso não seja, será apresentada uma mensagem de erro correspondente.
Após informar o “Cliente”, o sistema desabilitará os seguintes campos da tela:
- Unidade Solicitante
- Funcionário Responsável
- Nome do Solicitante
- Endereço do Solicitante
- Telefones do Solicitante, com exceção do botão , que ficará habilitado para que você informe novos telefones de contato para o solicitante do “Registro de Atendimento”.
Para limpar o campo clique no botão . Ao clicar neste botão o sistema limpará os demais campos relacionados ao cliente.
Unidade Solicitante
Informe o código de uma “Unidade Organizacional”, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa das "Unidades Organizacionais" cadastradas.
Após a informação do código de uma “Unidade Organizacional”, ou da seleção de uma “Unidade Organizacional” na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da “Unidade Organizacional” no campo correspondente.
O sistema irá verificar se a “Unidade Solicitante” informada já é solicitante do “Registro de Atendimento”.
- Caso seja, o sistema apresentará uma mensagem de erro correspondente.
Após informar a “Unidade Solicitante”, o sistema desabilitará os seguintes campos da tela:
- Cliente
- Nome do Solicitante
Funcionário Responsável
Informe a matrícula de um “Funcionário”, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa dos “Funcionários” cadastrados.
Após a informação da matrícula de um “Funcionário”, ou da seleção de um “Funcionário” na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do “Funcionário” no campo correspondente.
Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.
Para informar o “Funcionário” é obrigatório que a “Unidade Solicitante” já tenha sido informada.
Nome do Solicitante
Informe o nome do responsável pela solicitação.
Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.
Após informar o “Nome do Solicitante”, o sistema desabilitará os seguintes campos da tela:
- Cliente
- Unidade Solicitante
- Funcionário Responsável
Enviar e-mail para Pesquisa de Satisfação
Caso o usuário informar “Sim”, indicando que pode ser enviado e-mail para pesquisa, tanto na inclusão quanto na manutenção dos registros de atendimento, o sistema validará o e-mail informado.
Se o e-mail não for preenchido, ou seja inválido, o sistema informará a mensagem: . “Campo de e-mail para envio da pesquisa de satisfação não preenchido ou inválido. Caso deseje adicioná-lo agora, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione Não.”.
Caso o usuário escolha “Sim”, o sistema irá posicionar o cursor no campo de e-mail da aba do solicitante, para que seja informado um e-mail válido. Caso contrário, o sistema assumirá que o usuário não deseja informar o e-mail para pesquisa, e prosseguirá o fluxo normal de cadastramento.
Este campo somente será exibido se o Tipo de Solicitação for: Vazamento no Morro; Estouramento de Distribuidor; Vazamento no Ramal;
Endereço de e-mail
Preencha este campo com um e-mail válido. Caso o cliente solicite um novo serviço, este campo será exibido automaticamente pelo sistema.
Endereço do Solicitante:
Este campo será obrigatório, caso o botão esteja habilitado.
Veja, abaixo, os procedimentos para “Inserir”, “Atualizar” e “Remover” o endereço, caso o campo esteja habilitado.
- Para inserir um endereço clique no botão
, que será aberta a tela “Informar Endereço”, para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, …).
- Após informar os dados do endereço, clique no botão “Inserir” para voltar à aba “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento” com o endereço informado.
- Caso deseje fechar a tela ”Informar Endereço“, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão “Fechar”.
- Para atualizar as informações de um endereço, clique sobre o link existente na descrição do endereço, que será aberta a tela ”Atualizar Endereço“, para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro, …).
- Após a atualização do endereço, clique no botão “Atualizar” para voltar à aba “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento” com as informações atualizadas.
- Caso deseje fechar a tela “Atualizar Endereço”, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão “Fechar”.
- Para remover um endereço, clique no botão “Remover”
, que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.
- Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
- Clique no botão “Cancelar” para desistir da remoção, ou no botão “OK” para confirmar a remoção do endereço.
- Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento” sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
- Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento”, efetuando a remoção do endereço na tabela.
Ponto de Referência
Caso seja necessário, informe a descrição de um ponto de referência para localização do solicitante.
Este campo só será apresentado, caso o campo “Endereço do Solicitante” esteja informado.
Fones do Solicitante
Informe os telefones de contato do solicitante. É obrigatório informar pelo menos um telefone de contato. Você pode informar mais de um telefone.
Veja, abaixo, os procedimentos para “Inserir” e “Remover” o telefone.
Para inserir um telefone clique no botão adicionar.jpg, que será aberta a tela (“Fones do Solicitante”) para você informar os dados referentes ao telefone que deseja adicionar (Tipo do Telefone, DDD, Número do Telefone e Ramal).
Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
- Clique no botão “Cancelar” para desistir da remoção, ou no botão “OK” para confirmar a remoção do telefone.
- Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento” sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
- Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento”, efetuando a remoção do telefone na tabela.
Após a execução e encerramento da ordem de serviço de origem (a ordem de serviço gerada no Registro de Atendimento), caso tenha celular cadastrado para o cliente, será encaminhada uma mensagem SMS: “Prezado cliente: a COMPESA informa que sua Ordem de Serviço xxx, associada ao Registro de Atendimento número YYYY foi concluída e encerrada com sucesso”. Caso a Ordem de serviço seja encerrada com motivo diferente de “Conclusão do Serviço”, a mensagem não será encaminhada.
Caso o cliente solicite um novo serviço, este campo será exibido automaticamente pelo sistema.
Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho (*). |
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Tela de Sucesso:
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão concluir.jpg, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo “Inserir Registro de Atendimento”.
O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do “Registro de Atendimento” tiver sido realizada com sucesso.
Sem geração da “Ordem de Serviço”:
- “Registro de Atendimento de código (código do Registro de Atendimento) inserido com sucesso.”
Com geração da “Ordem de Serviço”:
- “Registro de Atendimento de código (código do Registro de Atendimento) e Ordem de Serviço de código (código da Ordem de Serviço) inseridos com sucesso.”.
O sistema irá gerar automaticamente a “Ordem de Serviço” caso a “Especificação” esteja associada a um “Tipo de Serviço”.
O sistema apresentará quatro, ou cinco, opções após a inserção do “Registro de Atendimento”.
Escolha a opção desejada clicando em algum dos “hyperlinks” existentes na tela de sucesso:
- Menu Principal –> Para voltar à tela principal do sistema.
- Inserir outro Registro de Atendimento –> Para inserir um outro “Registro de Atendimento”.
- Atualizar Registro de Atendimento inserido –> Para efetuar a atualização do “Registro de Atendimento”, recentemente, inserido.
- Imprimir RA –> Para geração de um relatório com os dados do “Registro de Atendimento”.
- Imprimir OS –> Para geração do relatório com os dados da “Ordem de Serviço”.
- Gerar OS –> Para geração da OS para o Registro de Atendimento, caso a “Especificação” permita a geração de alguma “Ordem de Serviço”.