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Inserir Registro de Atendimento - Aba Solicitante

Esta opção do sistema permite a inserção de um “Registro de Atendimento”.

Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em abas:

  • Dados Gerais: Para que você informe os dados gerais do atendimento.
  • Local da Ocorrência: Para que você informe os dados do local da ocorrência do “Registro de Atendimento”.
  • Solicitante: Para que você informe os dados do solicitante do atendimento.
  • Anexos: Contem os anexos correspondentes ao registro de atendimento.

Nos hiperlinks abaixo teremos o detalhe das abas:

As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.

Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba.

Agora nós vamos ver a ajuda para a aba “Solicitante”.

Preenchimento dos campos

Cliente

Informe o código de um “Cliente”, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa dos "Clientes" cadastrados.

Após a informação do código de um “Cliente”, ou da seleção de um “Cliente” na tela de pesquisa, o sistema atualizará os seguintes campos na tela:

  • Nome do Cliente
  • Endereço do Solicitante, com todos os endereços cadastrados para o cliente.
  • Telefones do Solicitante

Este campo será obrigatório, caso a “Especificação” do “Tipo de Solicitação” exija o “Cliente”. Caso contrário, será opcional. Caso tenha informado o imóvel na aba “Local de Ocorrência, então o cliente deve ser um dos clientes do imóvel.

O sistema verificará se o cliente já é um solicitante do “Registro de Atendimento”. Caso não seja, será apresentada uma mensagem de erro correspondente.

Após informar o “Cliente”, o sistema desabilitará os seguintes campos da tela:

  • Unidade Solicitante
  • Funcionário Responsável
  • Nome do Solicitante
  • Endereço do Solicitante
  • Telefones do Solicitante, com exceção do botão , que ficará habilitado para que você informe novos telefones de contato para o solicitante do “Registro de Atendimento”.

Para limpar o campo clique no botão . Ao clicar neste botão o sistema limpará os demais campos relacionados ao cliente.

Unidade Solicitante

Informe o código de uma “Unidade Organizacional”, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa das “Unidades Organizacionais” cadastradas.

Após a informação do código de uma “Unidade Organizacional”, ou da seleção de uma “Unidade Organizacional” na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da “Unidade Organizacional” no campo correspondente.

O sistema irá verificar se a “Unidade Solicitante” informada já é solicitante do “Registro de Atendimento”.

  • Caso seja, o sistema apresentará uma mensagem de erro correspondente.

Após informar a “Unidade Solicitante”, o sistema desabilitará os seguintes campos da tela:

  • Cliente
  • Nome do Solicitante

Para limpar o campo, clique no botão .

Funcionário Responsável

Informe a matrícula de um “Funcionário”, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa dos “Funcionários” cadastrados.

Após a informação da matrícula de um “Funcionário”, ou da seleção de um “Funcionário” na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do “Funcionário” no campo correspondente.

Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.

Para informar o “Funcionário” é obrigatório que a “Unidade Solicitante” já tenha sido informada.

Para limpar o campo, clique no botão .

Nome do Solicitante

Informe o nome do responsável pela solicitação.

Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.

Após informar o “Nome do Solicitante”, o sistema desabilitará os seguintes campos da tela:

  • Cliente
  • Unidade Solicitante
  • Funcionário Responsável

Enviar e-mail para Pesquisa de Satisfação

Caso o usuário informar “Sim”, indicando que pode ser enviado e-mail para pesquisa, tanto na inclusão quanto na manutenção dos registros de atendimento, o sistema validará o e-mail informado.

Se o e-mail não for preenchido, ou seja inválido, o sistema informará a mensagem: . “Campo de e-mail para envio da pesquisa de satisfação não preenchido ou inválido. Caso deseje adicioná-lo agora, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione Não.”.

Caso o usuário escolha “Sim”, o sistema irá posicionar o cursor no campo de e-mail da aba do solicitante, para que seja informado um e-mail válido. Caso contrário, o sistema assumirá que o usuário não deseja informar o e-mail para pesquisa, e prosseguirá o fluxo normal de cadastramento.

Este campo somente será exibido se o Tipo de Solicitação for: Vazamento no Morro; Estouramento de Distribuidor; Vazamento no Ramal;

Endereço de e-mail

Preencha este campo com um e-mail válido. Caso o cliente solicite um novo serviço, este campo será exibido automaticamente pelo sistema.

Endereço do Solicitante:

Este campo será obrigatório, caso o botão esteja habilitado.

Veja, abaixo, os procedimentos para “Inserir”, “Atualizar” e “Remover” o endereço, caso o campo esteja habilitado.

  • Para inserir um endereço clique no botão , que será aberta a tela “Informar Endereço”, para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, …).
    • Após informar os dados do endereço, clique no botão “Inserir” para voltar à aba “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento” com o endereço informado.
    • Caso deseje fechar a tela ”Informar Endereço“, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão “Fechar”.
  • Para atualizar as informações de um endereço, clique sobre o link existente na descrição do endereço, que será aberta a tela ”Atualizar Endereço“, para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro, …).
    • Após a atualização do endereço, clique no botão “Atualizar” para voltar à aba “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento” com as informações atualizadas.
    • Caso deseje fechar a tela “Atualizar Endereço”, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão “Fechar”.
  • Para remover um endereço, clique no botão “Remover” , que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.
    • Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
    • Clique no botão “Cancelar” para desistir da remoção, ou no botão “OK” para confirmar a remoção do endereço.
    • Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento” sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
    • Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento”, efetuando a remoção do endereço na tabela.

Ponto de Referência

Caso seja necessário, informe a descrição de um ponto de referência para localização do solicitante.

Este campo só será apresentado, caso o campo “Endereço do Solicitante” esteja informado.

Fones do Solicitante

Informe os telefones de contato do solicitante. É obrigatório informar pelo menos um telefone de contato. Você pode informar mais de um telefone.

Veja, abaixo, os procedimentos para “Inserir” e “Remover” o telefone.

Para inserir um telefone clique no botão adicionar.jpg, que será aberta a tela (“Fones do Solicitante”) para você informar os dados referentes ao telefone que deseja adicionar (Tipo do Telefone, DDD, Número do Telefone e Ramal).

  • Após informar os dados do telefone, clique no botão da tela “Fones do Solicitante” para voltar à tela “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento” com o telefone informado.
  • Caso deseje voltar para a tela “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento”, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão .
  • Para remover um telefone, clique no botão “Remover” , que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela.

Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.

  • Clique no botão “Cancelar” para desistir da remoção, ou no botão “OK” para confirmar a remoção do telefone.
    • Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento” sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
  • Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela “Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento”, efetuando a remoção do telefone na tabela.

Após a execução e encerramento da ordem de serviço de origem (a ordem de serviço gerada no Registro de Atendimento), caso tenha celular cadastrado para o cliente, será encaminhada uma mensagem SMS: “Prezado cliente: a COMPESA informa que sua Ordem de Serviço xxx, associada ao Registro de Atendimento número YYYY foi concluída e encerrada com sucesso”. Caso a Ordem de serviço seja encerrada com motivo diferente de “Conclusão do Serviço”, a mensagem não será encaminhada.

Caso o cliente solicite um novo serviço, este campo será exibido automaticamente pelo sistema.

Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho (*).

Tela de Sucesso:

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão concluir.jpg, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo “Inserir Registro de Atendimento”.

O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do “Registro de Atendimento” tiver sido realizada com sucesso.

Sem geração da “Ordem de Serviço”:

  • “Registro de Atendimento de código (código do Registro de Atendimento) inserido com sucesso.”

Com geração da “Ordem de Serviço”:

  • “Registro de Atendimento de código (código do Registro de Atendimento) e Ordem de Serviço de código (código da Ordem de Serviço) inseridos com sucesso.”.

O sistema irá gerar automaticamente a “Ordem de Serviço” caso a “Especificação” esteja associada a um “Tipo de Serviço”.

O sistema apresentará quatro, ou cinco, opções após a inserção do “Registro de Atendimento”.

Escolha a opção desejada clicando em algum dos “hyperlinks” existentes na tela de sucesso:

  • Menu Principal –> Para voltar à tela principal do sistema.
  • Inserir outro Registro de Atendimento –> Para inserir um outro “Registro de Atendimento”.
  • Atualizar Registro de Atendimento inserido –> Para efetuar a atualização do “Registro de Atendimento”, recentemente, inserido.
  • Imprimir RA –> Para geração de um relatório com os dados do “Registro de Atendimento”.
  • Imprimir OS –> Para geração do relatório com os dados da “Ordem de Serviço”.
  • Gerar OS –> Para geração da OS para o Registro de Atendimento, caso a “Especificação” permita a geração de alguma “Ordem de Serviço”.

inserir_registro_de_atendimento_-_aba_solicitante.1396295085.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)