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Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais

Esta opção do sistema permite a inserção de um “Registro de Atendimento”, podendo ser acessada no caminho Gsan > Atendimento ao Público > Registro de Atendimento > Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais.

Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em abas:

  • Dados Gerais: Para que você informe os dados gerais do atendimento.
  • Local Ocorrência: Para que você informe os dados do local da ocorrência do “Registro de Atendimento”.
  • Solicitante: Para que você informe os dados do solicitante do atendimento.
  • Anexos: Contem os anexos correspondentes ao registro de atendimento. * Item de lista não ordenada

Não será permitida a abertura de RA para um imóvel que esteja associado a Cliente Usuário Desconhecido, exceto serviços associados a alterações cadastrais. Na funcionalidade de “INSERIR IMÓVEL” poderá associar um imóvel - que possua tanto a situação da ligação de água quanto à de esgoto, na condição de potencial ou factível - ao cliente cadastrado como “Cliente Usuário Desconhecido”, cujo código será informado na tabela de sistema parâmetros. Nas inclusões de imóveis, quando o cliente usuário não for informado, o sistema, automaticamente, associará o imóvel a esse código de cliente.

Para automatizar o processo de trâmite dos registros de atendimento de esgoto, não ha necessidade da unidade ser informada pelo usuário, o sistema tratará como segue:

Para tramitação de esgoto:

  1. Caso o RA possua a matrícula do imóvel, o sistema verifica se a quadra desta matrícula está associada a uma divisão de esgoto. Caso positivo, será feito o trâmite automático para a unidade desta divisão. Caso negativo, será tramitado para a unidade da divisão associada à localidade desta matrícula;
  2. Caso o RA não possua matrícula de imóvel, o sistema tramita para a unidade da divisão associada a localidade do endereço;
  3. Caso a unidade de sugestão não permita tramitação, o sistema informará uma mensagem “Abertura de RA não foi permitida para unidade de sugestão (Unidade Selecionada)”.

Na funcionalidade “Informar Parâmetros do Sistema” foi criado o indicador “Bloquear funcionalidades de Instalação/Substituição de hidrômetro”. As funcionalidades “Inserir/Atualizar Registro Atendimento” e “Emissão de Ordens Seletivas” foram alteradas para identificar esse parâmetro.

Por solicitação da Compesa, foi desenvolvido um serviço no sistema GSAN, onde o atendente no ambiente PROGIS poderá abrir um “Registro de Atendimento” e/ou enviar protocolo de atendimento via SMS, para o celular que enviou a solicitação.

Parâmetros passados do ambiente PROGIS para o GSAN para preenchimento dos campos no Registro de Atendimento:

  • Tipo de Atendimento (Deve ser sempre On-line);
  • Unidade de Atendimento;
  • Meio de Solicitação - criado o tipo “CELULAR”;
  • Especificação;
  • Endereço;
  • Solicitante;
  • Ponto de Referência;
  • Par de Coordenadas da localização do problema (Norte e Leste);
  • Ponto de Referência;
  • Email do Reclamante;
  • Celular do Reclamante.

Caso o Registro de Atendimento não seja inserido, pela ausência de parâmetro(s), ou por parâmetro inválido, o GSAN envia esse motivo para ser tratado pelo WebService. Caso o motivo seja a falta de algum parâmetro, o sistema envia a mensagem para o webservice: “Não foi enviado para o Gsan o parâmetro , o qual é obrigatório”. Caso o motivo seja por algum parâmetro inválido, o sistema envia a mensagem para o webservice: “ inválido (a)”.

O número do CPF do solicitante e a informação de OBSERVAÇÃO são dois novos parâmetros que serão repassados pelo ambiente WEBSERVICE

O número do PROTOCOLO do Registro de Atendimento será retornado para o WebService quando o mesmo for incluído com sucesso (o referido número possibilita ao usuário do PROGIS informar a data prevista de atendimento da solicitação realizada).

Quando a solicitação enviada através do PROGIS já existir Registro de Atendimento, do mesmo tipo para o mesmo local de ocorrência, o sistema GSAN realiza o procedimento de REITERAÇÃO para o Registro de Atendimento existente e retorna para o WebService o número do protocolo de reiteração gerado.

O processo de geração de RA através do PROGIS possibilita que a solicitação seja, apenas, de uma REITERAÇÃO para um Registro de Atendimento existente. Caso o Registro de Atendimento esteja na situação PENDENTE, o sistema fará a reiteração e retornará para o usuário o número do protocolo referente à reiteração registrada. Caso a situação do Registro de Atendimento esteja na situação ENCERRADO, o sistema retorna a informação de que o Registro de Atendimento associado ao protocolo informado já foi atendido. Caso não exista Registro de Atendimento para o número de protocolo recebido como parâmetro de pesquisa, o sistema retorna a informação de que não existe Registro de Atendimento para o número de protocolo informado.

O sistema gera o trâmite automático para a unidade organizacional correspondente a “ATENDIMENTO INTERNET”, quando o tipo de solicitação do Registro de Atendimento gerado não for referente a serviços na rede de esgoto. Para solicitações de serviços na rede de esgoto, o trâmite automático será para a unidade da divisão de esgoto responsável pela localidade de ocorrência da solicitação.

Os campos que são obrigatórios e que não foram passados nos parâmetros, devem ser preenchidos pelo atendente:

  • Localidade;
  • Data Prevista (o sistema faz o cálculo);
  • Pavimento da Rua;
  • Pavimento da Calçada.

Após a conclusão da RA e Geração do protocolo, será enviado para o celular do reclamante, via SMS, o número do protocolo de atendimento.

Caso já exista o RA, será gerado o protocolo de atendimento e enviado para o celular do reclamante, via SMS, o número do protocolo de atendimento.

Atualmente o GSAN utiliza o sistema PROGIS para integração do Registro Atendimento X GEO.

A COMPESA criou um novo sistema de GEO (GISComp), sendo necessário ajustes para que seja realizada uma integração similar à que foi desenvolvida para o PROGIS.

Nos testes iniciais foram identificados alguns ajustes:

  • A validação da criptografia precisa ser removida para que seja possível a integração;
  • O GSAN está apagando as especificações quando o GISComp é chamado.

Para os ajustes supracitados foi necessário alterar o “Inserir Registro Atendimento” para não validar a criptografia, além de verificar a causa da remoção das especificações quando do retorno do GISComp.

Nos hiperlinks abaixo teremos o detalhe das abas:

  • Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais
  • Inserir Registro de Atendimento - Aba Local Ocorrência
  • Inserir Registro de Atendimento - Aba Solicitante
  • Inserir Registro de Atendimento - Aba Anexo
inserir_registro_de_atendimento.1396024273.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)