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Inserir Cliente

Esta opção do sistema permite a inserção de um cliente na base de dados, podendo ser acessada no caminho GSAN > Cadastro > Cliente > Inserir Cliente.

Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em quatro abas:

  • Nome e Tipo: Para identificação do cliente
  • Pessoa: Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica)
  • Endereço: Para informar os endereços do cliente
  • Telefone: Para informar os telefones do cliente

Para acessar as abas, clique nos links abaixo:

  • Inserir Cliente - Aba Nome e Tipo
  • Inserir Cliente - Aba Pessoa
  • Inserir Cliente - Aba Endereço
  • Inserir Cliente - Aba Telefone

As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba.

Agora nós vamos ver a ajuda para a aba “Nome e Tipo”.

Para ter acesso à ajuda das demais abas, clique no “link” correspondente, na sessão “Tópicos Relacionados”.

O cliente denominado de “Cliente Usuário Desconhecido” será cadastrado através da funcionalidade “INSERIR CLIENTE*”*.

Será incluído um novo campo na tabela de sistema parâmetros para registrar o código do cliente cadastrado como “Cliente Usuário Desconhecido”.

Alterada a funcionalidade para não gerar débito oriundo de entrega postal para outro endereço, para imóveis que estejam associados a determinados clientes. No Gerar Taxa de Entrega em Conta em outro Endereço, os imóveis que tenham suas contas entregues em outro endereço e que estejam associados a cliente especificado para não pagar despesas postais, não serão gerados débitos referentes às despesas postais.

Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que irá identificar os clientes que não terão suas despesas de envio postal cobradas.

Foram alteradas as funcionalidades “inserir” e “atualizar cliente” para a colocação do indicador de bloquear débito oriundo de entrega postal. Caso o indicador esteja marcado como “Sim”, não será cobrada a taxa a nenhum imóvel ligado a este cliente. Este indicador terá o valor default “NÃO”, e só poderá ser alterado por usuários que tenham a permissão especial 'alterar indicador de débito oriundo de entrega postal do cliente'.

Alterada a funcionalidade para restringir as alterações cadastrais nos imóveis associados a clientes específicos como: usuário, proprietário ou responsável, apenas para usuários com permissão especial.

Criada a permissão especial “Atualizar Dados de Imóveis Associados a Clientes Específicos”.

Na funcionalidade “Alterar Imóvel”, caso o imóvel se enquadre na situação supracitada e o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados, será exibida a mensagem de permissão negada, padrão do sistema.

Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que irá identificar os clientes que só poderão ter os imóveis alterados pelos usuários com permissão especial.

Foram alteradas as funcionalidades inserir e atualizar cliente para a colocação do indicador de atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial, caso o indicador esteja marcado como “Sim”, não será possível atualizar os imóveis ligados a este cliente, sem que o usuário tenha permissão especial. Este indicador terá o valor default “NÃO”, e só poderá ser alterado por usuários que tenham a permissão especial 'alterar indicado atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial'.

Foi ajustada a funcionalidade do Sistema para que seja possível informar a descrição do nome de cliente com 100 (cem) caracteres, para retirar a limitação da informação de nomes com menos de 10 (dez) caracteres e, ainda, para permitir caracteres especiais no nome.

O controle de nomes com menos de 10 (dez) caracteres não foi alterado no sistema já que esse controle está parametrizado, no indicador “Incluir Nome de Cliente com menos de 10 posições:” (“GSAN > CADASTRO > SISTEMA PARAMETRO > INFORMAR PARAMETRO DO SISTEMA”), como também existe uma permissão especial de nome “INSERIR NOMES COM MENOS DE 10 CARACTERES”, que pode ser dada a usuários específicos.

Por solicitação da CAEMA, o sistema fará restrição ao uso de caracteres especiais nos nomes dos clientes, tanto na funcionalidade “Inserir Cliente” quanto na tela “Atualizar Cliente”, a qual é chamada pela funcionalidade “Manter Cliente”.

Os Caracteres permitidos serão apenas: Letras do alfabeto de “A” a “Z”. Algarismos de “0” a “9”.

Foi criado um novo campo na tela para suportar 100 (cem) caracteres, retirando a validação de caracteres especiais, com exceção de acentuação que continuará não sendo permitida.

Apresentamos abaixo a tela em uso na Compesa e, na sequência, a tela usadas pelos clientes que utilizam a versão do GSAN em Postgres:

inserir_cliente.1394825920.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)