Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado.

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


casos_de_uso:conceitos-uc

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
casos_de_uso:conceitos-uc [03/06/2015 23:35]
moises.simoes
casos_de_uso:conceitos-uc [31/08/2017 01:11] (atual)
Linha 6: Linha 6:
  
  ​**Casos de Uso:​** ​  ​**Casos de Uso:​** ​
-  * Trata-se do tipo mais comum de representação de cenários na fase de elicitação de requisitos, deve descrever o comportamento do sistema em termos de sequência de ações. +  * Trata-se do tipo mais comum de representação de cenários na fase de elicitação de requisitos. Deve descrever o comportamento do sistema em termos de sequência de ações. 
-  * documento ​narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator, usuário de um software, que vislumbra completar um processo de negócio. ​+  * Documento ​narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator, usuário de um software, que vislumbra completar um processo de negócio. ​
   * Um caso de uso representa uma unidade discreta da interação entre um usuário (HOMEM ou DISPOSITIVO) e o software.   * Um caso de uso representa uma unidade discreta da interação entre um usuário (HOMEM ou DISPOSITIVO) e o software.
-  * Um caso de uso deve ser uma unidade de um trabalho relevante, como: "​autenticação no software",​ "​registrar qualquer informação no software"​ ou ainda "criar pedidos"​ são, por definição,​ todos casos de uso. +  * Um caso de uso deve ser unidade de um trabalho relevante, como: "​autenticação no software",​ "​registrar qualquer informação no software"​ ou ainda "criar pedidos"​ são, por definição,​ todos casos de uso. 
   * Cada caso de uso tem uma descrição da funcionalidade que será construída no sistema proposto. ​   * Cada caso de uso tem uma descrição da funcionalidade que será construída no sistema proposto. ​
   * Um caso de uso pode "​usar"​ outra funcionalidade de caso de uso ou "​estender"​ outro caso de uso com seu próprio comportamento.   * Um caso de uso pode "​usar"​ outra funcionalidade de caso de uso ou "​estender"​ outro caso de uso com seu próprio comportamento.
Linha 18: Linha 18:
  ​**Relatórios:​**  ​**Relatórios:​**
   - **Todo o relatório terá seu filtro contido em um único caso de uso**, representado como o fluxo principal. O resultado do filtro será representado como os fluxos secundários,​ alternativos e de exceção conforme cada situação.   - **Todo o relatório terá seu filtro contido em um único caso de uso**, representado como o fluxo principal. O resultado do filtro será representado como os fluxos secundários,​ alternativos e de exceção conforme cada situação.
-  - Quando a manutenção evolutiva envolve o controle de uma nova **Entidade**,​ o **INSERIR**,​ **MANTER** e **FILTRAR** representam cada um, um novo caso de uso. Neste caso, o FILTRAR é uma ação que retorna os dados exclusivos da Entidade de referência,​ e pode ser utilizado por qualquer outro caso de uso do sistema, mantendo o paradigma de orientação a objetos, com resultados diretos na manutenabilidade ​do sistema, bem como, na redução de custos de manutenção evolutiva com o reaproveitamento dessa função.+  - Quando a manutenção evolutiva envolve o controle de uma nova **Entidade**,​ o **INSERIR**,​ **MANTER** e **FILTRAR** representam cada um, um novo caso de uso. Neste caso, o FILTRAR é uma ação que retorna os dados exclusivos da Entidade de referência,​ e pode ser utilizado por qualquer outro caso de uso do sistema, mantendo o paradigma de orientação a objetos, com resultados diretos na manutenibilidade ​do sistema, bem como, na redução de custos de manutenção evolutiva com o reaproveitamento dessa função.
  
  ​**Quantificação:​**  ​**Quantificação:​**
casos_de_uso/conceitos-uc.txt · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)