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Atualizar Registro de Atendimento - Aba Local de Ocorrência
Esta opção do sistema faz parte do processo “Manter Registro de Atendimento” e permite a alteração dos dados de um “Registro de Atendimento”.
O sistema apresenta os campos do “Registro de Atendimento” preenchidos com as informações existentes no banco de dados.
Após efetuar as alterações desejadas, clique no botão para solicitar ao sistema a efetivação da alteração na base de dados.
Em função da quantidade de informações existentes para o “Registro de Atendimento”, a tela foi dividida em abas:
- Dados Gerais: Para que você informe os dados gerais do atendimento.
- Local da Ocorrência: Para que você informe os dados do local da ocorrência do “Registro de Atendimento”.
- Solicitante: Para que você informe os dados do solicitante do atendimento.
- Anexos: Para anexar um ou vários arquivos ao Registro de Atendimento.
Para acessar as abas, clique nos links abaixo:
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.
Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba.
Agora nós vamos ver a ajuda para a aba “Local de Ocorrência”.
Foram realizados os seguintes ajustes no “Inserir Registro de Atendimento”, aba “Local Ocorrência”:
Caso o “Incluir Coordenadas do PROGIS no RA”, associada ao tipo de especificação, estiver com a opção “SIM”, será obrigatório adicionar as coordenadas através do PROGIS (preencher os campos “Coordenada Norte” e “Coordenada Leste”).
Caso o usuário tente passar para a próxima aba, sem ter adicionado as coordenadas, será apresentada a seguinte mensagem de crítica: “Informe as Coordenadas para o Endereço da Ocorrência”.
A alteração que incluiu o atributo “Incluir Coordenadas do ProGIS no RA” para a localidade é combinada com o novo tipo de especificação do registro de atendimento, ou seja, o usuário terá que, obrigatoriamente, adicionar as coordenadas através do PROGIS (preencher os atributos “Coordenada Norte” e “Coordenada Leste”), quando os dois atributos (da localidade e do tipo de especificação), estiverem com o valor “SIM”.
Preenchimento dos campos
Na aba “Local de Ocorrência”, você deve informar os dados do local de ocorrência do atendimento.
Existem duas formas para informar o “Local de Ocorrência”:
- (a) Identificar o Local de Ocorrência;
- (b) Descrever o Local de Ocorrência.
Você deve escolher uma delas para informar o “Local da Ocorrência”. Dependendo da “Especificação” informada na aba “Dados Gerais”, o sistema irá exigir que você utilize uma das formas de identificação do “Local da Ocorrência”.
O sistema fará um conjunto de validações sobre os campos da aba, antes de “Concluir”, ou de passar para a próxima aba:
- O sistema verificará se já existem “Registros de Atendimento”, com a mesma “Especificação”, abertos para o “Local de Ocorrência” informado.
- A “Especificação” não deve ser relativa à “Falta de Água”.
- Caso exista, o sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará um botão para encerrar, por duplicidade, o “Registro de Atendimento” que está sendo atualizado.
- Caso você opte por encerrar o “Registro de Atendimento”, então o sistema acionará a opção “Encerrar Registro de Atendimento”, passando o “Registro de Atendimento” e o motivo do encerramento, como parâmetros.
- Caso exista, o sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará um botão para você consultar os Registros de Atendimento pendentes para o “Local de Ocorrência”.
- Ao clicar no botão, o sistema exibirá os “Registros de Atendimento” do “Local de Ocorrência” com as seguintes informações:
- Dados comuns aos “Registros de Atendimento”
- Tipo de Solicitação
- Especificação
- Endereço da Ocorrência
- Dados do “Registro de Atendimento”
- Número do RA
- Complemento do Endereço
- Ponto de Referência
- Data e Hora do Atendimento
- O sistema disponibilizará as seguintes opções para você:
- Encerrar o “Registro de Atendimento” por duplicidade
- Clique aqui para ver a ajuda para a opção Encerrar Registro de Atendimento
- Consultar os Dados de um Registro de Atendimento.
- Clique aqui para ver um exemplo da tela que será apresentada ao optar pela consulta.
- Caso você esteja atualizando um “Registro de Atendimento” de “Falta de Água”, então o sistema verificará a programação de abastecimento e manutenção para a “Área de Bairro” informada.
- O sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará um botão para você consultar a “Programação de Abastecimento”, na “Data do Atendimento”, para a “Área do Bairro” informada.
- Caso você esteja atualizando um “Registro de Atendimento” de “Falta de Água Generalizada”, então o sistema verificará se já existe “Registro de Atendimento” de “Falta de Água Generalizada”, em aberto, para a “Área de Bairro” informada.
- O sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará um botão para você encerrar, por duplicidade, o “Registro de Atendimento” que está sendo atualizado.
- Caso você opte por encerrar o “Registro de Atendimento” de “Falta de Água” generalizada, então o sistema acionará a opção “Encerrar Registro de Atendimento”, passando o “Registro de Atendimento” e o motivo do encerramento, como parâmetros.
- Caso você esteja atualizando um “Registro de Atendimento” de “Falta de Água no Imóvel”, então o sistema verificará:
- Se já existe “Registro de Atendimento” de “Falta de Água” generalizada, em aberto, para a “Área de Bairro” informada.
- O sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará um botão para você encerrar, por duplicidade, o “Registro de Atendimento” que está sendo atualizado.
- Caso você opte por encerrar o “Registro de Atendimento” de “Falta de Água” generalizada, então o sistema acionará a opção “Encerrar Registro de Atendimento”, passando o “Registro de Atendimento” e o motivo do encerramento, como parâmetros.
- Se já existe “Registro de Atendimento” de “Falta de Água” no imóvel, em aberto, para a “Área de Bairro” informada.
- O sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará duas opções para você
- Neste caso, o sistema reiniciará a funcionalidade “Inserir Registro de Atendimento”, com os campos do “Tipo da Solicitação” e da “Especificação” pré-determinados.
Veja, abaixo, as instruções para o preenchimento dos campos desta aba.
Matrícula do Imóvel(*)
Este campo não poderá ser atualizado, caso já tenha sido gerada “Ordem de Serviço” para este “Registro de Atendimento”. Caso ainda não tenha sido gerada “Ordem de Serviço” e você deseje atualizar o imóvel, informe a matrícula de um imóvel e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” pesquisa.gif, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa de imóveis no cadastro.
Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela:
- Inscrição do Imóvel;
- Endereço da Ocorrência;
- Município, caso o “Tipo de Solicitação” seja relativo à “Falta de Água”;
- Bairro, caso o “Tipo de Solicitação” seja relativo à “Falta de Água”;
- Localidade;
- Setor Comercial;
- Quadra;
- Divisão de Esgoto;
- Pavimento de Rua;
- Pavimento da Calçada;
- Aba “Solicitante”
- Código e Nome do Cliente
- Endereço do Solicitante
- Fones do Solicitante
Este campo será obrigatório, caso a “Especificação” do “Tipo de Solicitação” exija a “Matrícula do Imóvel”. Caso contrário, será opcional.
- Caso a “Matrícula do Imóvel” seja obrigatória e o endereço do imóvel seja descritivo; então o sistema:
- Atualizará a “Descrição do Local da Ocorrência” com o “Endereço Descritivo do Imóvel”;
- Desabilitará os “Dados da Identificação do Local da Ocorrência”;
- Habilitará o campo “Descrição do Local da Ocorrência”
- Exibirá uma mensagem de advertência informando que o “Registro de Atendimento” ficará bloqueado até que seja informado um logradouro para o imóvel.
Caso exista “Registro de Atendimento” pendente para o imóvel com a mesma “Especificação” do “Tipo de solicitação” informada na aba “Dados Gerais”; então o sistema exibirá uma mensagem informando esta ocorrência.
- Você poderá consultar os “Registros de Atendimento” pendentes, clicando no botão RAsPendentes.jpg.
Você poderá, também, consultar os débitos associados ao imóvel, clicando no botão consultarDebitos.jpg. Caso a “Especificação” do “Tipo de Solicitação” exija uma situação específica para o imóvel; então o sistema fará a verificação, e, caso exista divergência, apresentará a mensagem de erro correspondente.
Veja na tabela abaixo, o comportamento dos demais campos, em função da “Matrícula do Imóvel”:
Campo | Matrícula do Imóvel Informada | Matrícula do Imóvel Não Informada |
---|---|---|
Endereço da Ocorrência | Caso a Matrícula seja obrigatória –> Desabilitado; Caso contrário –> Habilitado | Habilitado |
Município e Bairro | Caso o “Tipo de Solicitação” seja relativo à “Falta de Água”, ou o endereço do imóvel não seja descritivo –> Desabilitado; Caso Contrário –> Habilitado | Mantém os campos no estado em que se encontram |
Localidade Setor Comercial Quadra | Desabilitado | Habilitado |
Divisão de Esgoto | Desabilitado | Mantém o campo no estado em que se encontram |
Pavimento da Rua Pavimento da Calçada | Caso exista a informação do “Pavimento” e a “Matrícula do Imóvel” seja obrigatória –> Desabilitado; Caso Contrário –> Habilitado | Habilitado |
Descrição do Local da Ocorrência | Desabilitado | Habilitado |
Cliente (Aba Solicitante) | Habilitado | Habilitado |
Para limpar os campos relacionados à matrícula do imóvel, clique no botão “Limpar Campo” .
Endereço da Ocorrência
Este campo será obrigatório, caso o botão adicionar.jpg esteja habilitado e o campo “Área do Bairro” desabilitado.
Veja, abaixo, os procedimentos para “Inserir”, “Atualizar” e “Remover” o endereço, caso o campo esteja habilitado.
- Para inserir um endereço clique no botão adicionar.jpg, que será aberta a tela “Informar Endereço”, para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, …).
- Após informar os dados do endereço, clique no botão “Inserir” para voltar à aba “Local da Ocorrência” com o endereço informado.
- Caso deseje fechar a tela “Informar Endereço”, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão “Fechar”.
- Para atualizar as informações de um endereço, clique sobre o link existente na descrição do endereço, que será aberta a tela “Atualizar Endereço”, para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro, …).
- Após a atualização do endereço, clique no botão “Atualizar” para voltar à aba “Local da Ocorrência” com as informações atualizadas.
- Caso deseje fechar a tela “Atualizar Endereço”, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão “Fechar”.
- Para remover um endereço, clique no botão “Remover” removerTabela.jpg, que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.
- Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
- Clique no botão “Cancelar” para desistir da remoção, ou no botão “OK” para confirmar a remoção do endereço.
- Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba “Local da Ocorrência” sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
- Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba “Local da Ocorrência”, efetuando a remoção do endereço na tabela.
Referência
Caso seja necessário, informe a descrição de um ponto de referência para localização da ocorrência.
Coordenada Norte
Este campo é bloqueado para entrada manual de coordenada UTM X para que seja realizado o georreferenciamento do imóvel. Os casos em que a coordenada UTM X é obrigatória, a carga será feita através do PROGIS. Este campo permite a digitação de até 12 (doze) caracteres nas casas decimais.
Coordenada Leste
Este campo é bloqueado para entrada manual de coordenada UTM Y para que seja realizado o georreferenciamento do imóvel. Os casos em que a coordenada UTM Y é obrigatória, a carga será feita através do PROGIS. Este campo permite a digitação de até 12 (doze) caracteres nas casas decimais.
Município
Informe o código de um “Município” e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa de “Municípios” no cadastro.
Após a informação do código do “Município”, ou da seleção de um “Município” na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do “Município” no campo correspondente.
Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.
Bairro
Informe o código de um “Bairro” e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa de “Bairros” no cadastro.
Após a informação do código do “Bairro”, ou da seleção do “Bairro” na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do “Bairro” no campo correspondente.
Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.
Para informar o “Bairro” é obrigatório que o campo do “Município” já tenha sido informado anteriormente.
Área do Bairro
Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, a “Área do Bairro” da ocorrência do “Registro de Atendimento”.
Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.
Para selecionar a “Área do Bairro” é obrigatório que os campos de “Município” e “Bairro” já tenham sido informados anteriormente.
Localidade
Informe o código de uma localidade, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa das localidades cadastradas.
Após a informação do código de uma localidade, ou da seleção de uma localidade na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome da localidade no campo correspondente.
Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.
Caso a “Especificação” não esteja associada a uma “Unidade Organizacional” e, caso o “Tipo de Solicitação” não seja relativo a “Área de Esgoto”; então a “Unidade de Destino” será definida a partir da “Localidade” informada.
- Caso a “Unidade Destino” definida esteja vinculada a uma unidade centralizadora, então a “Unidade Destino” será definida a partir da unidade centralizadora.
- Para limpar o campo, clique no botão limparcampo.gif.
- Ao limpar o campo “Localidade”, os campos “Setor Comercial” e “Quadra”, também, serão limpos.
Setor Comercial
O setor comercial só deverá ser informado, após a localidade já ter sido informada.
Informe o código do setor comercial, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa dos setores comerciais cadastrados para a localidade informada.
Após a informação do código de um setor comercial, ou da seleção de um setor comercial na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do setor comercial no campo correspondente.
Para limpar o campo, clique no botão .
- Ao limpar o campo “Setor Comercial”, o campo “Quadra”, também, será limpo.
Quadra
Informe o código da quadra onde está localizada a ocorrência.
Caso o “Tipo de Solicitação” seja relativo à “Área de Esgoto”, e a “Quadra” esteja preenchida; então o sistema irá obter a “Divisão de Esgoto” e desabilitar o campo.
Divisão de Esgoto
Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, a “Divisão de Esgoto” que será responsável pela ocorrência.
Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.
O sistema irá verificar se a “Divisão de Esgoto” informada está compatível com a “Localidade”, o “Setor Comercial” e a “Quadra”.
Caso a “Especificação” não esteja associada a uma “Unidade Organizacional” e, caso o “Tipo de Solicitação” seja relativo a “Área de Esgoto”; então a “Unidade de Destino” será definida a partir da “Divisão de Esgoto” informada.
- Caso a “Unidade Destino” definida esteja vinculada a uma unidade centralizadora, então a “Unidade Destino” será definida a partir da unidade centralizadora.
Unidade Atual
O sistema apresenta o código e a descrição da “Unidade Organizacional” onde se encontra o “Registro de Atendimento” e não permite que seja alterada.
Para alterar a unidade atual do “Registro de Atendimento”, você deve ir para a opção “Tramitar Registro de Atendimento”.
Local da Ocorrência
Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o local da ocorrência.
Este campo é opcional.
Você poderá selecionar entre as seguintes opções: Rua, Calçada, Jardim, …
Pavimento da Rua
Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o tipo de pavimentação da rua onde está localizada a ocorrência.
Este campo será obrigatório, caso a “Especificação” informada na aba “Dados Gerais” exija a informação do “Pavimento da Rua”, ou o campo “Local de Ocorrência” esteja selecionado com a opção “RUA”.
Caso contrário será opcional.
Pavimento da Calçada
Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o tipo de pavimentação da calçada onde está localizada a ocorrência.
Este campo será obrigatório, caso a “Especificação” informada na aba “Dados Gerais” exija a informação do “Pavimento da Calçada”, ou o campo “Local de Ocorrência” esteja selecionado com a opção “CALÇADA”.
Caso contrário será opcional.
Descrição do Local da Ocorrência
Caso esteja habilitado, informe a descrição do local a ocorrência.
Entretanto, o “Registro de Atendimento” ficará bloqueado, até que seja informado o “Endereço da Ocorrência”.
Caso a “Descrição do Local da Ocorrência” seja informada, então os campos da “Identificação do Local da Ocorrência” ficarão com conteúdo nulo e desabilitados.
Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho (*). |
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Tela de Sucesso:
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo “Atualizar Registro de Atendimento”.
O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do “Registro de Atendimento” tiver sido realizada com sucesso.
- “Registro de Atendimento de código (código do Registro de Atendimento) atualizado com sucesso.”
O sistema apresentará três opções após a atualização do “Registro de Atendimento”. Escolha a opção desejada clicando em algum dos “hyperlinks” existentes na tela de sucesso:
- Menu Principal –> Para voltar à tela principal do sistema.
- Atualizar outro Registro de Atendimento –> Para efetuar a atualização de outro “Registro de Atendimento”. Será acionada a tela “Filtrar Registro de Atendimento”.
- Voltar –> Para voltar para a tela “Consultar Registro de Atendimento”, posicionada com os dados do “Registro de Atendimento” recentemente atualizado.