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Atualizar Registro de Atendimento - Aba Local de Ocorrência

Esta opção do sistema faz parte do processo “Manter Registro de Atendimento” e permite a alteração dos dados de um “Registro de Atendimento”.

O sistema apresenta os campos do “Registro de Atendimento” preenchidos com as informações existentes no banco de dados.

Após efetuar as alterações desejadas, clique no botão para solicitar ao sistema a efetivação da alteração na base de dados.

Em função da quantidade de informações existentes para o “Registro de Atendimento”, a tela foi dividida em abas:

  • Dados Gerais: Para que você informe os dados gerais do atendimento.
  • Local da Ocorrência: Para que você informe os dados do local da ocorrência do “Registro de Atendimento”.
  • Solicitante: Para que você informe os dados do solicitante do atendimento.
  • Anexos: Para anexar um ou vários arquivos ao Registro de Atendimento.

Para acessar as abas, clique nos links abaixo:

As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.

Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba.

Agora nós vamos ver a ajuda para a aba “Local de Ocorrência”.

Foram realizados os seguintes ajustes no “Inserir Registro de Atendimento”, aba “Local Ocorrência”:

Caso o “Incluir Coordenadas do PROGIS no RA”, associada ao tipo de especificação, estiver com a opção “SIM”, será obrigatorio adicionar as coordenadas através do PROGIS (preencher os campos “Coordenada Norte” e “Coordenada Leste”).

Caso o usuário tente passar para a próxima aba, sem ter adicionado as coordenadas, será apresentada a seguinte mensagem de crítica: “Informe as Coordenadas para o Endereço da Ocorrência”.

A alteração que incluiu o atributo “Incluir Coordenadas do ProGIS no RA” para a localidade é combinada com o novo tipo de especificação do registro de atendimento, ou seja, o usuário terá que, obrigatoriamente, adicionar as coordenadas através do PROGIS (preencher os atributos “Coordenada Norte” e “Coordenada Leste”), quando os dois atributos (da localidade e do tipo de especificação), estiverem com o valor “SIM”.

Preenchimento dos campos

Na aba “Local de Ocorrência”, você deve informar os dados do local de ocorrência do atendimento.

Existem duas formas para informar o “Local de Ocorrência”:

  • (a) Identificar o Local de Ocorrência;
  • (b) Descrever o Local de Ocorrência.

Você deve escolher uma delas para informar o “Local da Ocorrência”. Dependendo da “Especificação” informada na aba “Dados Gerais”, o sistema irá exigir que você utilize uma das formas de identificação do “Local da Ocorrência”.

O sistema fará um conjunto de validações sobre os campos da aba, antes de “Concluir”, ou de passar para a próxima aba:

  • O sistema verificará se já existem “Registros de Atendimento”, com a mesma “Especificação”, abertos para o “Local de Ocorrência” informado.
    • A “Especificação” não deve ser relativa à “Falta de Água”.
    • Caso exista, o sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará um botão para encerrar, por duplicidade, o “Registro de Atendimento” que está sendo atualizado.
      • Caso você opte por encerrar o “Registro de Atendimento”, então o sistema acionará a opção “Encerrar Registro de Atendimento”, passando o “Registro de Atendimento” e o motivo do encerramento, como parâmetros.
    • Caso exista, o sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará um botão para você consultar os Registros de Atendimento pendentes para o “Local de Ocorrência”.
      • Ao clicar no botão, o sistema exibirá os “Registros de Atendimento” do “Local de Ocorrência” com as seguintes informações:
        • Dados comuns aos “Registros de Atendimento”
          • Tipo de Solicitação
          • Especificação
          • Endereço da Ocorrência
        • Dados do “Registro de Atendimento”
          • Número do RA
          • Complemento do Endereço
          • Ponto de Referência
          • Data e Hora do Atendimento
      • O sistema disponibilizará as seguintes opções para você:
        • Encerrar o “Registro de Atendimento” por duplicidade
          • Clique aqui para ver a ajuda para a opção Encerrar Registro de Atendimento
        • Consultar os Dados de um Registro de Atendimento.
          • Clique aqui para ver um exemplo da tela que será apresentada ao optar pela consulta.
  • Caso você esteja atualizando um “Registro de Atendimento” de “Falta de Água”, então o sistema verificará a programação de abastecimento e manutenção para a “Área de Bairro” informada.
    • O sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará um botão para você consultar a “Programação de Abastecimento”, na “Data do Atendimento”, para a “Área do Bairro” informada.
  • Caso você esteja atualizando um “Registro de Atendimento” de “Falta de Água Generalizada”, então o sistema verificará se já existe “Registro de Atendimento” de “Falta de Água Generalizada”, em aberto, para a “Área de Bairro” informada.
    • O sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará um botão para você encerrar, por duplicidade, o “Registro de Atendimento” que está sendo atualizado.◦Caso você opte por encerrar o “Registro de Atendimento” de “Falta de Água” generalizada, então o sistema acionará a opção “Encerrar Registro de Atendimento”, passando o “Registro de Atendimento” e o motivo do encerramento, como parâmetros.
  • Caso você esteja atualizando um “Registro de Atendimento” de “Falta de Água no Imóvel”, então o sistema verificará:
    • ◦Se já existe “Registro de Atendimento” de “Falta de Água” generalizada, em aberto, para a “Área de Bairro” informada.
  • O sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará um botão para você encerrar, por duplicidade, o “Registro de Atendimento” que está sendo atualizado.
  • Caso você opte por encerrar o “Registro de Atendimento” de “Falta de Água” generalizada, então o sistema acionará a opção “Encerrar Registro de Atendimento”, passando o “Registro de Atendimento” e o motivo do encerramento, como parâmetros.
  • Se já existe “Registro de Atendimento” de “Falta de Água” no imóvel, em aberto, para a “Área de Bairro” informada.
    • O sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará duas opções para você
      • O botão para você “Consultar os Registros de Atendimento de Falta de Água no Imóvel, abertos para Área de Bairro”
      • O botão para você abrir um “Registro de Atendimento” de “Falta de Água” generalizada.
      • Neste caso, o sistema reiniciará a funcionalidade “Inserir Registro de Atendimento”, com os campos do “Tipo da Solicitação” e da “Especificação” pré-determinados.

Veja, abaixo, as instruções para o preenchimento dos campos desta aba.

Campo Preenchimento do Campo
Matrícula do Imóvel(*)

Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela:

◦Inscrição do Imóvel; ◦Endereço da Ocorrência; ◦Município, caso o “Tipo de Solicitação” seja relativo à “Falta de Água”; ◦Bairro, caso o “Tipo de Solicitação” seja relativo à “Falta de Água”; ◦Localidade; ◦Setor Comercial; ◦Quadra; ◦Divisão de Esgoto; ◦Pavimento de Rua; ◦Pavimento da Calçada; ◦Aba “Solicitante”◦Código e Nome do Cliente ◦Endereço do Solicitante ◦Fones do Solicitante

Este campo será obrigatório, caso a “Especificação” do “Tipo de Solicitação” exiga a “Matrícula do Imóvel”. Caso contrário, será opcional.

◦Caso a “Matrícula do Imóvel” seja obrigatória e o endereço do imóvel seja descritivo; então o sistema:◦Atualizará a “Descrição do Local da Ocorrência” com o “Endereço Descritivo do Imóvel”; ◦Desabilitará os “Dados da Identificação do Local da Ocorrência”; ◦Habilitará o campo “Descrição do Local da Ocorrência” ◦Exibirá uma mensagem de advertência informando que o “Registro de Atendimento” ficará bloqueado até que seja informado um logradouro para o imóvel

Caso exista “Registro de Atendimento” pendente para o imóvel com a mesma “Especificação” do “Tipo de solicitação” informada na aba “Dados Gerais”; então o sistema exibirá uma mensagem informando esta ocorrência.

◦Você poderá consultar os “Registros de Atendimento” pendentes, clicando no botão RAsPendentes.jpg. Você poderá, também, consultar os débitos associados ao imóvel, clicando no botão consultarDebitos.jpg. Caso a “Especificação” do “Tipo de Solicitação” exiga uma situação específica para o imóvel; então o sistema fará a verificação, e, caso exista divergência, apresentará a mensagem de erro correspondente.

Veja na tabela abaixo, o comportamento dos demais campos, em função da “Matrícula do Imóvel”

Campo

Matrícula do Imóvel Informada

Matrícula do Imóvel Não Informada

Endereço da Ocorrência Caso a Matrícula seja obrigatória –> Desabilitado Caso contrário –> Habilitado Habilitado Município e Bairro Caso o “Tipo de Solicitação” seja relativo à “Falta de Água”, ou o endereço do imóvel não seja descritivo –> Desabilitado Caso Contrário –> Habilitado Mantém os campos no estado em que se encontram Localidade Setor Comercial Quadra Desabilitado Habilitado Divisão de Esgoto Desabilitado Mantém o campo no estado em que se encontram Pavimento da Rua Pavimento da Calçada Caso exista a informação do “Pavimento” e a “Matrícula do Imóvel” seja obrigatória –> Desabilitado Caso Contrário –> Habilitado Habilitado Descrição do Local da Ocorrência Desabilitado Habilitado Cliente (Aba Solicitante) Habilitado Habilitado

Para limpar os campos relacionados à matrícula do imóvel, clique no botão “Limpar Campo” limparcampo.gif.

Endereço da Ocorrência

Este campo será obrigatório, caso o botão adicionar.jpg esteja habilitado e o campo “Área do Bairro” desabilitado.

Veja, abaixo, os procedimentos para “Inserir”, “Atualizar” e “Remover” o endereço, caso o campo esteja habilitado.

◦Para inserir um endereço clique no botão adicionar.jpg, que será aberta a tela “Informar Endereço”, para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, …).◦Após informar os dados do endereço, clique no botão “Inserir” para voltar à aba “Local da Ocorrência” com o endereço informado. ◦Caso deseje fechar a tela “Informar Endereço”, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão “Fechar”.

◦Para atualizar as informações de um endereço, clique sobre o link existente na descrição do endereço, que será aberta a tela “Atualizar Endereço”, para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro, …).◦Após a atualização do endereço, clique no botão “Atualizar” para voltar à aba “Local da Ocorrência” com as informações atualizadas. ◦Caso deseje fechar a tela “Atualizar Endereço”, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão “Fechar”.

◦Para remover um endereço, clique no botão “Remover” removerTabela.jpg, que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.◦Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. ◦Clique no botão “Cancelar” para desistir da remoção, ou no botão “OK” para confirmar a remoção do endereço. ◦Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba “Local da Ocorrência” sem efetuar nenhuma modificação na tabela. ◦Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba “Local da Ocorrência”, efetuando a remoção do endereço na tabela.

Referência

Caso seja necessário, informe a descrição de um ponto de referência para localização da ocorrência.

Coordenada Norte

Este campo é bloqueado para entrada manual de coordenada UTM X para que seja realizado o georreferenciamento do imóvel. Os casos em que a coordenada UTM X é obrigatória, a carga será feita através do PROGIS. Este campo permite a digitação de até 12 (doze) caracteres nas casas decimais.

Coordenada Leste

Este campo é bloqueado para entrada manual de coordenada UTM Y para que seja realizado o georreferenciamento do imóvel. Os casos em que a coordenada UTM Y é obrigatória, a carga será feita através do PROGIS. Este campo permite a digitação de até 12 (doze) caracteres nas casas decimais.

Município

Informe o código de um “Município” e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” pesquisa.gif, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa de “Municípios” no cadastro.

Após a informação do código do “Município”, ou da seleção de um “Município” na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do “Município” no campo correspondente.

Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.

Para limpar o campo, clique no botão limparcampo.gif.

Bairro

Informe o código de um “Bairro” e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” pesquisa.gif, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa de “Bairros” no cadastro.

Após a informação do código do “Bairro”, ou da seleção do “Bairro” na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do “Bairro” no campo correspondente.

Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.

Para informar o “Bairro” é obrigatório que o campo do “Município” já tenha sido informado anteriormente.

Para limpar o campo, clique no botão limparcampo.gif.

Área do Bairro

Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, a “Área do Bairro” da ocorrência do “Registro de Atendimento”.

Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.

Para selecionar a “Área do Bairro” é obrigatório que os campos de “Município” e “Bairro” já tenham sido informados anteriormente.

Localidade

Informe o código de uma localidade, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” pesquisa.gif, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa das localidades cadastradas.

Após a informação do código de uma localidade, ou da seleção de uma localidade na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome da localidade no campo correspondente.

Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.

Caso a “Especificação” não esteja associada a uma “Unidade Organizacional” e, caso o “Tipo de Solicitação” não seja relativo a “Área de Esgoto”; então a “Unidade de Destino” será definida a partir da “Localidade” informada.

◦Caso a “Unidade Destino” definida esteja vinculada a uma unidade centralizadora, então a “Unidade Destino” será definida a partir da unidade centralizadora. Para limpar o campo, clique no botão limparcampo.gif.

◦Ao limpar o campo “Localidade”, os campos “Setor Comercial” e “Quadra”, também, serão limpos.

Setor Comercial

O setor comercial só deverá ser informado, após a localidade já ter sido informada.

Informe o código do setor comercial, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” pesquisa.gif, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa dos setores comerciais cadastrados para a localidade informada.

Após a informação do código de um setor comercial, ou da seleção de um setor comercial na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do setor comercial no campo correspondente.

Para limpar o campo, clique no botão limparcampo.gif.

◦Ao limpar o campo “Setor Comercial”, o campo “Quadra”, também, será limpo.

Quadra

Informe o código da quadra onde está localizada a ocorrência.

Caso o “Tipo de Solicitação” seja relativo à “Área de Esgoto”, e a “Quadra” esteja preenchida; então o sistema irá obter a “Divisão de Esgoto” e desabilitar o campo.

Divisão de Esgoto

Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, a “Divisão de Esgoto” que será responsável pela ocorrência.

Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.

O sistema irá verificar se a “Divisão de Esgoto” informada está compatível com a “Localidade”, o “Setor Comercial” e a “Quadra”.

Caso a “Especificação” não esteja associada a uma “Unidade Organizacional” e, caso o “Tipo de Solicitação” seja relativo a “Área de Esgoto”; então a “Unidade de Destino” será definida a partir da “Divisão de Esgoto” informada.

◦Caso a “Unidade Destino” definida esteja vinculada a uma unidade centralizadora, então a “Unidade Destino” será definida a partir da unidade centralizadora.

Unidade Atual

O sistema apresenta o código e a descrição da “Unidade Organizacional” onde se encontra o “Registro de Atendimento” e não permite que seja alterada.

Para alterar a unidade atual do “Registro de Atendimento”, você deve ir para a opção “Tramitar Registro de Atendimento”.

Local da Ocorrência

Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o local da ocorrência.

Este campo é opcional.

Você poderá selecionar entre as seguintes opções: Rua, Calçada, Jardim, …

Pavimento da Rua

Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o tipo de pavimentação da rua onde está localizada a ocorrência.

Este campo será obrigatório, caso a “Especificação” informada na aba “Dados Gerais” exiga a informação do “Pavimento da Rua”, ou o campo “Local de Ocorrência” esteja selecionado com a opção “RUA”.

Caso contrário será opcional.

Pavimento da Calçada

Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o tipo de pavimentação da calçada onde está localizada a ocorrência.

Este campo será obrigatório, caso a “Especificação” informada na aba “Dados Gerais” exiga a informação do “Pavimento da Calçada”, ou o campo “Local de Ocorrência” esteja selecionado com a opção “CALÇADA”.

Caso contrário será opcional.

Descrição do Local da Ocorrência

Caso esteja habilitado, informe a descrição do local a ocorrência.

Entretanto, o “Registro de Atendimento” ficará bloqueado, até que seja informado o “Endereço da Ocorrência”.

Caso a “Descrição do Local da Ocorrência” seja informada, então os campos da “Identificação do Local da Ocorrência” ficarão com conteúdo nulo e desabilitados.

Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho (*).

Tela de Sucesso:

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão concluir.jpg, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo “Atualizar Registro de Atendimento”.

O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do “Registro de Atendimento” tiver sido realizada com sucesso.

◦“Registro de Atendimento de código (código do Registro de Atendimento) atualizado com sucesso.” O sistema apresentará três opções após a atualização do “Registro de Atendimento”. Escolha a opção desejada clicando em algum dos “hyperlinks” existentes na tela de sucesso:

◦Menu Principal –> Para voltar à tela principal do sistema. ◦Atualizar outro Registro de Atendimento –> Para efetuar a atualização de outro “Registro de Atendimento”. Será acionada a tela “Filtrar Registro de Atendimento”. ◦Voltar –> Para voltar para a tela “Consultar Registro de Atendimento”, posicionada com os dados do “Registro de Atendimento” recentemente atualizado.

atualizar_registro_de_atendimento-aba_local_de_ocorrencia.1396559929.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)