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Atualizar Cliente
Esta tela faz parte do processo “Manter Clientes”, e permite que você atualize as informações do cliente.
O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente.
O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados.
Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração.
Se você selecionou o cliente errado, então deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.
Se você selecionou o cliente correto, então efetue as alterações que desejar, e clique no botão , para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em quatro abas:
- Nome e Tipo: Para identificação do cliente
- Pessoa: Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica)
- Endereço: Para informar os endereços do cliente
- Telefone: Para informar os telefones do cliente
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba.
Agora nós vamos ver a ajuda para a aba “Nome e Tipo”.
Foi ajustada a funcionalidade do Sistema para que seja possível informar a descrição do nome de cliente com 100 (cem) caracteres, para retirar a limitação da informação de nomes com menos de 10 (dez) caracteres e, ainda, para permitir caracteres especiais no nome.
O controle de nomes com menos de 10 (dez) caracteres não foi alterado no sistema já que esse controle está parametrizado, no indicador “Incluir Nome de Cliente com menos de 10 posições:” (“GSAN > CADASTRO > SISTEMA PARAMETRO > INFORMAR PARAMETRO DO SISTEMA”), como também existe uma permissão especial de nome “INSERIR NOMES COM MENOS DE 10 CARACTERES”, que pode ser dada a usuários específicos.
Por solicitação da CAEMA, o sistema fará restrição ao uso de caracteres especiais nos nomes dos clientes, tanto na funcionalidade “Inserir Cliente” quanto na tela “Atualizar Cliente”, a qual é chamada pela funcionalidade “Manter Cliente”.
Os Caracteres permitidos serão apenas: Letras do alfabeto de “A” a “Z”. Algarismos de “0” a “9”.
Foi criado um novo campo na tela para suportar 100 (cem) caracteres, retirando a validação de caracteres especiais, com exceção de acentuação que continuará não sendo permitida.
Foi ajustada a funcionalidade “Manter Cliente” para tratar a nova permissão especial “EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL”, de modo a permitir nova consulta à Base da Receita Federal para um CPF que já tenha sido objeto de consulta anterior. Para tanto, serão realizados os seguintes procedimentos no GSAN:
- Será habilitado o novo botão
, caso o usuário tenha a permissão especial “EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, será excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro.