Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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ajuda:telefone

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ajuda:telefone [09/10/2017 19:12]
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tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]] [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]]
-====== Aba Telefone ​======+====== Aba Contatos ​======
 <​columns>​ <​columns>​
 Esta tela faz parte do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ e permite que você atualize as informações do cliente. Em função da quantidade de informações a serem cadastradas,​ a tela foi dividida em quatro abas: Esta tela faz parte do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ e permite que você atualize as informações do cliente. Em função da quantidade de informações a serem cadastradas,​ a tela foi dividida em quatro abas:
Linha 6: Linha 6:
  
 <​columns>​ <​columns>​
-  ​**[[:​ajuda:​Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente. +  ​**[[:​ajuda:​Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente. 
-  ​**[[:​ajuda:​Pessoa]]**:​ Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica). +  ​**[[:​ajuda:​Pessoa]]**:​ Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica). 
-  ​**[[:​ajuda:​Endereço]]**:​ Para informar os endereços do cliente. +  ​**[[:​ajuda:​Endereço]]**:​ Para informar os endereços do cliente. 
-  ​**[[:​ajuda:​Telefone]]**:​ Para informar os telefones do cliente.+  ​**[[:​ajuda:​Telefone]]**:​ Para informar os telefones/​emails ​do cliente. 
 +</​columns>​ 
 +\\
  
 +<​columns>​
 O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, retorne à tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto. O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, retorne à tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.
 +
 +
 +Para a **CAERN**, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //​Pendente//,​ e que esteja associado ao cliente selecionado na **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o **[[=ajuda:​encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimento,​ concluindo a solicitação. Porém, caso você **tenha** //​Permissão Especial// não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você **não tenha** //​Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Não existe RA que permita manutenção para o cliente//.
 +
  
 O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Efetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​concluir_1509.jpg?​nolink|}},​ para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Efetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​concluir_1509.jpg?​nolink|}},​ para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:0310_telefone.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:manter_cliente_3.png?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
 +\\
  
 <​columns>​ <​columns>​
Linha 25: Linha 34:
 Após clicar no botão, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. Clique no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​b_cancelar_.jpg?​nolink|}} para desistir da remoção, ou no botão **OK** para confirmar a remoção do telefone. Após clicar no botão, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. Clique no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​b_cancelar_.jpg?​nolink|}} para desistir da remoção, ou no botão **OK** para confirmar a remoção do telefone.
  
-  ​Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba de telefone sem efetuar nenhuma modificação na tabela. +  ​Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba de telefone sem efetuar nenhuma modificação na tabela. 
-  ​Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba de telefone efetuando a remoção do telefone na tabela.+  ​Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba de telefone efetuando a remoção do telefone na tabela. 
 +\\
  
 O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número. O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número.
Linha 36: Linha 46:
 Todos os telefones informados serão apresentados na tabela **Telefone(s) do Cliente**. Todos os telefones informados serão apresentados na tabela **Telefone(s) do Cliente**.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
Linha 43: Linha 54:
 Para inserir um telefone você deve preencher os dados do telefone a ser inserido, e clicar no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}. Para inserir um telefone você deve preencher os dados do telefone a ser inserido, e clicar no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}.
  
-  ​Caso não exista nenhum erro no cadastramento das informações do telefone, o sistema adiciona o telefone na tabela **Telefone(s) do Cliente**. +  ​Caso não exista nenhum erro no cadastramento das informações do telefone, o sistema adiciona o telefone na tabela **Telefone(s) do Cliente**. 
-  ​Caso exista algum erro no cadastro das informações do telefone, o sistema apresenta a mensagem de crítica correspondente.+  ​Caso exista algum erro no cadastro das informações do telefone, o sistema apresenta a mensagem de crítica correspondente.
  
 Veja, na lista apresentada na tabela abaixo, as informações necessárias para o cadastramento de um telefone: Veja, na lista apresentada na tabela abaixo, as informações necessárias para o cadastramento de um telefone:
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ^Campo^Descrição do Preenchimento^ ^Campo^Descrição do Preenchimento^
Linha 57: Linha 69:
 |**Nome do Contato**|Informe por extenso o nome do contato vinculado ao número do telefone.| |**Nome do Contato**|Informe por extenso o nome do contato vinculado ao número do telefone.|
  
 +\\
  
 ==== Telefone Principal ==== ==== Telefone Principal ====
  
 Na coluna **Principal**,​ existente na tabela **Telefone(s) do Cliente**, você deve informar qual é o telefone principal do cliente. Na coluna **Principal**,​ existente na tabela **Telefone(s) do Cliente**, você deve informar qual é o telefone principal do cliente.
 +\\
  
 ==== Considerações Finais Sobre o Cadastramento de Telefones ==== ==== Considerações Finais Sobre o Cadastramento de Telefones ====
Linha 79: Linha 93:
 O sistema apresenta três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: O sistema apresenta três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
  
-  ​Menu Principal --> Para voltar à tela principal do sistema. +  ​Menu Principal --> Para voltar à tela principal do sistema. 
-  ​Realizar outra manutenção de cliente --> Para efetuar a atualização de um outro cliente.+  ​Realizar outra manutenção de cliente --> Para efetuar a atualização de um outro cliente.
 \\  \\ 
  
 ====== Funcionalidade dos Botões ====== ====== Funcionalidade dos Botões ======
 +<​columns>​
 As telas do tipo aba apresentam dois tipos de botões, que estão separados por uma linha horizontal no final das telas. Os botões que estão acima da linha horizontal, estão relacionados com a navegação entre as abas, e, os botões que estão abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas. As telas do tipo aba apresentam dois tipos de botões, que estão separados por uma linha horizontal no final das telas. Os botões que estão acima da linha horizontal, estão relacionados com a navegação entre as abas, e, os botões que estão abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas.
 +</​columns>​
  
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
Linha 98: Linha 113:
 |{{:​ajuda:​arrecadacao:​b_cancelar_.jpg?​nolink|}} |Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| |{{:​ajuda:​arrecadacao:​b_cancelar_.jpg?​nolink|}} |Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.|
 |{{:​ajuda:​cobranca:​b_voltar.jpg?​nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso será a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** ou a tela **[[:​ajuda:​Filtrar Cliente]]**.| |{{:​ajuda:​cobranca:​b_voltar.jpg?​nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso será a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** ou a tela **[[:​ajuda:​Filtrar Cliente]]**.|
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 ===== Referências ===== ===== Referências =====
ajuda/telefone.1507576350.txt.gz · Última modificação: 09/10/2017 19:12 por tadeu.sarmento